TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstração do valor adicionado

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.515 Palavras (11 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 11

SUMÁRIO

1. Resumo

4

1.1.  Abstract

4

2. Aspectos Legais

5

3. Apresentação da DVA

6

4. Objetivos da DVA

6

5. Componentes da DVA

7

5.1. Receitas

7

5.2. Insumos Adquiridos de Terceiros

8

5.3. Depreciação, Amortização e Exaustão

8

5.4. Valor Adicionado Recebido em Transferência

8

5.5. Distribuição de Riquezas

9

6. Modelos de Apresentação da Demonstração

10

6.1. Modelo I - Demonstração do Valor Adicionado para Empresas em Geral

10

6.2. Modelo II - Demonstração do Valor Adicionado - Instituições Financeiras Bancárias

12

6.3. Modelo III - Demonstração do Valor Adicionado Seguradoras

13

7. Referências Bibliográficas

14

  1. Resumo

A promulgação da Lei 11.638 / 07 trouxe consigo diversas modificações nas normas contábeis brasileiras, pois veio com o intuito de harmonizar o sistema contábil brasileiro com o sistema contábil internacional. Uma das novidades as quais esta tão importante lei nos trouxe, foi a inclusão da DVA – Demonstração do Valor Adicionado no rol de demonstrações a serem divulgadas ao final de cada período, junto das demais.        

Este trabalho tem o objetivo de mostrar um pouco da DVA, um demonstração relativamente nova para as empresas e esclarecer pontos de sua elaboração, visando, de forma simplificada, elencar seus principais aspectos.

Baseei-me fortemente no CPC 09 o qual trata exclusivamente desta demonstração para apresentar-lhe a DVA.

Palavras-chaves:  Demonstração do Valor Adicionado, CPC, Riquezas, Distribuição

1.1 Abstract

After the Law 11,638 / 07 promulgation, it was brought a lot of changes in brazilian accounting standards, because it came exacly to bring harmonization to the Brazilian stadards to the international accounting standards. One of the news of this important law, was the inclusion of value added statement, a demonstration in the list of the obliged demonstrations to be published in the end of each financial period among with the other demonstrations already known.

This work intents to demonstrate a little bit of DVA (brazilian short term), the reportvely new demonstration for all companies obligated to it, and enlight a few specifications of its composition and, by a simplyfied way, showing its principle aspects.

I based mainly on the research on CPC 09 which is dedicated to this demonstration.

Main Topics: Value Added Statement, CPC, wealth, distribution

2. Aspectos Legais

Em sua promulgação no ano de 1976 a Lei 6.404, em seu art. 176 o qual tratava das demonstrações financeiras obrigatórias as empresas elencava as quais deveriam ser obrigatórias para as empresas de capital aberto, a maioria delas nós conhecemos as elaboramos ao final de cada período contábil nas empresas.

Em 2007, ano o qual foi promulgada a lei 11.638 teve como objetivo alterar dispositivos legais relativos a elaboração e divulgação das demonstrações financeiras.

Art. 176. Ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

I - balanço patrimonial;

II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

III - demonstração do resultado do exercício; e

IV - demonstração das origens e aplicações de recursos.

IV – demonstração dos fluxos de caixa; e (Redação dada pela Lei nº 11.638,de 2007)

V – se companhia aberta, demonstração do valor adicionado. (Incluído pela Lei nº 11.638,de 2007)[1]

Portanto, a partir da vigência destas novas regras legais, as empresas deverão elaborar e demonstrar em conformidade com as orientações contábeis cabíveis em cada uma delas.

A DVA tem seus critérios de elaboração apresentados através do CPC 09 o qual é dedicado exclusivamente à Demonstração de Valor Adicionado e também o CPC 00, correlato ao IAS 1, que trata da estrutura para a preparação e elaboração das demonstrações contábeis. O Conselho Federal de Contabilidade, também estabeleceu regras para elaboração da demonstração e evidenciação das informações através da NBC TG 3.7.

Será demonstrado nos tópicos, de forma detalhada, informações desta demonstração que é, relativamente, nova para o mundo contábil brasileiro.

3. Apresentação da DVA

Elaborada pela forma de pessoa jurídica de sociedade por ações, a DVA assim como a maioria das demonstrações financeiras, deverá ser apresentada ao final de cada período contábil, com base nas demonstrações consolidadas e basear-se nos valores nelas apresentadas.

A apresentação deste demonstrativo é feita de três maneiras diferentes, a partir da especificidade da atividade que a empresa exerce.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (256.7 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com