TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Por:   •  14/6/2016  •  Monografia  •  4.995 Palavras (20 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE DO RECIFE – FAREC

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CLAUDIANE DELIS FERNANDES DE SOUZA

JOSIVAL DA SILVA COSTA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

FACULDADE DO RECIFE – FAREC

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CLAUDIANE DELIS FERNANDES DE SOUZA

JOSIVAL DA SILVA COSTA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

Relatório de Estágio Supervisionado, apresentado pelos alunos Claudiane Delis Fernandes de Souza e Josival da Silva Costa, como método de avaliação no curso de Bacharel em Ciências Contábeis.

Dedicamos este trabalho aos nossos pais, os principais motivos pelos quais não desistimos dos desafios, nossa família, esposo e namorada.

“Se não tornar seus sonhos realidade, a realidade os levará embora.” Eric Pio.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................8

2 DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO................................................................9

3 ORGANOGRAMA..........................................................................................10

4 DESCRIÇÃO DA ÁREA ESTAGIADA............................................................11

5 VISÃO TEÓRICA E CONTEXTUAL DO PROBLEMA...................................12

6 DESENVOLVIMENTO....................................................................................17

7 CONCLUSÃO.................................................................................................18

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................19

9 CONTROLE DE HORAS UTILIZADAS.........................................................20

INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado na empresa Beta Assessoria Contábil, na área fiscal, diretamente relacionada ao processo de substituição tributária. A escolha da entidade se deu em função do grande número de empresas que passam por esse processo e as suas soluções. A oportunidade do estágio proporcionou conhecimento indispensável sobre a área. Este relatório contém a apresentação da empresa com sua razão social, endereço, histórico resumido, número de funcionários, ramo de atividade, visão, missão e valores. Na sequência é apresentada a descrição da área estagiada e após o desenvolvimento do tema, contendo a descrição e documentação de todas as atividades desenvolvidas no estágio.  Aprendemos também que cada vez mais empresas não sobrevivem aos primeiros anos após sua abertura, seja pela escolha incorreta do ramo de atividade, má administração, ponto comercial desfavorável, entre outros. É possível observar, principalmente nas empresas de pequeno porte, onde ocorre uma administração familiar, que não existe uma separação entre patrimônio da empresa e o patrimônio dos sócios, diferenciação esta que seria de extrema importância nas tomadas de decisões, negociações bancárias, investimentos e outros. Os bens da entidade e dos proprietários, sob hipótese alguma devem confundir-se, como determina o principio da entidade na ciência contábil, garantindo uma possível mensuração real dos valores disponíveis a entidade.

DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Nome da Empresa: Beta Assessoria Contábil

CNPJ:10.225.346/0001-25

Endereço Completo: Rua Santa Terezinha, nº 5 A, Carmelitas, Camaragibe-PE

Número de Funcionários: 14

Ramo: Serviços contábeis e assessoria empresarial.

Visão: “Executar serviços contábeis e prover informações gerenciais, atendendo a expectativa do nosso cliente com excelência e ética, através de uma equipe comprometida e qualificada.”

Missão: Ser referência em Pernambuco como empresa contábil pelo uso da tecnologia da informação e excelência na prestação dos serviços.”

Valores: “Inovação, compromisso com o que fazemos ética, competência, responsabilidade, qualidade, respeito às pessoas e trabalho em equipe.”

Política: Servir o cliente com soluções contábeis adequadas, comprometendo-se com os requisitos e com a melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão da qualidade por meio do aprimoramento constante dos empregados e inovação nos processos e serviços.

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

[pic 16][pic 17]

[pic 18][pic 19]

DESCRIÇÃO DA ÁREA ESTAGIADA

A Empresa Beta Assessoria Contábil é um escritório de contabilidade que já existe a mais de 20 anos no mercado, sendo assim já tem uma tradição nesse ramo e atua nos diversos setores contábeis.

A área onde esse relatório está sendo aplicado é o departamento fiscal, que hoje é responsável por mais de cem empresas optantes pelo Simples Nacional e nove do Lucro Presumido, ainda atua no terceiro setor, no caso das Igrejas e Associações.

Por conta da variedade e porte de cada uma dessas, esse departamento comporta-se sempre de forma consciente e preventiva, quando se trata de deveres que lhes são atribuídos como é o caso das “obrigações acessórias” por como: DCTF - Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, que tem que ser feita até o 15º (décimo quinto) dia útil do 2º (segundo) mês subsequente ao mês de ocorrência dos fatos geradores.

Também existem as Declarações de serviço, que tem até o 15º dia do mês subsequente para serem realizadas, EFD Contribuições e SEF II.

Todas elas exigem bastante atenção e conhecimento para que não existam irregularidades. Fora essas obrigações há ainda as apurações de receitas que são feitas mensalmente para o mesmo número de entidade, Isso exige cautela em cada nota por conta dos erros cometidos na emissão das mesmas, e como a Beta Assessoria é responsável pelas suas apurações teem o compromisso de orientar cada um conforme a sua necessidade para que não tenha erros nessas atividades.

Alguns dos problemas mais comuns nesse setor é justamente o preenchimento incorreto das notas, a falta de compromisso na entrega das documentações dentro do prazo de competência, o curto prazo para realizar as declarações e apurações dentro do próprio mês e as necessidades diárias que cada cliente solicita como, por exemplo: Faturamentos dos últimos 12 meses, Declaração de Imposto de renda, casos que geralmente ocorre quando eles pretendem ir ao Banco.

VISÃO TEÓRICA E CONTEXTUAL DO PROBLEMA

O departamento fiscal é muito importante para a vida das empresas, por conta da quantidade e mensuração de cada obrigação e taxa que o Brasil atribui a essas entidades. Por serem umas das áreas mais delicadas de uma empresa, é o setor fiscal que registra os fatos do dia a dia, servindo como base para apuração de impostos, atendimento entre as exigências fiscais e o controle das receitas e despesas da empresa.

Uma das causas onde esse setor é responsável pela verificação e orientação de seus clientes é:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com