TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão de conhecimento

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: Ciências Contábeis

Unidade de Ensino: Anhanguera de Limeira

NOME

Malu Cristina Aparecido Cabral

RA

8206964295

Atividade Colaborativa

Anhanguera Educacional

2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Gestão do Conhecimento

Curso: Ciências Contábeis

Unidade de Ensino: Anhanguera de Limeira

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Gestão do Conhecimento, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Wilson Domingos Mingote Junior.

Anhanguera Educacional

2014

RELATÓRIO: Casas Soberba

Introdução

Esse relatório trata-se da aplicação das Teorias de Gestão de Conhecimento visando à recuperação, e implantação de melhorias continuas das Empresas Casas Soberba.

Objetivos

Recuperação da empresa Soberba aplicando métodos eficazes visando: mudanças e inovação para o crescimento da empresa ganhando assim destaque entre as empresas do ramo.

Procedimentos

A criação do conhecimento organizacional representa a capacidade da empresa em criar um novo conhecimento, difundi-lo e incorporá-lo a produtos/serviços e sistemas/processos.

Essa criação de conhecimento consiste um processo complexo, que depende de contextos adequados para se desenvolver, atuando tanto individualmente quanto coletivamente dentro da organização, sendo necessário sempre valorizar o conhecimento tácito dos funcionários.

É necessário criar uma visão, deixar clara a direção da mudança, a visão ajuda a alinhar os indivíduos e a motiva-los de forma eficaz.

Uma visão passa a ter significado real quando é transmitida de forma convincente, ou seja, é vital transmiti-la com convicção.

Aplicar aos funcionários treinamentos de capacitação, reorganização e remoção de barreiras que impeçam o time de avançar em direção à visão proposta, implantando o modelo espiral de criação do conhecimento e ambiente  BA, além de mudar  a Visão e Missão da empresa de acordo com as mudanças para os dias atuais.

Desenvolvimento

A empresa Soberba está agindo como uma empresa fechada, uma empresa entendida como no sistema fechado (abordagem não sistêmica), não leva em conta mudanças no ambiente, é insensível a mudanças, adaptações e melhorias.

Ela precisa aprender a transformar conhecimento em novos produtos processos e modelos de negocio.

O conhecimento tem que ser transformado em inovação e se origina na cabeça de um indivíduo, desenvolve-se, dissemina-se, podendo modificar toda a empresa. Para isso, são necessárias várias conversões de conhecimento tácito-explícito em um processo contínuo.

Para colocar as Casas Soberbas no caminho das inovações, seria necessário aplicar o modelo que pesquisadores japoneses (Nonaka, Takeuchi) propuseram em que a negociação do par “conhecimento tácito-conhecimento explícito” seria geradora da inovação, cabendo aos gestores das organizações impulsionarem tais interações, a fim de enfrentar melhor os desafios.

É necessário que todo o conhecimento seja transformado em ideias e inovações. Isso pode ser realizado a partir do modelo espiral de criação de conhecimento. Onde em primeiro lugar o conhecimento tácito será convertido em conhecimento tácito, isso é interação dos funcionários que de alguma forma estimulados passam a compartilhar seus conhecimentos, suas habilidades, experiências, ideias, percepções, etc. Essa interação entre os funcionários pode ser através de observação, imitação ou prática. Em segundo lugar o conhecimento tácito será convertido em conhecimento explícito, onde o conhecimento dos funcionários será transformado em um conhecimento articulado e transmissíveis onde todos poderão ter acesso, como exemplo de gráficos, planilhas. Em terceiro lugar o conhecimento explícito será convertido em conhecimento explícito, que se dá de forma em que os funcionários combinam ou trocam conhecimentos através de e-mails, reuniões, documentos e até conversas formais. Uma forma, por exemplo, é um indivíduo do qual chamaremos aqui de analista desenvolver um trabalho de “resumo de vendas/indicadores” tendo como base informações coletadas em diversas áreas da empresa e passar isso em uma reunião aos diretores. E em quarto lugar a conversão do conhecimento explícito em tácito onde através da interpretação dos conhecimentos explícitos que estão em manuais, livros, normas e diversos documentos que estão na empresa o funcionário é influenciado a cultura podendo modificar seu comportamento profissional e até mesmo pessoal.

Outra forma interessante é a pesquisa de comportamento/satisfação de clientes, pois quando se obtêm informações deste tipo, elas podem ser incorporadas aos produtos / serviços, gerando customizações e inovações, gerando resultados mais bem sucedidos do que aqueles tradicionais questionários de satisfação do cliente. Saber o que o cliente pensa, deseja é importante demais na criação de melhorias da empresa.

Todas essas transformações de conhecimento em ideias, inovações é necessário algo que estimule os funcionários. Como um dos principais fatores estimulantes “O ambiente”. Não apenas para estimular os funcionários, mas os clientes também. Sugiro uma reforma nas Casas Soberbas e que seja adotado um padrão para que todas as filiais sigam o modelo imposto. Um ambiente claro, arejado, moderno. Nessa onda de tecnologia porque não acesso a internet através do wi-fi para os clientes. Onde nas filas para pagamentos de boletos, enquanto aguardam os vendedores os mesmos tenham como se entreter. Para os funcionários em seus horários de almoço/descanso, uma sala com televisão, ar condicionado, jogos, almofadas e estofados. A criação de um ambiente que incentive novas ideias, como uma sala de reunião, com tecnologia de fácil acesso, com cores que estimulem objetos diferentes, lousas para anotações, onde os funcionários possam se reunir discutindo ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (123.7 Kb)   docx (168.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com