TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.550 Palavras (19 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 19

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA[pic 1]

FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

CURSO DE CIÊNCIAS CONTABEIS

LIDERANÇA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ituiutaba,Mg 04 de Dezembro de 2014

Introdução

Cada vez mais as organizações vêm se preocupando em implantar uma gestão de qualidade e organização, e isso depende muito da otimização do potencial humano. As organizações precisam satisfazer as necessidades de seus colaboradores responsáveis pelos produtos e serviços oferecidos. Isso inclui zelar pela higiene, segurança e qualidade de vido no trabalho.

Zelar pela integridade física e mental das pessoas no ambiente de trabalho esta relacionado com a aplicação da higiene, zelando pelo bem-estar e condições de trabalhos asseguradas. Cuidar da segurança do trabalhador , seja pela eliminação de condições inseguras, seja pela instrução ou pela implantação de práticas preventivas, constitui uma das bases adequadas para a preservação da força de trabalho.

Levar em consideração as questões do bem-estar dos colaboradores dentro e fora da organização garante um maior desempenho dos mesmos na realização de suas atividades. Implantar programas de incentivo dentro das organizações, e também programas sociais como assistência médica, auxílio refeição e transporte é zelar pela satisfação de todos dentro e fora da organização.

Higiene no trabalho

“A Higiene do Trabalho está relacionada com as condições ambientais de trabalho que assegurem a saúde física e mental e com as condições de saúde e bem-estar das pessoas”. (Chiavenato, 2005).

Segundo Chiavenato (2008, p. 471) “Higiene do Trabalho refere-se a um conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas”.

“Higiene do Trabalho está relacionada com a busca de condições de trabalho saudáveis e higiênicas”.(Chiavenato, 2008).

Chiavenato relaciona os principais itens do programa de Higiene do Trabalho com:

  • Ambiente físico do trabalho.

A iluminação adequada a cada tipo de atividade; a ventilação para remoção de gases, fumaça e odores desagradáveis, bem como afastamentos de possíveis fumantes ou utilização de máscaras; a manutenção de níveis adequados de temperatura; a remoção de ruídos ou utilização de protetores auriculares; o conforto, o ambiente agradável, repousante e aconchegante.

  • Ambiente psicológico de trabalho.

 Relacionamentos humanos agradáveis; tipo de atividade agradável e motivadora; estilo de gerencia democrático e participativo; eliminação de possíveis fontes de estresse; envolvimento pessoal e emocional.

  • Aplicação de princípios da ergonomia.

Máquinas e equipamentos adequados às características humanas; mesas e instalações ajustadas ao tamanho das pessoas; ferramentas que reduzem a necessidade de esforço físico humano.

  • Saúde ocupacional.

 Está relacionada com a assistência médica preventiva. Envolve exames médicos exigidos legalmente além de executar programas de proteção à saúde dos funcionários, palestras de medicina preventiva, elaboração do mapa de riscos ambientais, relatório anual e arquivos de exames médicos com avaliação clinicam e exames complementares. Um programa de saúde ocupacional estabelece um sistema de indicadores, abrangendo estatísticas de afastamentos e acompanhamentos de doenças; desenvolve sistemas de relatórios médicos; desenvolve regras e procedimentos para prevenção médica; recompensa aos gerentes e supervisores pela administração eficaz da função da saúde ocupacional.

A higiene do trabalho tem caráter eminentemente preventivo, pois objetiva a saúde e o conforto do trabalhador, evitando que adoeça e se ausente provisória ou definitivamente do trabalho. Os principais objetivos são: eliminação das causas das doenças profissionais; redução dos efeitos prejudiciais provocados pelo trabalho em pessoas doentes ou portadoras de necessidades especiais; prevenção de agravamento de doenças e de lesões; manutenção da saúde dos trabalhadores e aumento da produtividade por meio de controle do ambiente de trabalho.

Programa 5S

        O Programa 5S é um sistema de cinco conceitos básicos e simples, e são importantes dentro do Sistema da Qualidade Total. Esses conceitos vieram das empresas japonesas, onde elas buscaram implantar o 5S, visando à melhoria na organização, como uma reestruturação e uma “limpeza” nas fábricas. Um dos motivos foi uma grande crise de competitividade depois da 2ª Guerra Mundial.

        As empresas brasileiras buscaram esse método a partir dos anos 90, pois o programa 5S se fundiu mundialmente, pois foram notáveis os resultados positivos que a implantação do programa traz a empresa.

        Os Cincos conceitos são:

        1º S – Seiri – Senso de Utilização ou Descarte

        2º S – Seiton- Senso de Arrumação ou Organização

        3º S – Seiso – Senso de Limpeza

        4º S – Seiketsu – Senso de Higiene

        5º S – Shitsuke – Senso de Autodisciplina ou Ordem mantida.

        Para o sucesso do programa é necessário à conscientização de todos os colaboradores, informando sobre o programa e os objetivos que a empresa pretende alcançar com essa implantação, para sim cada funcionário buscar os mesmos objetivos.

        O 5S busca uma melhoria dentro do ambiente de trabalho, pois auxilia na reorganização da empresa, ou seja, na facilidade para identificar materiais, no descarte de itens obsoletos, na limpeza geral dentro da empresa.

        

Passo a Passo para implantação do 5S:

        1º S – Seiri – Senso de Utilização ou Descarte

        Separar o útil do inútil, eliminando o desnecessário. Ou seja, classificar os objetos como os que são usados sempre, e deixar próximos ao local de trabalho, os que são usados ocasionalmente, colocar mais afastado do local de trabalho, os objetos que são usados raramente, determinar um local e colocar separado dos demais, e os desnecessários deve ser descartado, podendo ser vendido, doado, ou reformado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.5 Kb)   pdf (347.3 Kb)   docx (914.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com