TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Estratégica de Pessoas - Contábeis - Unisul

Por:   •  16/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Curso: Ciências Contábeis

Disciplina: Gestão Estratégica de Pessoas

Professor: Geraldo Gama Salles Filho

Nome do aluno: Eloizi Corrêa Zanela        

Data: 27/02/2018

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia Atentamente o Enunciado das Questões e Responda

1) A partir de 1930, na fase legal da Gestão de Pessoas, ocorreram significativas alterações nas relações de trabalho devido as intervenções do governo de Getulio Vargas nas questões trabalhistas. Considera-se nesta fase que a natureza do trabalho era legal, disciplinadora, punitiva e paternalista.

  1. Comente cada uma das características acima.

        A gestão de pessoas, desse período, era de natureza legal, disciplinadora, punitiva e paternalista, ou seja, o responsável se importava com as atividades burocráticas e disciplinares, não se importando com a integração, produtividade e bem-estar dos trabalhadores, isto é, administrava papéis e não pessoas. Em contrapartida disso, antes o poder que os feitores exerciam sobre seus empregados passou aos chefes de pessoal, que exerciam as regras impostas pela CLT.

B) Quais os importantes acontecimentos ocorreram nesta fase? Comente.

        No governo de Getúlio Vargas, algumas mudanças aconteceram. Foram criados ministérios com a finalidade de tratar dos problemas trabalhistas, bem como mudanças para interver na proteção social dos trabalhadores e no processo de organização das associações operárias, foi criado o Departamento Nacional do Trabalho com o objetivo de promover medidas de previdência social e melhoria das condições de trabalho.

2) Dependendo da organização a área de gestão de pessoas pode estar em diferentes níveis na estrutura da organização, podendo estar inclusive em nível de assessoria. Nesse caso podemos dizer que a administração de pessoal é "responsabilidade de linha e função de assessoria ou staff "

A) diga o que significa a frase "administração de recursos humanos como responsabilidade de linha e função de staff.

O recursos humanos não deixou de ser um departamento, e se tornou uma gestão de pessoas, que tem função de apoio sendo suporte a todas as áreas da empresa. Tem função de gestão e consultoria para que cada responsável dentro da empresa possam administrar seus funcionários de maneira satisfatória. É aí que o RH tem função de staff, alinhando os objetivos organizacionais com o crescimento de seus profissionais.

3) Vimos que o empowerment e o downsizing são ferramentas de gestão que vem sendo utilizadas atualmente.

  1. Diga o que é empowerment.

Conceito de administração de empresas que sugere uma maior participação dos funcionários nas atividades da empresa para que tenham maior autonomia na tomada de decisão e desenvolva suas responsabilidades.

B) Diga o que é downsizing

        Técnica que tem por objetivo o a eliminação de processos desnecessários, dando mais desenvoltura e liberdade a empresa no processo de tomada de decisão criando uma organização mais eficiente e enxuta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (293.1 Kb)   docx (75.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com