TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etapa atps

Por:   •  27/4/2015  •  Resenha  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 2

Passo 1

Contabilidade 4. 2 Classificação das Contas

Os acontecimentos relacionados com o patrimônio que acontecem em uma entidade são registrados em contas especificas uma para cada tipo de evento.

As contas são classificadas em Ativo, que é o conjunto de bens e direitos (circulante, realizável a longo prazo, permanente) e Passivo, que são as obrigações (fornecedores, duplicatas a pagar).

De acordo com a Teoria Patrimonialista, o Patrimônio é o objeto de estudo da ciência contábil. E com algumas adaptações o Brasil também passou a seguir essa teoria.

A Teoria Patrimonialista classifica as contas em dois grupos, que são as Contas Patrimoniais e as Contas de Resultado.

As Contas Patrimoniais são representadas pelo conjunto de Bens, Direitos, Obrigações, e Patrimônio líquido, ou seja, os elementos do balanço patrimonial.

 As Contas de Resultado são divididas por Contas de Despesa e Contas de Receita. Energia elétrica, salários e encargos, telefone, são alguns dos exemplos de Contas de Despesa, e para cada Contas de Despesa se possui uma conta especifica para tal.  Já as Contas de Receita são compostas por, receitas e serviços, produtos vendidos, aluguéis ativos, e contas que dependem do ramo de atividade que a empresa produz.

O numero de Contas de Receita é inferior ao de Despesas.

As empresas possuem diversos tipos de despesas diferentes.

Em algumas contas poderá ser encontrado o mesmo nome de conta em dois grupos, portanto, precisam ser diferenciadas. Para diferenciar uma Conta de Despesa de uma Conta de Receita, em que a conta tenha o mesmo nome, temos que esclarecer a qual se trata de uma receita e a qual se refere a uma despesa. Sendo assim, temos como exemplo a conta “aluguel”, se o aluguel estiver presente em ambas às contas será preciso diferenciá-lo como “aluguel a pagar” ou “aluguel a receber”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com