TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL NO AMBIENTE DE VENDAS NA PRÁTICA DE MERCHANDISING

Por:   •  16/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.294 Palavras (14 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 14

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL

NO AMBIENTE DE VENDAS

NA PRÁTICA DE MERCHANDISING

(Uma análise da empresa Vonpar Refrescos S.A. na linha de refrigerantes).

Bruna Nicole Mandel

Daniélli Bonifácio

Daniele Passold Dias

Simone Vargas de Freitas

Professor Orientador: Luis Cesar Mondini

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnologo em Processo Gerenciais (EMD0594) – Prática Módulo IV

13/04/2017

1 TEMA/ASSUNTO

Este trabalho trata – se de um diagnóstico empresarial e uma análise no ambiente de vendas na prática de merchandising na empresa Vonpar Refrescos S.A de Blumenau SC. Escolhemos esta empresa, pois sabemos que é uma das maiores representantes de bebidas, por ser reconhecida mundialmente e por atender além das expectativas do mercado, através de seu merchandising e propaganda. A Vonpar é uma empresa conceituada em garantir os 4PS, que é primordial para uma empresa manter - se sólida no mercado.

2 JUSTIFICATIVA

A escolha pela empresa Vonpar Refrescos S.A foi por ser uma empresa muito conhecida em nossa região e por ter em seu portfólio a marca de refrigerante mais famosa: a Coca – Cola. A Vonpar é uma empresa conceituada, que se preocupa em proporcionar produtos com qualidade, gerando assim, confiança e respeito.

Vimos na Vonpar à oportunidade de estar aprendendo mais sobre a empesa, seus produtos, fabricação até a venda no mercado.

3 OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo específico:

Analisar se a empresa avaliada possui seu aspecto físico de acordo com seu público alvo;

Avaliar os fatores que influenciam nas vendas;

Identificar qual ferramenta utilizada pela empresa que conquista seus clientes.

4 TIPOLOGIA DA PRÁTICA

A tipologia da prática utilizada para o desenvolvimento do trabalho é a real. Tem como principal característica a aplicação dos temas fora dos encontros presenciais. Além disso, essa modalidade de Prática busca familiarizar os acadêmicos com o seu futuro ambiente profissional. Ela é desenvolvida em instituições, tais como: empresas, escolas e ONGs.

5 METODOLOGIA

A metodologia utilizada para o desenvolvimento deste estudo foi por meio de pesquisa bibliográfica e real. Foram utilizados arquivos de imagens fotográficas de pontos de vendas, a fim de identificar as ações de merchandising. Também foram realizados questionários e entrevistas, por e-mail, mensagens e ligações.

Nosso trabalho iniciou com a primeira entrevista que aconteceu no dia 03/03/2017, através de Messenger. O segundo contato foi no dia 04/03/2017 por Whatsapp, até a entrevista completa no dia 17/03/2017 finalizada por e-mail. Nosso entrevistado foi o Sr. Geovane Porfírio, promotor da empresa Vonpar Refrescos S.A da cidade de Blumenau SC, localizada na Rua Fritz Spernau – Itoupava Norte.

Senhor Geovane Porfírio trabalha há cinco anos na empresa como promotor de vendas, na entrevista pode-se observar que suas respostas têm como base seu dia – a – dia e experiências já vividas dentro da empresa. Vemos que a empresa Vonpar busca a cada dia pelo encantamento de seus clientes, assim como a satisfação.

No dia 20 de março de 2017 começamos nossa pesquisa em ambiente interno de um comércio local, indicado por Geovane para fazer as fotos dos layouts e gôndolas. Foi nos sugerido o supermercado Giassi por sua organização e melhor visualização dos produtos Vonpar.

6 INTRODUÇÃO

A Vonpar Refrescos S/A é uma empresa franqueada da Coca – Cola e atua como distribuidora da cervejaria holandesa Heineken, no sul do país. Criada em 1948 pela família Vontobel, a Vonpar é uma empresa gaúcha com origem na cidade de Santo Ângelo, que aos poucos se tornou líder nos mercados em que atua.

Atualmente a empresa conta com três fábricas, uma no município de Antônio Carlos, e duas no Rio Grande do Sul, sendo uma em Santo Ângelo e outra em Porto Alegre. Além disso, a empresa conta com cinco centros de distribuições, também no sul do país, sendo em Santa Catarina, Joinville, Blumenau e Chapecó, e dois no Rio Grande do Sul, em Farroupilha e Pelotas.

A Vonpar atua na distribuição de bebidas por todo o país, sendo líder no mercado no seu ramo de atuação. Entre as marcas que a empresa trabalha estão a Coca – Cola, Fanta, Bavária, Dell Vale, Kaiser e Heineken. A grande gama de produtos com que trabalha garante à empresa estabilidade financeira necessária para manter atuantes mais de cinco mil colaboradores espalhados pelo país.

Visão: Nossos produtos e serviços encantarão o mercado de bebidas.

Missão: Colocar ao alcance das pessoas a bebida que garante satisfação e prazer.

Valores: Os valores da Vonpar se classificam em:

Inquietação: Buscamos sempre o novo e o melhor;

Qualidade: Acreditamos que a qualidade é mais do que algo que provamos, vemos, medimos ou gerenciamos. A qualidade está presente em todas as nossas ações, englobando tudo o que fazemos.

Comprometimento: Dedicamos – nos com responsabilidade e entusiasmo, dando o melhor de nós.

Alegria: Trabalhamos com descontração, bom humor e harmonia.

Respeito às Pessoas: Tratamos todas as pessoas com dignidade, respeitando as diferenças individuais e culturais e reconhecemos os seus potenciais e realizações.

Integridade: Agimos com retidão e profissionalismo, gerando confiança e respeito (Vonpar, acessado em 18/02/2017).

7 MERCHANDISING

Merchandising é compreendido como o conjunto de esforços de comunicação realizados no ponto de vendas de produtos ou em locais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com