TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO: Verificação de Aprendizagem

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIAS E TECNOLOGIAS

Nicoli Wu

ESTUDO DE CASO

Verificação de Aprendizagem

Osório

2017

  • Setor: Produtos de saúde

A partir a leitura do texto, demonstra-se claro os métodos de crescimento e as áreas focadas das empresas. A visão da empresa A é inovar cada vez mais em produtos melhores e diferentes, por isso o alto investimento em pesquisa e desenvolvimento, pois seu maior ramo é de remédios sob prescrição, ou seja, receitados pelos médicos. Isso significa que exige um cuidado maior, pois ingerir novos remédios no mercado é uma tarefa delicada, já que envolve selos de aprovação, marketing, testes, entre outros.

Por ser a maior empresa desta rede do mundo, e trabalhar com remédios que necessitam de muita capital, tempo e paciência, seus produtos são mais caros e específicos inclusive. Ter produtos altamente diferenciados, como medicamentos patenteados, traz a oportunidade de desfrutarem de uma liberdade de preço muito maior do que a empresa B, que trabalha com produtos já existentes e que a concorrência também tem.

 Analisando a tabela com mais dados sobre a empresa A, nota-se o alto investimento em curto prazo e maior caixa (comparado ao B), pressupõe ser uma empresa que gira muita informação de gerenciamento então há mais dados para serem processados, logo mais ativos circulantes. Chama atenção as contas a pagar em comparação a empresa B, é praticamente 3x maior, mas em compensação, as dívidas a longo prazo são menores.

Observando a empresa B, é evidente que o foco deles é preços e mercadorias acessíveis, o que não significa ser uma empresa de menor renda. Muitas vezes o mais simples gira mais e dá menos trabalho, podendo compensar. Também não existe investimento em pesquisa, que deixa espaço para áreas mais amplas de outros produtos, como maquiagens e equipamentos. Ou seja, a empresa B procura um mercado popular e pretende atender todas as especificidades que uma rede de farmácia poderia oferecer aos seus clientes.

Por ser uma empresa de um capital menor e alto giro (preços baixos e muitas vendas) acaba que paga muitos impostos diferidos em relação a empresa A, além de menos passivos circulantes. O lucro de ambas empresas é praticamente igual.

  • Setor: Cerveja

A empresa C, é aquela empresa que tenta produzir todos os produtos possíveis relacionados ao seu produto chefe, no caso a cerveja. Nota-se que tenta trazer vários sabores e acompanhamentos, tentando torna-la a marca absoluta no momento que o cliente usufrui de uma cerveja.

Por ser uma organização grande, que traz várias marcas, a ideia é maximizar o lucro, tendo até parques temáticos, idealizando seus produtos. Também interpreta-se que existe uma concorrência de preços já que seu caixa é baixo, e tem muitos ativos. Outra observação é o maior imposto e outros passivos, isso vem como consequência do alto ramo de produtos.

É importante destacar que o lucro da empresa C é praticamente 3 vezes maior que o da outra empresa, por ter mais ramificações de oferta.

Já a empresa D seria uma empresa de produtos mais conceituados e menos acessíveis, valorizados pela alta demanda e pouca oferta, por serem sazonais. Exigem mais etapas, mais trabalho e melhor matéria prima. Também é uma empresa que se dedica totalmente ao seu principal produto, pois terceiriza a maior parte das atividades, procurando mais qualidade nas etapas de produção. Hoje passa por uma redução de custo, para contrabalancear o aumento de empacotamento e frente, entende-se que exige muito planejamento sobre aquilo que está sendo preparado, para manter um custo alto e justo para seus clientes.

Fica claro o rendimento da empresa D ser muito maior que a C, mais caixa, maior ativo circulante, mais estoque e mais patrimônio. É uma empresa mais valiosa e que gira mais capital.

  • Setor: Computadores

Quanto mais caro o seu produto, mais difícil de vendê-lo, porém ao vender seu lucro será enorme, e isso se aplica na área de informática. Bons computadores hoje em dia custam cerca de R$ 2.000,00 até o preço de um carro, só que o salário mínimo no Brasil não chega nem a R$ 1.000,00. Ou seja, só tem computadores bons, quem está na classe média, média/alta ou alta.

A empresa E demonstra o seu potencial tentando trabalhar conforme seus clientes, ele dá ao consumidor o poder de escolha, e isso em dias que sair dos rótulos é o legal, se aplica também quando se trata de tecnologia. Com essa grande “sacada” ela tem um poder de preço muito grande, tendo em vista que a concorrente não permite aos clientes projetar, dar preço e comprar tudo pelo site. Você praticamente monta seu PC sentado no sofá de casa, isso é fantástico, e provavelmente em questão de dias recebe ele em casa.

Seu lucro comparado ao da empresa F é 2x maior, porém os custos são maiores, as contas a pagar são maiores, os investimentos são maiores, na realidade se trata do quão disposto você está para agradar o teu cliente, abrindo mão de processos de fabricação contínuos e se adequando a cada perfil.

A segunda empresa ela tem a ideia central parecida com a da empresa E, porém com o próprio toque de “magia”.  Passou por crises e está a se recuperar, seu objetivo é alcançar clientes por lojas fixas, e ter cada vez mais lojas abertas. Ou seja, esta empresa traz produtos diferentes, porém seu hall de entrada ao consumidor é pessoalmente, e também ela tenta atingir uma esfera mais ampla geograficamente de clientes.

Ambas as empresas têm ótimas visões, só trabalham de forma diferente. Mas no mundo de hoje, o digital é que vem mais agradando, por isso seu maior lucro.

  • Setor: Livros e CDs

A empresa G, é uma empresa de presença no seu mercado, seu foco está em sua maioria nos livros, já por ter uma editora própria. Juntando os dados do texto apresentados com a tabela, nota-se ser uma empresa de grande porte, pelo seu caixa, pelas contas a pagar e pelos passivos, comparando com os dados da empresa H. Só que o seu lucro final, não se difere muito da outra empresa, o que gera no mínimo um suspense a quem vê aqueles números exorbitantes de diferença, para no final o lucro ser quase o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (126.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com