TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso Suzano

Por:   •  17/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.072 Palavras (5 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 5

Análise das Demonstrações Financeiras

Trabalho Prático Suzano Papel e Celulose

GFCA09

Prof. Mário Cordeiro Filho

Bruna Juciara Brito Amorim

Marilene Santos Rosa

  1. Qual o negócio (objeto social) da companhia?

Industrialização celulose de fibra curta de eucalipto, papel e energia elétrica.  A Companhia ainda tem como objeto social a exploração de florestas de eucalipto para uso próprio e venda a terceiros, a operação de terminais portuários e a participação, como sócia ou acionista, de qualquer outra sociedade ou empreendimento.  

  1. Quais produtos a companhia comercializa e em quais mercados atua?

A empresa tem como produtos papel e celulose e atua no mercado interno e externo através de suas controladas

  1. Como a empresa esta estruturada em termos de unidades de negócio?  

Esta estruturada em três unidades de negócios sendo Florestal, Celulose e Papel.

  1. Cite e explique de forma sumária cinco dos principais fatores de risco que a administração da companhia julga que a empresa esteja sujeita.

  • Preços da Companhia

A companhia não possui poder de negociação sobre seus preços visto que não tem controle sobre os preços praticados, por ser determinado pelo mercado e ainda sofrer flutuações de câmbio. Dessa forma se a empresa estiver em uma situação econômica desfavorável e necessitar de uma política de preço estará sendo prejudicada.

 

  • Dependência do Plantio

O principal insumo da empresa é madeira, não havendo fornecedores desse insumo, o plantio é totalmente necessário para a atividade fim de produção. Este plantio tende ser ameaçado por razões diversas, sendo incêndio, pragas, roubos, etc.

  • Riscos Operacionais

A Companhia depende da contínua operação logística, que contempla estradas, ferrovias, armazéns, portos, entre outros. Tais operações podem ser interrompidas por fatores exógenos, como, por exemplo, ocorrências de movimentos sociais, desastres naturais e greves.  

As interrupções no fornecimento de insumos para a operação das unidades industriais e florestais ou no transporte de produtos acabados aos clientes poderiam causar impactos materiais adversos sobre as receitas e o resultado operacional da Companhia.  

  • Cobertura de Seguro

Cobertura do seguro insuficiente unidades industriais para cobrir as perdas. E por não haver seguro das unidades florestais. Isso se torna um problema de grande impacto, se considerado a possibilidades de um desastre causado pela natureza vier acontecer, por afetar a sua principal fonte de insumos

  • Suspensão dos benefícios fiscais

A empresa possui muitos incentivos fiscais, e não pode prever o tempo que ainda poderá usufruir de tais benefícios.

Uma futura alteração na legislação fiscal pode afetar diretamente no resultado da empresa

  1. Cite e explique de forma sumária os três dos principais riscos de mercado que a administração da companhia julga que a empresa esteja sujeita.

  • Risco de preço de produtos e insumos

A companhia tem pouca margem de controle sobre os preços dos produtos e insumos que sofrem ação das taxas de câmbio e são determinados pelas condições de oferta e demanda dos mercados internacionais.  Um aumento e/ou redução nos preços pode afetar adversamente os resultados da Companhia.

  • Riscos Cambiais e Taxas de Juros

Historicamente mais da metade das receitas liquidas da Companhia são provenientes das exportações com preços denominados em dólares e os seus custos são em reais, ou seja, o caixa operacional da Companhia está sujeito a variação entre as moedas.

Outras atividades de financiamento estão atreladas ao dólar e a taxa de juros, fazendo com que uma variação na taxa de câmbio entre o Real e o Dólar ou um aumento da taxa de juros flutuante afete diretamente os resultados e o endividamento da Companhia.

  • Risco de Liquidez

O mercado de valores mobiliários no Brasil é mais arriscado e menos liquido se comparado ao mercado internacional, podendo gerar incapacidade nas vendas de ações da companhia pelo preço que gostariam de vendê-las seus detentores.

6. Explique de forma sumária as principais políticas de gerenciamento de risco de mercado praticadas pela administração da companhia.

  • Riscos para os quais se busca proteção

Contra os riscos de preços de produtos e insumos, riscos cambiais e riscos relativos às flutuações de taxas de juros e índices de correção, além dos riscos de oscilação de preços de outros ativos ou instrumentos negociados em mercados líquidos ou não, aos quais os valores dos ativos, passivos ou geração de caixa da Companhia estejam expostos;

  • Estratégia de proteção patrimonial (hedge)

 Como estratégia de proteção patrimonial, a Companhia adota a captação de financiamentos e a contratação de eventuais operações de hedge cambial, norteadas pelo fato de que mais de 50% da receita liquida é proveniente de exportações com preços em Dólares;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com