TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNOSTICO DE UMA EMPRESA

Por:   •  5/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.883 Palavras (20 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

Cruzeiro Do Sul-2015

Trabalho  apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral no curso de Administração de empresas no 8 período.

[pic 7]

[pic 8][pic 9]



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta um diagnostico de uma empresa da região no ramo de alimentação, além disso abordaremos  a importância do sistema de informação em uma empresa no ramos de varejo, e como o administrador pode utilizar-se dessa importante ferramenta para melhorar cada vez mais a qualidade no atendimento com relação aos clientes e como pode ser feito para que haja um controle de estoque utilizando o sistema de informação. O mesmo visa simular as decisões e ações pertinentes a uma empresa.


  1. DESENVOLVIMENTO

PRIMEIRO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E GESTÃO DE NEGÓCIOS

Planejamento estratégico: O Planejamento é um processo gerencial que se refere à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Onde deve obedecer as seguintes etapas ao implementar na empresa.

A referida empresa apresenta as seguintes variáveis:

- demográficas: há um grande números de pessoas que frequentam a empresa e são clientes fieis da mesma.

- Tecnológicas: As tecnologias são essenciais e favorecem o sucesso da empresa e aumenta a produtividade.

- Culturais: A mesma se preocupa com a vida social das pessoas e com sua auto-estima.

- Variáveis político-legais, visa alcançar o sucesso da empresa;

- Ecológicas: visa o progresso e produtividade sem afetar o bem-estar ou a natureza.

- Clientes: estes são essenciais e são o alvo da empresa.

- Fornecedores: visa uma parceria de responsabilidades.

- Concorrentes: são uma forma de incentiva a empresa a buscar sempre a melhorar.

Assim,  as oportunidades da empresa é se consolidar em uma empresa de grande sucesso e renome na cidade. No entanto as ameaças do setor, refere-se ao grande aumento de impostos e encargos que dificulta o rendimento da empresa.

SEGUNDO DESAFIO: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

As informações para a empresa em estudo são referente as tendências do mercado, os  preços e juros dos produtos, as empresas que competem no mesmo ramo, oportunidades de investimento para a empresa, dentre outras. Essas informações são coletadas principalmente pela internet e demais meios de comunicação.

As informações que a empresa não tem acesso são dos lucros dos demais ramos dos negócios. A mesma  tem um sistema de informação voltada para a venda de produtos. As principais características desse sistema é agilizar as informações sobre o produto, vendas e facilita o processo de venda, traz agilidade para a empresa e maior segurança nos negócios.


3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

        

Portanto a realização deste trabalho foi de grande relevância em nossa formação profissional, permitindo-nos articular os conhecimentos teóricos a realidade prática das empresas.  

Através do diagnóstico foi possível se identificar onde a empresa possui dificuldades de sugerimos algumas mudanças ao gestor, como por exemplo, uma forma de monitorar os resultados e compará-los com as demais empresas do setor, além disso, sugerimos a implantação de um sistema de informação para possibilitar um maior controle sobre o estoque da empresa.

        REFERENCIAS

NEVES, João Carvalho.  Avaliação de Empresas e Negócios. Edição/reimpressão: 2002. Páginas: 422. Editor: Mc Graw-Hill.

NOVAES, Antônio Galvão. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição – Estratégia, Operação e Avaliação. 3ª. Edição. Ed. Campus /Elsevier. Rio de Janeiro.

2007.

CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada – Supply Chain. 3ª. ED. ATLAS S.A. SÃO PAULO. 2006.

BALLOU, Ronald. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BAZOLI, Thiago Nunes e JANUZZI, Ulysses Amarildo. Administração de produção e logística. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

BOWERSOX, Donald J.; COOPER, M. Bixby; CLOSS, David J. Gestão logística da cadeia de suprimentos. Porto Alegre: Artmed, 2006.

BRUNETTA, Nádia e SCARAMUZZA, Bruno Cézar.  Plano de negócios e empreendedorismo.  São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

DAVIS, Mark M.; AQUILANO, Nicholas J.; CHASE, Richard B. Fundamentos da administração da produção. 3. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

DORNELAS, José Carlos A. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.


anexo : diagnóstico da empresa

1.1 Valores e diretrizes

A direção define valores e diretrizes para promover a cultura da qualidade e o atendimento às necessidades das partes interessadas – clientes, acionistas, fornecedores, comunidade (exemplos de valores: missão, visão, política da qualidade)?

1 A organização ainda não tem valores e diretrizes definidas. 0,0 - 2,0

2 A organização tem valores e diretrizes definidas, mas ainda não divulgados para as partes interessadas. 2,1 - 4,0

3 A organização tem valores e diretrizes definidas divulgadas para as partes interessadas, e assegura o entendimento pela força de trabalho. 4,1 - 6,0

4 Os valores e as diretrizes estão consolidados e divulgados para todas as partes interessadas, mas ainda não refinados. 6,1 - 8,0

5 Os valores e as diretrizes estão consolidados e divulgados para toas as partes interessadas e já foram refinados pelo menos uma vez. 8,1 - 10,0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (213.1 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com