TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso, Psicologia Organizacional

Por:   •  14/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO DE CASO

Considerando que muitas circunstâncias nas organizações favorecem para o aumento do estresse, ansiedade, síndrome de burnout entre outros problemas psicológicos, sobre estresse e bem-estar nas organizações, identifique por meio de uma pesquisa, quais são os principais fatores que possam interferir na qualidade de vida dos trabalhadores.

De modo geral, é comum os gestores pensarem em questões relacionadas à saúde física. Obviamente, doenças ocupacionais como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) afetam diretamente o bem-estar do profissional, comprometendo e limitando sua vida dentro e fora da empresa. Mas a saúde mental  também não pode ser deixada de lado. A Síndrome de Burnout desencadeada pelo estresse excessivo afeta centenas de trabalhadores e merece atenção das empresas, tanto para evitá-la quanto para ajudar a tratá-la.

Entretanto, vários outros fatores podem afetar a qualidade de vida dos trabalhadores:

  1. Falta de comunicação: A falta de comunicação nas empresas pode abranger diferentes questões – desde orientações equivocadas sobre tarefas a serem realizadas até a falta de feedbacks e a ausência de diálogo ou ruído na troca de informações. Todas elas podem afetar a produtividade, a relação entre equipe e chefia e a qualidade de vida no trabalho. A melhor maneira de resolver essa questão é criar um modelo de comunicação interna eficaz, que atenda às necessidades da organização, dos profissionais envolvidos e seja acessível a todos.

  1. Desequilíbrio entre vida pessoal e profissional: A tecnologia pode ser uma grande aliada na busca por uma comunicação de qualidade, porém, quando utilizada de forma inadequada, pode ser bastante prejudicial. A possibilidade de acessar e-mails via smarthphones e usar diversos aplicativos de mensagens acaba gerando uma sensação de urgência que ”obriga” muitas vezes, os profissionais a ficarem conectados mesmo quando não estão em seu horário de trabalho para dar respostas, o que afeta diretamente sua vida pessoal. Diante disso, é importante que gestores/líderes utilizem essas ferramentas de forma positiva, respeitando os horários de descanso e de lazer de seus colaboradores.

  1. Ausência de ferramentas adequadas para execução de tarefas: Por outro lado, há também organizações que lidam com a falta de ferramentas adequadas para a execução das tarefas, inclusive as voltadas para a tecnologia. Quando isso acontece, por mais que os colaboradores se esforcem para realizar suas funções, muita coisa pode ser comprometida, indo desde a produtividade, o atendimento ao cliente, até a qualidade de vida no trabalho. É preciso fazer um levantamento dos pontos a serem melhorados, ouvir as soluções apontadas pelos profissionais responsáveis pelas tarefas e encontrar meios viáveis de atender às solicitações.
  1. Treinamento inadequado ou inexistente: Dependendo do segmento, não é raro as corporações não disporem de tempo suficiente para treinarem os novos funcionários, deixando que aprendam vários detalhes “na prática”. Há também um outro lado, no qual os treinamentos são realizados por colaboradores com mais ‘tempo de casa’. Quando isso acontece, é possível passar as orientações necessárias para o desenvolvimento das tarefas, no entanto, vícios e maneiras não adequadas de executá-las também podem ser transmitidos. O ideal é a empresa oferecer um treinamento padrão a todos os profissionais, incluindo programas de reciclagem. Isso garante mais segurança e confiança na realização das tarefas, reduzindo falhas.
  1. Ambiente de trabalho desconfortável: Um ambiente de trabalho desconfortável compromete a saúde do trabalhador de formas diferentes. A falta de ergonomia pode levar a doenças do trabalho ou mesmo acidentes, assim como diminuir a produtividade. Além disso, pode afetar a concentração e reduzir a sensação de bem-estar e a qualidade de vida dos funcionários. Para solucionar esse problema, muitas vezes, bastam algumas mudanças no ambiente de trabalho com a inclusão de móveis e equipamentos adequados, além de um layout e decoração mais apropriados.

Link: 5 problemas comuns que afetam a qualidade de vida no trabalho. Vidalink. Outubro, 2020. Disponível em https://site.vidalink.com.br/site/blog/2005/problemas-qualidade-de-vida-trabalho/

Acesso em: 14 de agosto de 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com