TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Comportamento Organizacional

Por:   •  2/5/2015  •  Abstract  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

Definição de CO

É uma ciência que estuda o comportamento humano através das atitudes e ações dos indivíduos, e grupos no ambiente das organizações. Visando alcançar o aumento da produtividade, diminuição do absenteísmo e da rotatividade e também promover a cidadania organizacional. Têm como finalidade a explicação, previsão e controle do comportamento humano. É um elemento cada vez mais importante na formação de um administrador, que visa a administração como um processo que inclui o estudo das pessoas, grupos e interações nas estruturas das organizações. Conceitos de psicologia, sociologia e administração (entre outras disciplinas) são englobados nesse estudo, que une diversas escolas de pensamento. Procura combinar o desenvolvimento técnico com o aprendizado natural. Umas das maiores preocupações é a satisfação do individuo com o seu trabalho, unida a eficiência e a eficácia.

Introdução

Vivemos num mundo que está em constante evolução tecnológica e isso afeta de maneira direta a maneira que cada indivíduo interage com o meio ao seu redor. O acesso à informação está cada vez mais fácil, sendo possível ficar praticamente 24 horas por dia conectado ao mundo através de tecnologias como a internet. Com tamanha quantidade de informação chegando o tempo todo é de se esperar que as pessoas mudassem sua maneira de agir e pensar.

Cabe ao gestor se preparar para saber como lidar com essas mudanças que influenciam diretamente a forma que as pessoas se comportam dentro das organizações.

Nas próximas páginas veremos alguns conceitos que estão interligados as organizações de todos os tipos e as ferramentas que um administrador possui (ou precisa possuir) para conduzir da melhor forma grupos e equipes de pessoas, que são indivíduos com diferentes formas de ver o mundo e que portanto precisam ser compreendidos de forma especial e atenta.

1. Comportamento Organizacional

A base do comportamento organizacional é o ser humano. É uma ciência que estuda o comportamento humano através das atitudes e ações dos indivíduos em grupos no ambiente das organizações, visando alcançar o aumento da produtividade, diminuição do absenteísmo e da rotatividade, e também promovendo a cidadania organizacional.

Esse estudo sobre o ser humano na empresa tem como finalidade:

• Procurar o porquê de alguns acontecimentos que ocasionam certos atos na empresa (explicação);

• Observar certos atos para prever como serão os resultados de determinados atos futuramente (Previsão);

• Controlar e direcionar o comportamento humano em buscar do bom trabalho para alcançar o objetivo. É algo bem difícil de trabalhar pelo fato do ser humano mudar o seu humor e suas atitudes constantemente (controle).

Procura combinar o desenvolvimento técnico com o aprendizado natural. Umas das maiores preocupações é a satisfação do indivíduo com o sue trabalho, unida a eficiência e a eficácia.

1.1 Comportamento Organizacional Por Stephen Robbins/Mary Coulter

Estuda a reação do grupo no trabalho, examinado o comportamento individual baseando-se nas contribuições psicológicas, e o comportamento grupal que está incluindo normas, papeis, formação de equipes e conflito.

Comportamento de um grupo de empregados não pode ser compreendido simplesmente através da soma das ações de cada indivíduo, já que, ao ser colocado em grupo, o comportamento daquele que se apresenta em grupo é diferente de quando estão agindo sozinho. Os impugnados de uma organização são tanto os indivíduos quanto os membros de grupos por isso precisaram estuda-los nos dois níveis.

Os principais objetivos do Comportamento Organizacional são a explicação, prevenção e controle dos indivíduos. Através da compreensão das atitudes, personalidade, percepção e aprendizado do empregado, se torna mais fácil prever, explicar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com