TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos de Casos Globais

Por:   •  22/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.203 Palavras (25 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 25

Engajando os pescadores recreacionais na gestão E Conservação: Estudos de Casos Globais

E. F. GRANEK, E. M. P. MADIN,†∗∗∗∗ M. A. BROWN,‡∗∗∗∗ W. FIGUEIRA,§∗∗∗∗ D. S. CAMERON,∗∗ Z. HOGAN,†† G. KRISTIANSON,‡‡ P. DE VILLIERS,§§ J. E. WILLIAMS,∗∗∗ J. POST,††† S. ZAHN,‡‡‡ AND R. ARLINGHAUS§§§

* Ciência Ambiental e Gestão, Portland State University, P.O. Box 751, Portland, OR 92707, E.U.A., e-mail graneke@pdx.edu

† Departamento de Ecologia, Evolução e Biologia Marinha, Universidade da Califórnia, Santa Bárbara, CA 93106, U.S.A.

‡NOS. Bureau of Land Management, P.O. Box 2965, Portland, OR 97204, U.S.A.

§ Departamento de Ciências Ambientais, Universidade de Tecnologia, Sydney, P.O. Caixa 123 Broadway, NSW 2007, Austrália

** Autoridade do Parque Marinho da Grande Barreira de Recifes, P.O. Box 1379, Townsville, QLD 4810, Austrália

†† Departamento de Recursos Naturais e Ciência Ambiental, Universidade de Nevada-Reno, 1000 Valley Road, M.S. 186, Reno, NV 89512, U.S.A.

‡‡ Instituto de Pesca Esportiva, 67 McKenzie Crescent, Sidney, BC V8L 5Y7, Canadá

§§CAPA. Programa Estuários, CapeNature, Private Bag 5014, Stellenbosch 7599, África do Sul *** Trout Unlimited, 329 Crater Lake Avenue, Medford, OR 97504, EUA.

††† Departamento de Ciências Biológicas, Universidade de Calgary, 2500 University Drive, Calgary, AB T2N 1N4, Canadá

‡‡‡ Instituto de Pesca Interior, Im Konigswald 2, 14469 Potsdam-Sacrow, Alemanha ¨

§§§Leibniz-Instituto de Ecologia de Água Doce e Pesca Continental, Departamento de Biologia e Ecologia dos Peixes, Muggelseamamm 310, ¨12587 Berlim, Alemanha, e Humboldt-Universidade de Berlim, Instituto de Ciências Animais, Inland Fisheries Management Lab, Philippstrasse 13, Haus 7, 10115 Berlim, Alemanha

Resumo: Globalmente, o número de pescadores recreativos é consideravelmente crescente em muitos países. Associado com esta tendência é o potencial de impactos negativos sobre os recursos haliêuticos através da exploração ou gestão como a estocagem e a introdução de peixes não-nativos. No entanto, os pescadores de recreio contribuem para o sucesso da conservação das pescas através do envolvimento ativo ou de Projetos para reduzir os estressores diretos e externos que contribuem para a diminuição da pesca. Entendendo os pescadores' Preocupações de acesso sustentado ao recurso e desenvolvimento de métodos para sua participação Impactos positivos nos esforços de conservação. Nós examinamos um conjunto de estudos de caso que demonstram o envolvimento dos pescadores de recreio em atividades de conservação e gestão que abrangem Países em desenvolvimento, regiões temperadas e tropicais, sistemas marinhos e de água doce, e Pescas. Para ilustrar os potenciais benefícios e desafios da participação dos pescadores de recreio na pesca Gestão e conservação, examinamos os contextos socioeconômico e ecológico de cada estudo de caso. Desenvolvemos uma estrutura conceitual para o engajamento de pescadores recreativos que visa tipos particulares de envolvimento (execução, advocacia, conservação, desenho de gestão [tipo e localização], pesquisa e Monitoramento), com base no grau de responsabilidade das partes interessadas, escala da pescaria e fonte de impactos (Interna ou externa). Estas atividades podem ser melhoradas através da incorporação de conhecimentos e tradições locais, vantagem de liderança e redes regionais, e criando colaborações entre várias partes interessadas Cientistas e agências para maximizar a probabilidade de envolvimento e sucesso.

No geral, o número de pescadores desportivos é considerável e está aumentando em muitos países. Esta tendência está associada com potenciais impactos negativos sobre a disponibilidade de peixes por medidas de detenção ou gestão, tais como provisionamento e introdução de espécies não - peixes nativos. No entanto, os pescadores recreativos pode desempenhar um papel decisivo no sucesso de conservação das pescas através da participação ativa em, ou no início, os projetos de conservação para reduzir os fatores de stress, tanto direta quanto externo, contribuindo para o declínio pescas. Compreender as preocupações dos pescadores para acesso sustentável a do recurso e no desenvolvimento de métodos para a participação significativa pode ter impactos positivos sobre os esforços de conservação. Nós analisou um conjunto de estudos de caso que demonstram uma participação bem sucedida em atividades de pesca e de gestão de conservação recreativas nas regiões desenvolvidas e em desenvolvimento, temperadas e tropicais, sistemas marinhos e da pesca de água doce e aberta e fechada de acesso. Para ilustrar os potenciais benefícios e desafios de envolver pescadores recreativos na gestão e conservação da pesca, que examinar o contexto socioeconômico e ecológico de cada estudo de caso. Nós projetamos uma estrutura conceitual para envolver os pescadores de recreio, que se concentra diferentes tipos de compromisso (coerção, defesa, conservação, projeto de gestão [tipo e localidades], investigação e acompanhamento) com base no grau de responsabilidade das partes interessadas, a escala de a pesca e a fonte de impactos (internos ou externos). Essas atividades podem ser melhoradas pela incorporação do conhecimento e tradições locais, o uso de redes de liderança regional e criando parcerias entre as diferentes partes interessadas, cientistas e agências para maximizar a probabilidade de participação dos pescadores e sucesso recreativas o projeto.

Palavras-chave: pescadores, salmão-do-atlântico, truta crua, Grande Barreira de Corais, áreas marinhas protegidas, Pesca, rockfish, partes interessadas, taimen, westslope cutthroat truta, yellowfish.

INTRODUÇÃO

Muitas das populações de peixes do mundo estão em declínio. Dentro 2005 77% das reservas mundiais de pesca de estado conhecido foram totalmente explorados (52%), sobre explorados (17%), (7%), ou se recuperando do esgotamento (1%, FAO 2006). Estes declínios resultam de um conjunto complexo de processos que são internas e externas às pescarias. Por exemplo, a pesca industrializada em sistemas marinhos tem conduzido ao declínio dramático na biomassa do estoque de alvo, alteração da estrutura da comunidade (Pauly et al., 1998; Myers & Worm 2003), e Efeitos duradouros na pesca através da destruição do habitat (Dayton et al., 1995; Jennings & Kaiser, 1998). Os peixes de água doce também são ameaçados em escala global (Harrison & Stiassny 1999). Considerando que a sua sobre-exploração tem desempenhado um papel, uma série de fatores importantes externos à pescaria incluem alteração ou destruição do habitat (por exemplo, agricultura e hidroelétrica), poluição da água (por exemplo, eutrofização), modificação de fluxo (por exemplo, para controlo de inundação) e introdução e disseminação de espécies exóticas (Arlinghaus et al., 2002; Cambray, 2003). Embora os pescadores comerciais a culpa pelo esgotamento das reservas de pescado o oceano (Cooke & Cowx 2006), o papel recreativo de pescas na pesca é cada vez mais reconhecido (Coleman et al., 2004, Cooke & Cowx, 2004, 2006; Lewin et al. 2006). A pesca recreativa, embora variável, podem ser descritos como atividades de pesca não comercial que não são o principal recurso do indivíduo para necessidades nutricionais essenciais (Arlinghaus & Cooke 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)   pdf (322.3 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com