TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial - Contabilidade

Por:   •  13/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.713 Palavras (7 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Esse relatório trata da análise do Balanço Patrimonial (BP) e da Demonstração do Resultado (DER) da Lojas Americanas S.A no exercício de 2016 e 2017 e tem por objetivo fornecer uma visão precisa da situação financeira nesses períodos, onde é feita a inspeção do ativo (bens e direito) e passivo (obrigações com terceiros e patrimônio líquido) da empresa.

Esse artigo também tem como intuito, exemplificar como essa análise pode trazer informações valiosas para o negócio através da identificação de oportunidades de melhoria no resultado econômico durante a realização de um planejamento estratégico.

Desenvolvimento

Os tópicos a seguir subdividem a análise das demonstrações contábeis das Lojas Americanas SA nas seguintes seções:

Análise vertical

A análise vertical baseia-se nos valores relativos das contas das demonstrações financeiras. Para isso, é calculado o percentual por cada conta em relação a um valor base usando as três fórmulas seguintes:

01) (CONTA / RECEITA LIQUIDA DE BENS OU SERVIÇOS) * 100

Onde, pode-se observar no comparativo de 2017 x 2016:

• Aumento de Receita Líquida

• Aumento do custo das vendas de bens e serviços

• Lucro Bruto menor

• Despesa de Vendas e Despesa Geral maior

• Despesa Financeira menor

Assim, verifica-se que houveram flutuações nas despesas gerais, mas sem impacto drástico no lucro percentual e com um aumento no Lucro Líquido mesmo ocorrendo variações nas despesas.

O custo das mercadorias vendidas representa 64,64% do faturamento (receita operacional líquida) da empresa e as despesas operacionais (comerciais, administrativas e financeiras) representam 22,39% do faturamento da empresa.

02) (CONTA / ATIVO TOTAL) * 100 e;

03) (CONTA / PASSIVO e PATRIMÔNIO LÍQUIDO) * 100

• As contas mais significativas do ativo são: Disponível (11,66%) e Aplicações (17,33%)

• As contas mais relevantes do passivo são: fornecedores (15,51%) e empréstimos e financiamentos (12,47%);

• A conta mais relevante do patrimônio líquido é: capital social (22,57%);

Análise horizontal

A Análise Horizontal (AH) tem como por objetivo mostrar a evolução da empresa através do comparativo de diferentes exercícios socias, sendo nesse caso os períodos de 2017 x 2016, onde para tal é utilizado a seguinte fórmula:

[(Índice Período 2017 / Índice Período 2016)-1] * 100

Abaixo verifica-se que o aumento do Custo dos Produtos/Serviços Vendidos apurado em 106,49% é mais significativo que o aumento das Despesas Gerais e Administrativas apurado em 123,99% pois, pela análise vertical o primeiro representa 64,64% e o segundo 4,79 % sobre a receita líquida total.

É possível averiguar pela análise Horizontal juntamente com a análise vertical que houve uma evolução no ano de 2017 na Lojas Americas S.A. Entretanto foram cobrados muito mais tributos sobre o Lucro e houveram mais empréstimos.

Onde, pode-se também observar no comparativo de 2017 x 2016:

• Aumento em Disponível, Aplicação, Outros Ativos, Tributos a receber, Bens e Investimentos.

• Aumento no Quadro de Funcionários

• Mais Empréstimos e;

• Aumento de Capital

Cálculo dos índices de liquidez

01)

Mede a capacidade da empresa fazer frente as suas obrigações no curto prazo (até um ano) as contas a receber, principalmente quando ocasionado por aumento de inadimplência, estoques obsoletos, devem ser excluídos do cálculo desse índice.

O resultado desse índice em 2016 e 2017 foi acima de 1, o que demonstra folga no disponível para uma possível liquidação das obrigações.

02)

Indica quanto a empresa poderá dispor em termos de capital de giro, sem levar em consideração seus estoques, para fazer frente a suas dívidas de curto prazo. O índice de liquidez seca é semelhante ao índice de liquidez corrente, com a única diferença que exclui os estoques do ativo circulante da empresa, por ser o ativo de menor liquidez.

O resultado desse índice em 2016 e 2017 foi acima de 1, o que demonstra uma não dependência da empresa de seus estoque para saldar dívidas de curto prazo.

03)

Mede a capacidade da empresa em pagar as obrigações de curto prazo, com disponibilidades de caixa, bancos e aplicações financeiras de pronto resgate.

O resultado desse índice foi acrescido em 2017, o que significa que houve uma melhora, sendo que para cada 1 real de dívida que a empresa possui, ela tem 0,91 reais de disponibilidades para cobrir essas dívidas.

04)

Este índice leva em consideração a situação a longo prazo da empresa, incluindo no cálculo os direitos e obrigações a longo prazo. Estes valores também são obtidos no balanço patrimonial.

O resultado da Lojas Americanas mostra que a empresa está financiando as aplicações no ativo não circulante com recursos de terceiros, o que afeta diretamente a dificuldade em honrar com suas obrigações.

Cálculo da estrutura de capital

01)

Esse índice tem o objetivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com