TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  26/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  2.824 Palavras (12 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO CONECTADO

CURSO DE PEDAGOGIA

VANESSA DA SILVA GODINHO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Educação infantil

[pic 3]

Navegantes/SC

2021

VANESSA DA SILVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Educação Infantil

Relatório Final das Atividades de Estágio Supervisionado apresentado a UNINTER Navegantes/SC, como exigência para conclusão do curso de Pedagogia.

Navegantes/SC

2021

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................4

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA......................................................................5

   2.1 Caracterização socioeconômicos e social..................................................6

3. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESTAGIADA........................................7

4. CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSITUIÇÃO............................................8

5. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO............................................................................................9

6. PLANO DE AULA.........................................................................................10

7. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................12

8. REFERÊNCIAS.............................................................................................14

1. INTRODUÇÃO

O estágio supervisionado se refere a um conceito de professores, pesquisadores e investigadores reflexivos que podem gerar conhecimento a partir de suas práticas educacionais, superando comportamentos tradicionais e/ou conservadores que impedem o desenvolvimento de práticas importantes.

O processo metodológico foi elaborado durante o estágio supervisionado do programa de graduação campus/SC da UNINTER-Navegantes. Para tanto, utilizamos um método qualitativo de pesquisa bibliográfica neste processo. De acordo com Sarmento (2003), a pesquisa visa analisar a realidade social e explicar o comportamento nas organizações escolares.

Esse relatório foi realizado com o objetivo de documentar as experiências vivenciadas nesse período, colocando em prática tudo que foi aprendido na teoria. Assim, neste presente estágio foi possível observar         e analisar o processo de ensino com crianças nas escolas de educação infantil; Conhecer as especificidades do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil; Observar, participar e planejar ações a serem desenvolvidas com crianças dessa faixa etária e refletir sobre a prática pedagógica observada podendo gerar problematizações, constituindo-se em instrumento de iniciação à pesquisa ao ensino

Assim, como matriz de referência, recebemos contribuições de alguns autores que realizam pesquisas relacionadas ao tema, como Almeida e Pimenta (2014), que discutiram estágios supervisionados em formação de professores; as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Brasil, 2010), que trata das recomendações e objetivos da educação infantil.

2.  DESENVOLVIMENTO

2.1 ESTADO DA ARTE

2.2 ANÁLISE IMAGÉTICA

2.2.1 Ficha técnica do Documentário/Filme

2.2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A escola propõe a realizar educação para a convivência democrática; formar pessoas com atitudes sociais, que se respeitem e estejam prontas para considerar suas próprias opiniões e sentimentos, de modo a mudar seus pontos de vista sobre questões importantes, e conscientemente permitir que outros mudem seus pontos de vista.

Nesse sentido, a fundação da escola visa suprir a lacuna entre “pensar e agir” e formar cidadãos que saibam ouvir, dialogar ativamente e, principalmente, que possam tomar decisões e fazer julgamentos e estejam prontos para colocá-los em prática. Comprometida com o respeito à diversidade, vinculando conteúdos ao cotidiano, ampliando a perspectiva da diversidade cultural e linguística e formando competências pessoais que valorizem a vida e sejam atuantes na sociedade A instituição escolar é considerada um espaço social, é um espaço de ações alternativas, que ajuda os cidadãos a alcançar mudanças sociais positivas.

A educação infantil deve aprontar o indivíduo para se integrar nos conceitos e na compreensão do mundo emergente na sociedade, ao mesmo tempo que o capacita a participar das mudanças e transformações da mesma sociedade. Portanto, deve-se destacar que a sala de aula não deve ser entendida apenas como um espaço físico determinado no centro de educação infantil, onde professores e alunos desenvolverão atividades pedagógicas, mas também não deve ser entendida como um local onde a educação pode ser realizada como um todo para fins sociais e econômicos. , A percepção da realidade cultural e política para se expressar.

Vigotsky (1998), fala que as interações sociais e culturais entre pares da mesma faixa etária e adultos do mesmo grupo de seus filhos contribuíram para o seu desenvolvimento e aprendizagem. Neste espaço privilegiado, é proporcionada de forma consciente uma experiência de entretenimento multilíngue, e essa experiência é gerada culturalmente, não sendo a fase de formação posterior destacada nas recomendações curriculares.

O estágio é uma atividade curricular destinada a auxiliar os alunos na formação inicial e supera as exigências acadêmicas, o que nos permite ampliar o campo da formação docente, pois as pessoas estão cada vez mais atentas aos profissionais do trabalho. O nível teórico e metodológico da educação infantil é suficiente Dar um novo significado ao processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil. Diante disso, o estágio nos oferece a oportunidade de vincular a teoria à prática, reconhecendo que são indissociáveis, principalmente no processo de mediação do ensino e do conhecimento nas escolas infantis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com