TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Governança Corporativa

Por:   •  3/6/2016  •  Dissertação  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 4

Os dois primeiros capítulos do livro A importância dos preceitos de governança corporativa e de controle interno sobre a evolução e a internacionalização das normas de contabilidade e auditoria, Publicado em Fevereiro/2015 na cidade de Porto Alegre - RS, de autoria do Prof. Claudio Moraes Machado, tem o propósito de realçar a importância dos preceitos de Governança Corporativa e de controle interno e gerenciamento de riscos, inseridas nos novos padrões internacionais de contabilidade (IFRS) e de auditoria, resultando em melhorias e mais qualificadas praticas, cujo processo de aceitação no mercado global avança aceleradamente.

No primeiro capitulo: Introdução, o autor começa realçando o que é controle interno, o autor refere-se a varias citações de diversos autores, O primeiro parágrafo também fala sobre a implementação de harmonização e convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs), ás normas internacionais de relatórios financeiros (International Financial Reporting Standards – IFRS), e os princípios e as práticas de controle interno de gerenciamento de riscos.

No segundo capítulo: Governança Corporativa, cujo subtítulo também é introdução o autor descreve em uma linha  o que significa governança corporativa para uma entidade, e logo abaixo o autor descreve uma citação sobre a aplicação da governança corporativa aplicada as empresas citação essa de autoria do IBGC.

Soma-se a essas informações a, Finalidade de governança corporativa aonde o autor explica com as seguintes informações que é aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital, contribuir para sua perenidade, mediante estratégia das corporações, gerenciamento eficaz das organizações, com eficiências de suas operações e a geração de resultados em uma adequada taxa de retorno aos acionistas, com respeito à sociedade, ao meio ambiente e ao interesse social.

Outro Assunto também abordado no segundo capitulo são as Forças de Controle, aonde o autor a define com uma citação dos autores Rossetti e Andrade (2011, p211), e abaixo da citação o autor define em tópicos quais são as forças externas à corporação ou internas a ela.

No segundo capitulo também e abordado os Princípios de Governança Corporativa, aonde o autor esclarece todos os princípios um por um em tópicos.

Os capítulos são estruturados em itens, apresentados com texto curto e com um ou mais exemplos, outro item apresentado no texto se refere aos mecanismos de governança, aonde a governança corporativa se faz por meio de um sistema eficiente de mecanismos internos e externos, capaz de mitigar os problemas de agencia ou de interesses de acionistas e executivos.

O leitor também irá encontrar no segundo capítulo o Tema, A Ética Como Valor Maior, aonde há uma definição da palavra ética que vem da palavra grega ethos, que significa hábitos e costumes. E no seu conceito cientifico ética é o ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau certo ou errado, e logo abaixo também a uma citação do autor Lopes de Sá, composta em sua obra “ Ética e Valores Humanos”.

Logo abaixo o livro também relata no segundo capitulo, A importância da Governança corporativa, Surgida recentemente no ano de 1991. Foi incentivada pela OCDE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com