TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRICO DAS EMPRESAS PESQUISADAS

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.520 Palavras (15 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        HISTÓRICO DAS EMPRESAS PESQUISADAS        4

3 DESENVOLVIMENTO        5

4 CONCLUSÃO..........................................................................................................14

REFERÊNCIAS        15



  1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho visa demonstrar os passos utilizados para abrir uma empresa, orientados por uma análise de mercado e plano de marketing para aumentar as chances de sucesso do empreendimento.

        O objetivo geral é, com base em entrevistas para benchmarking e depois de analisá-las, definir o projeto de abertura de uma empresa de confecções em Piripiri. Para isso, será feita a análise de mercado, o plano de marketing, o plano sumário e, por fim, a produção e a logística.


  1. HISTÓRICO DAS EMPRESAS PESQUISADAS

2.1 EMPRESA MEDIDA EXATA

A empresa pesquisada Medida Exata (Jackson Murier Pacífico Vieira - ME) foi fundada no ano de 2007 com capital próprio. Inicialmente o quadro de funcionários era composto por apenas quatro pessoas passando posteriormente para quarenta. A organização especializou-se em confecções de peças íntimas expandindo produção, ao longo dos anos, para confecções em geral, como, saias, blusas, shorts, calças jeans, dentre outros. Houve um crescimento de 400%, durante esses anos, em quantidades de itens diversos a serem produzidos. Totalizando, atualmente, uma produção de 110 mil peças fabricadas por mês.

2.2 EMPRESA PEQUENA INTIMIDADE

        A Pequena Intimidade, fundada em 1997, por Marcos Vinicius de Melo Cruz, começou com a necessidade de aumentar a renda da família. No início, havia somente uma máquina de costura e um funcionário. Inicialmente confeccionavam calcinhas infantis, para hoje englobar de homewear a lingerie masculino e feminino. Com isso, foi preciso contratar mais pessoas, contando atualmente com trinta colaboradores. A empresa atualmente chega a produzir doze mil peças por mês.


  1. 3 DESENVOLVIMENTO

        Segundo Dornelas (2007), um empreendedor ao planejar inserir uma empresa no meio organizacional é fundamental uma definição de como esse mercado está no momento, por isso a importância de uma análise de mercado. Dessa forma, o principal meio de conseguir informações é através da pesquisa de mercado que consiste na coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor:

  • Análise do Setor: geralmente são descriminamos os objetivos. Dessa forma, questiona-se qual a estrutura da indústria em relação a esses objetivos? Há outros concorrentes com os mesmo objetivos? É necessário verificar quais as práticas de marketing todos estão realizando, além do composto de marketing em si. Assim, é provável que a empresa obtenha oportunidades no mercado ao perceber mudanças em nichos específicos, possivelmente os consumidores de alto poder aquisitivo.
  • Descrição do Segmento do Mercado: é fundamental que a empresa saiba exatamente onde ela vai atuar, por isso será necessário identificar o segmento de mercado-alvo. Algumas questões devem ser respondidas para que se apure melhor a praça que se quer entrar: qual o market-share? Qual o potencial do mercado? O mercado encontra-se bem atendido? Quais oportunidades para o seu produto obter uma maior participação?

        Dessa forma, a análise de mercado permite conhecer de perto o meio onde o produto se encontra sendo este composto pelo ambiente, pela concorrência e pelo perfil de consumidor. Com base na teoria explicitada e no trabalho proposto, a empresa do setor de confecções criada será a Suave Sedução (razão social: Piripiri Indústria Íntima Ltda). A organização, inicialmente, produzirá moda íntima feminina como calcinha e sutiã.

        A análise do mercado local, acerca das possibilidades em inserir mais uma empresa do setor de confecção, mostrou-se a favor em decorrência da sucessiva ascensão do setor industrial. Esse diagnóstico situacional foi desenvolvido através dos seguintes tópicos:

  • Análise do setor: a indústria de confecções é variada, embora a sua maior força esteja no mercado de roupas íntimas. Dessa forma, a região de Piripiri é considerada um pólo industrial. É na exportação que alcançam seu maior faturamento. Exportam para o resto do estado, Maranhão e Ceará. O mercado local também importa principalmente de Fortaleza e Caruaru e centros regionais da indústria de confecção. Dessa forma, em virtude do número de fábricas na cidade existe mão-de-obra especializada disponível. Assim, esse é um fator importante na hora de decidir entrar nesse setor.
  • Descrição do Segmento de Mercado: A moda íntima é o setor dominante no cenário local e os concorrentes consolidados não competem tanto entre si localmente, uma vez que vendem mais exportando. Além disso, é possível conseguir conhecimento da cadeia de produção com mais facilidade, por isso este setor será o alvo da empresa. O foco é a consumidora de classe média, jovem, variando de 18 a 35 anos, empregada ou cursando uma faculdade, que sejam despojadas ou desejem demonstrar sensualidade sem vulgaridade. O objetivo será instalar uma loja da fábrica na cidade, investir em propaganda em revistas, jornais e rádios locais para atrair o público-alvo a visitá-la. A equipe de vendas cuidará de passar a imagem adicional da empresa e de seus produtos. O mesmo tipo de consumidora será alvo em outras cidades onde o produto será exportado. A logomarca deve transmitir o conceito da marca por onde for.

        Um fator importante para o sucesso da inserção de uma empresa no mercado é o uso do marketing. Este se torna fundamental por ser caracterizado pela busca constante da satisfação das necessidades e desejos dos clientes. Assim, a elaboração do plano de marketing é uma ferramenta essencial para tirar proveito das oportunidades no mercado (ANJOS, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com