TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marcas e Patentes

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.453 Palavras (10 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Aluno Aluno Aluno

TÍTULO DO TRABALHO

SANTA MARIA, RS

2016

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO............................................................................................................

X

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................

X

3 CONCLUSÃO............................................................................................................

X

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  (sem numeração)............................................

X

1 INTRODUÇÃO

A introdução deve conter a delimitação do tema, o problema, a justificativa e o objetivo do projeto, que podem vir em subseções separadas ou não. É muito importante ressaltar que a delimitação do tema requer clareza a respeito do campo de conhecimento a que pertence o assunto. O problema é o objeto de pesquisa ou de estudo. Optou-se, neste exemplo, em separar em subseções a justificativa e o(s) objetivo(s).

  1. JUSTIFICATIVA

Na justificativa mencionam-se a relevância científica do trabalho, a contribuição da pesquisa e que benefício poderá trazer à comunidade ou à sociedade. Ainda devem estar claros o motivo da escolha do tema e as possibilidades de realização da pesquisa.

  1. OBJETIVOS

A definição dos objetivos determina o que se quer atingir com a realização do trabalho de pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. Uma sugestão interessante, na redação dos objetivos, é utilizar, no início das sentenças, o verbo no infinitivo, tais como: esclarecer tal coisa, definir tal assunto, procurar aquilo, permitir algo, demonstrar alguma coisa, entre outros. Alguns autores separam os objetivos em objetivo geral e objetivos específicos, mas não há regra a ser cumprida quanto a isso. Caso se opte em separá-los, tem-se:

  1. Objetivo geral

O objetivo geral vincula-se à própria significação geral do tema proposto pelo projeto, ou seja, significa traçar as principais metas que norteiam a pesquisa.

  1. Objetivos específicos

Descrever aqui o(s) propósito(s) específico(s) para atingir um ponto de vista do tema, um ângulo a ser pesquisado, permitindo atingir o objetivo geral. Aconselha-se, na redação desta seção, não ser prolixo.

EXEMPLO DE INTRODUÇÃO

Toda empresa para dar segmento as suas atividades fins, necessita de uma infraestrutura adequada onde se faz necessários dos mais diversos bens, ao qual constitui o imobilizado da empresa. Nesse contexto devemos considerar que tudo com o passar do tempo perde o seu valor devido ao uso e desgaste dos mesmos.

Mas a importância da depreciação, atualmente, compreende um papel maior que a simples correção do valor de um ativo imobilizado diante o desgaste em função de sua utilização ou obsolescência tecnológica. As empresas adotam diversos critérios para depreciar seus ativos fixos, onde, afeta diretamente as demonstrações financeiras e é frequentemente utilizada em contratos, evidenciações ao mercado de capitais, controle e tomada de decisões internas e apurações de impostos.

São vários os conceitos e métodos existentes na teoria contábil para calcular a depreciação, cada autor destaca requisitos que considera importantes no sentido de registrar os efeitos desta sobre os ativos fixos das empresas.

A doutrina contábil, disseminada através de livros, artigos, revistas, normas e pronunciamentos técnicos entre outros, disponibiliza aos seus usuários vários métodos que podem ser utilizados para calcular a depreciação. Estes evidenciam técnicas distintas para o tratamento da parcela do capital que se consome com o decorrer da vida útil dos bens do imobilizado. Tais técnicas devem ser objeto de atenção dos gestores no processo de investimento, pois a escolha inadequada influenciará na recuperação do investimento realizado.

Devido a esta diversidade conceitual e metodológica, pouco explorada pela classe contábil, que utiliza conceitos mais elementares sobre depreciação para o simples atendimento da legislação tributária, acaba deixando de lado uma das principais ferramentas da contabilidade que é auxiliar no processo de tomada de decisão.

Além disso, o regulamento do imposto de renda (RIR/99), através do decreto de lei nº 3000/99, exige que o método utilizado para calcular a depreciação seja o linear, acentuando ainda mais a adoção de um método que utiliza prazos de vida útil, tabelados e divulgados pelas autoridades tributárias, o que prejudica a análise do desempenho empresarial, visto que, tributariamente não permite comparações com outros métodos no que se refere à distribuição dos recursos com os desembolsos pelo imposto de renda.  

Por não conhecer a relevância da informação contábil no que tange os métodos de depreciação, as análises de investimento em ativos fixos, acabam tornando-se meros simuladores do método linear, deixando de contribuir-nos diversos campos de aplicação da informação contábil, sejam na área de custos, na contabilidade gerencial ou na área financeira.

2 DESENVOLVIMENTO

O referencial teórico do assunto deve estar diretamente relacionado à pesquisa. Requer um levantamento bibliográfico cuidadoso, que deve ser organizado numa sequência lógica e garantir a fonte (autor, obra, data). A seguir são exemplificadas citações com mais de três linhas e com menos de três linhas. No que concerne à Política Nacional de Saúde do Idoso, conforme Gordilho  (2000,p.24), destacam-se:

A promoção do envelhecimento saudável, a manutenção e a melhoria ao máximo possível da capacidade funcional dos idosos, a prevenção de doenças, a recuperação da saúde daqueles que adoecem e a reabilitação daqueles que venham a ter a sua capacidade funcional restringida [citação longa, mais de 3 linhas].

        

Entre os fatores para a efetiva longevidade do ser humano um tem sido apontado, em estudos, com muita força: a nutrição. “Várias mudanças decorrentes do processo de envelhecimento podem ser atenuadas com uma alimentação adequada e balanceada nos aspectos dietético e nutritivo” (SALGADO, 2003, p.31). [Citação direta curta, até 3 linhas.]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com