TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia das ciencias

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

A leitura racional comporta, assim, uma subdivisão em níveis, que constituem etapas de aprofundamento da interpretação. Explique o que você entende por denotação, interpretação, crítica e problematização. (ativ. 1 valor: até 1,25 pontos).

Dedução é o primeiro nível da leitura racional de um texto, visando sua compreensão, onde de divide em várias etapas como: vocabulário dados sobre o autor, finalidade para a qual foi escrito o texto, autores obras etc. procurando sempre a ideia central do texto e analisando o desenvolvimento do raciocínio do autor, como ele trata a ideia por exemplo. O texto literário também apresenta uma ideia central ligada ao raciocínio logico encontrado através das situações apresentadas.

Interpretação é o segundo nível de leitura racional. Procuram os significados escondidos do texto, os significados conotativo ou figurativo, fazendo perguntas do tipo: quais os valores que apresentam? O que o autor quer mostrar ou demonstrar com esse texto? etc. E é nele que avaliamos mais a fundo os diversos elementos que compõem o texto e misturamos ideias e valores presentes no texto com a situação histórica da época.

Critica é o terceiro nível de leitura racional. Trata-se da critica que não depende do nosso gosto e que está fundamentada em aspectos do próprio texto. Ao chegar a esse ponto da leitura, teremos dizer se o texto. Só a partir desse momento que podemos dizer se o texto é bom ou ruim. Cada pessoa pode ter uma opinião diferente do mesmo texto umas gostam mais outras menos, mas isto é bom, pois a diversidade aumenta a curiosidade permitindo perceber aspectos do texto não visto antes.

Problematização é o quarto e ultimo nível de leitura racional. Onde nos perguntamos sobre outras possiblidades e exercitamos a imaginação coerência e o raciocínio despertando curiosidade para novos significados, para novas leituras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (36.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com