TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contexto empresariaçl

Por:   •  30/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

trabalho:

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        Desenvolvimento        

3        elementos de apoio ao texto        

3.1 GRÁFICO        

3.2 QUADRO        

4        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        

APÊNDICES        

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados        

ANEXOS        

ANEXO A – Título do anexo        



  1. INTRODUÇÃO

As teorias e conceitos demonstrados no desenvolvimento formam um contexto empresarial, onde se comenta todo o planejamento dentro das grandes empresas, para que garantam o crescimento e a lucratividade.


  1. DESENVOLVIMENTO

As funções administrativas estão incluídas nesse contexto empresarial, elas são divididas em uma hierarquia, quanto maior a posição nessa hierarquia, maior será a responsabilidade administrativa perante a entidade. O ato de administrar para Fayol, um dos principais gestores da administração, é subdivido em planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.              Mas desde Fayol, a administração nas empresas se adaptou aos tempos modernos, e o que dava lugar a produção em série de Taylor, e as peças intercambia lizáveis de Ford, transformou-se em um perfil correto, com experiência e boa formação para cada cargo.  

Patrimônio é um conjunto de bens pertencente a uma empresa, ou a uma pessoa; disse Marion, mas também há outras definições de diferentes autores, como Ricardo Ferreira, onde o patrimônio não é só o conjunto de bens, e sim também os direitos e as obrigações de uma pessoa, física ou jurídica. Há várias definições sobre o mesmo tema, e que não se diferem muito, só complementam algo a mais, como a de Valdeci Medeiros, onde patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculadas a uma entidade num determinado momento, susceptíveis de avaliação econômica.

O capital de uma empresa pode ter origens diferentes, as mais utilizadas são financiamentos, empréstimos e recursos dos sócios. O ideal para toda empresa, que está investindo em um novo negócio, seria optar por começar com um capital próprio, assim os riscos de acabar se endividando com financiamentos, empréstimos e com sócios que esperam receber todo mês, será menor, já que com capital próprio, começa-se sem dívidas, e todo o lucro obtido volta para o próprio empreendedor.  

Os benefícios da análise de mercado para uma empresa são vários, cada empreendedor precisa saber quem são seus clientes, e como devem oferecer seus serviços a eles. Os lucros surgem em a curto, ou longo prazo, e deixam a marca do produto ou o serviço oferecido, sempre um passo a frente da concorrência.

Demanda, oferta e equilíbrio de mercado, podem ser facilmente confundidos, porém tem significados totalmente opostos; atualmente são muito utilizados para que as empresas consigam bater a sua meta de vendas, e para que o consumidor consiga realizar os seus desejos de compra, com um preço mais acessível. Demanda é a quantidade de um produto ou serviço que os consumidores desejam adquirir, quando há queda nos preços, a demanda aumenta em relação aos concorrentes, e os clientes compram cada vez mais, já que a oferta é melhor. Oferta é a quantidade de um determinado produto ou serviço que se deseja vender em determinado tempo; muitas vezes os produtos e serviços não baixam de preço, porque os recursos e serviços que necessitam ser utilizados para fabricar o produto ou exercer o serviço, não tem queda de preço. O equilíbrio de mercado ocorre quando a demanda é igual à oferta, ou seja, quando os produtos e serviços a serem comercializados são iguais ao número de pessoas que desejam pagar por eles.

As estruturas de mercado podem ser condicionadas por três variáveis, sendo elas, número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto; existência de barreiras à entrada de novas empresas. As formas de mercados, segundo essas características, são concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio. Uma estrutura de mercado monopolista deve ser a única a vender esse produto ou serviço, naquela determinada região, e que não tenha produtos próximos que possam substituí-los, e nem chances de que haja uma nova entrada de firmas concorrentes naquele local. A concorrência imperfeita é uma estrutura de mercado, onde se tem muitas empresas produzindo o mesmo bem ou serviço, com muitos substitutos próximos; e com muitas empresas com certo poder sobre os preços, e com produtos diferenciados, onde consumidor tem muitas opções de escolha.  Oligopólio é uma estrutura de mercado que pode ser definida em oligopólio concentrado; que tem pequeno número de empresas em um mesmo setor; e oligopólio competitivo, com pequeno número de empresas que domina um setor com muitas empresas. Devido à existência de empresas dominantes, no oligopólio concentrado, elas têm o poder de fixar preços de venda altos, em que os consumidores não têm poder de reação diante dessa alta dos preços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (163.2 Kb)   docx (136.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com