TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO DAS VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS EM PERÍODOS DE RECESSÃO E CRESCIMENTO ECONÔMICO

Por:   •  22/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  872 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

CURSO: EAD CIÊNCIAS CONTABÉIS  CAMPUS: POLO UVA TIJUCA

DISCIPLINA: ANALISE ECONÔMICA E MERCADO

ATIVIDADE

COMPORTAMENTO DAS VARIÁVEIS MACROECONÔMICAS EM PERÍODOS DE RECESSÃO E CRESCIMENTO ECONÔMICO

Situação problema:

Um determinado país precisa analisar dois cenários econômicos distintos, um com retração econômica e outro com crescimento econômico, com variáveis macroeconômicas, tais como: taxa de inflação, taxa de juros, PIB e câmbio para saber como a economia deste país vai ser comportar diante destas duas situações.

[pic 1]

Sendo assim, faça a sua análise tendo como base nas seguintes perguntas:

a) Qual cenário caracteriza maior fragilidade na condução da política macroeconômica? Justifique sua resposta avaliando cada variável apresentada e os desdobramentos no mercado.

b) A decisão de aumentar a taxa de juros (Selic) caracteriza que tipo de política monetária? Justifique sua resposta.

c) Qual variável econômica é diretamente afetada em momento de turbulência externa? Considere em seu argumento o efeito contágio da desaceleração e os desdobramentos para o país.

RESPOSTA:

a) CENÁRIO 1.

        Como apresentado no gráfico o cenário 1 possui uma maior fragilidade para a macroeconomia, que tem por objetivo examinar o sistema econômico como um todo. Tal justificativa se faz possível pelos seguintes fatos:

- taxa de inflação

 

Pode ser definida como o aumento percentual dos preços num determinado período de tempo.

Com o aumento da inflação, ocorre um comprometimento no poder de compra, desvalorizando também os salários. Com uma elevada taxa de inflação, não se pode comprar tantos produtos. Sendo assim, apesar de ganharem o mesmo salário, os consumidores passam a comprar menos.

No gráfico a taxa de inflação do cenário 1, encontra-se muito mais elevada em comparação a taxa do cenário2. Fatos históricos comprovam que o problema na inflação ocorre a décadas tento seu período mais elevado em janeiro de 1980 a julho de 1994. Em 1994 com a implantação do Plano Real a inflação foi controlada. Com a inflação os preços ajustan-se  mensalmente com frequência. Pode ser elevada ou reduzida, cada ação geram consequências no mercado na compra e procura dos produtos e serviços.

A taxa estando elevada como apresentado no primeiro cenário ocorrerá uma baixa procura e um grande prejuízo para a economia.

- taxa de juros selic

A taxa Selic é a  medida de juros que o governo brasileiro paga por empréstimos. Os bancos emprestas ao governo com o aumento das taxas, porém ocorrendo uma queda os bancos oferecem empréstimos aos consumidores para obter maiores juros.

Com a taxa selic alta pode ocorrer um favorecimento para as empresas e um prejuízo para os consumidos ou vice e versa.

O governo usa essa taxa como instrumento para controlar a inflação. Se a Selic é alta, há menos dinheiro em circulação e menos procura para consumo produtos e serviços. Se a demanda é menor, os preços caem.

Embora a taxa de juros desempenhe um importante papel nos investimentos e poupanças, não é uma garantia de lucro permanente.

- PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) pode ser definido como valor monetário abrangendo toda a riqueza gerada no país durante determinado período, correspondendo geralmente a 1 ano. No gráfico o cenário 1 em contrapartida com o cenário 2, possui uma taxa muito baixa.

Podemos também descrever o PIB como uma medida que valores dos bens e serviços produzidos no território nacional. Referente ao gráfico o país não teve uma considerável produção nesse período de tempo. Sendo um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com