TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINAS DE PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.874 Palavras (12 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE BELO HORIZONTE (MG) – UNIDADE 2

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

NOME DO ACADÊMICO (A) ARLETE LEAO DA CUNHA

RA 8523914278

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

TUTORA EaD ROBERTA MATINC CIRIBELLO CHAVES

CIDADE / ESTADO BELO HORIZONTE/ MG

2014

INTRODUÇÃO

Defina uma estrutura organizacional condizente com a atividade econômica da empresa (varejo de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos).[pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13][pic 14]

[pic 15][pic 16]

[pic 17]

[pic 18][pic 19]

[pic 20]

[pic 21][pic 22]

[pic 23]

[pic 24][pic 25]

[pic 26]

[pic 27][pic 28]

[pic 29]

[pic 30][pic 31]

[pic 32]

[pic 33][pic 34]

[pic 35]

Atualmente para montar uma empresa em qualquer seguimento é necessária a elaboração de um planejamento buscando tecer neste, todos os pontos fortes, que são aqueles que a pessoa é motivada a buscar, para que a empresa exista e trazer também as adversidades (pontos fracos) em que o mercado apresenta, as oscilações como alta das vendas, queda de preços, mercadorias danificadas ou estragadas, os custos, os ganhos possíveis e buscando também mantê-lo dentro dos conceitos da ética e de forma sustentável. Mas neste planejamento é necessário constar a estrutura organizacional que deve ser delineada de acordo com os objetivos, expectativas e estratégias estabelecidas pelo presidente.

 A Estrutura Organizacional como um todo é o elemento fundamental para que a empresa mantenha seus objetivos como visão, valores, ética, sustentabilidade dentre outros delineados na empresa e para que sirvam de direcionamento para o alcance das metas pretendidas.

Dentro desta Estrutura é necessário conter o desenho organizacional da Empresa, como foco o capital humano, quais são os departamentos, quais pré requisitos necessário para montagem das equipes que irão trabalhar nestes departamentos e se necessário, quais cursos de capacitação serão necessários para que todos possam desempenhem suas funções da melhor maneira possível, satisfeitos e integrados, pois o mercado exige cada vez mais pessoas capacitadas, competentes visando sempre o melhor para a empresa e também para ele.

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Você apresentará neste tópico a estrutura organizacional condizente com a atividade econômica da empresa.

Dentre os requisitos do desenho organizacional ele é dividido de quatro maneiras diferentes e a que mais se aplica ao mercado proposto seria o de mecanismo de coordenação, que entre as partes define, como a organização deve harmonizar e integrar seus diferentes departamentos em função da divisão do trabalho organizacional.

Enquanto a estrutura básica divide o trabalho e diferencia as partes, o mecanismo coordena e integra e dá consistência ao todo.

Como características do desenho organizacional este deve compatibilizar quatro características principais como:

Chiavenato - 2009

Diferenciação: Divisão do trabalho organizacional em departamentos ou subsistemas e em camadas de níveis hierárquicos.

Formalização: Refere-se à existência de regras e regulamentos para prescrever como, quando e por quem as tarefas serão executadas.

Centralização: Refere-se à localização e à distribuição da autoridade para tomar decisões.

Integração: Refere-se aos meios de coordenação e entrosamento entre as unidades da organização a fim de manter convergência de esforços.

A busca maior seria pela integração onde refere-se aos meios de coordenação e entrosamento entre as unidades da organização a fim de manter convergência de esforços.

A divisão do trabalho conduz a diferenciação dentro da Integração pode se usar a comissão de forças-tarefas. Estas comissões podem ser utilizadas para facilitar a integração de unidades da empresa.

O desenho organizacional da empresa pode ser departamentalizado que possui grandes  vantagens.

Permite agrupar pessoas capacitadas sob uma única chefia comum, e serve para discutirem as diferenças lógicas das funções seguindo o princípio da especialização; garante a utilização das habilidades técnicas do capital humano; economia utilizado integração do capital humano; Aglutinação do capital humano para uma atividades.

Existem também as desvantagens desta departamentalização que são enfoque introvertido, subjetivação, pressão, bitolamento de capital humano, conflitos de interesse e inadequação as mudanças dentro outras.

A estrutura departamentalizada necessita ser estudada antes de aplicada para que o foco da empresa não seja desviado.

2. PLANO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

        Neste tópico você deverá elaborar um plano de capacitação e desenvolvimento voltado para os diretores e gerentes da empresa. Este plano deve focar nos 4 itens apresentados no material de apoio (passo 2).

        Por exemplo: Como você planejará o desenvolvimento dos líderes? Como será feito? Qual é a ação para que isso ocorra? E assim por diante.

         Gerência significa supervisionar pessoas dentro dos padrões tradicionais. Com motivação, liderança e a comunicação a sua gerência será mais eficaz, produtiva.

         Existe três conceitos com comportamento importantes para administrar alcançar eficiência e eficácia junto as pessoas que é motivação humana, que é a disposição de alcançar um nível persistente e elevado de esforço na direção de metas organizacionais co- relacionadas com a capacidade do esforço, de satisfazer a necessidade individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (251.1 Kb)   docx (118.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com