TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de conhecimento

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 5

SUMARIo

INTRODUÇÃO

O CONCEITO DE GESTÃO DE CONHECIMENTO

A gestão do conhecimento, também conhecida como “KM” ( knowledge management), nada mais é que a utilização do conhecimento que existe dentro da empresa, ou seja, corresponde a um conjunto de atividades desenvolvidas para utilizar,, compartilhar, desenvolver e administrar os conhecimentos que a empresa já possui e trabalhar os funcionários para que sejam encaminhados para uma melhor consecução dos objetivos.

O conhecimento passa a ser um ativo na empresa, porem é necessário motivar e recompensar as pessoas que possuem conhecimento, isso se torna um foco das empresas bem sucedidas.

Um dos principais benefícios em adotar o “KM” é o aproveitamento do conhecimento já existente na empresa, a agilidade e rapidez também tornam-se características das organizações.

O conhecimento de uma empresa, não a torna mais competitiva, o que a faz crescer é a forma como é gerenciado esse comportamento, seja incentivando os funcionários, treinando, educando, todos serão beneficiados por essa estratégia.

No entanto o segredo esta nas pessoas, nada mais é, que criação de valor.

Uma outra definição de Gestão do conhecimento é que o conceito existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veias dos processos e no coração dos departamentos, pertence também a organização,todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

Podemos dizer que o grande patrimônio deixou de ser terras, maquinas ou propriedades, a verdadeira capacidade de a empresa prosperar e gerar riquezas estão de fato muito mais no capital intangível do que no capital tangível.

Resumindo, podemos dizer que com a gestão do conhecimento percebemos que ele move tudo, pois o que é tangível e não tangível vem dela.

A gestão do conhecimento é um meio de estimulo para as pessoas nas organizações e que essas possam produzir informações e também usufruir delas. Com isso o conhecimento se torna essencial e indispensável ao crescimento das empresas e das pessoas.

Conforme observamos as duas definições dos autores definem que o patrimônio maior que as empresas possuem são seus talentos, pessoas capazes de transformar o ambiente fazer com que haja produtividade e qualidade satisfazendo seus clientes, por isso as empresas dever motivar seus talentos, pois ela depende desses talentos para crescer, desenvolver e sempre inovar no mercado.

EXEMPLOS DE GESTÃO DE CONHECIMENTO APLICADO NAS EMPRESAS E SUA IMPORTANCIA

Hoje em dia as empresas estão tendo que se ajustar a nova economia na era da globalização. Elas precisam adequar seus custos, aumentar a produtividade para serem mais competitivas, no entanto já estão pensando em seus funcionários operacionais, administrativos ou administradores enfatizando que eles e suas idéias são parte fundamental para o crescimento da empresa.

Muitas empresas já comprovaram que é mais econômico reter um talento, do que obter um novo ate porque esta difícil encontrar um talento pronto no mercado para suprir as necessidades da empresa.

No entanto o primeiro passo a seguir, é a empresa se decidir se quer obter um programa de treinamento, se for o caso que o interesse é em desenvolver um sistema de captação e desenvolvimento de talentos, ou então caso contrario, o sucesso desse questionamento e a aplicação dos conhecimentos adquiridos não terá como ser medida.

Já se a opção for um sistema de captação e desenvolvimento de talentos, a empresa deve quebrar alguns paradigmas tradicionais de treinamento.

Como exemplo, o quadro abaixo se refere a um sistema completo.

Conforme obesrva-se no quadro, o ambiente de aprendizagem (AA), a organização tem por objetivo propiciar a todos independente de seu nível hierárquico, na qual é idenficada por ações concretas como criações de cursos de alfabetização e supletivos, bolsas de estudo, criação de bibliotecas, espaço de leitura, acesso a internet.

O sistema de gerenciamento do aprendizado (SGA) tem a finalidade de garantir que o investimento nessas ações obtenha resultados para a organização na melhoria da qualidade do capital humano e conseqüentemente nos níveis de produtividade ocasionando em satisfação dos clientes.

O (SGA) esta dividido em dois sistemas, o (SIGA) Sistema Integrado de Gerenciamento do Aprendizado e o (SGC) Sistema do Gerenciamento do Conhecimento).

O SIGA também esta divido em outros dois sistemas, o (SGT) Sistema do Gerenciamento do Treinamento) e o (SGPC) Sistema do Gerenciamento do plano de carreira.

O SIGA ira juntar os esforços de treinamento e desenvolvimento orientados para a melhoria e qualificação do capital humano, com investimento pessoal em suas carreiras.

O SGT promove a integração dos sistemas de treinamentos aplicados, seja presenciais ou vivenciais, os treinamentos por instrução programada.

O SGPC é baseado na comunicação franca, aberta e feedback de mão dupla, muitos instrumentos e ferramentas podem ser utilizados nesse sistema, administração por objetivos, a pesquisa de clima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (78.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com