TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  22/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  865 Palavras (4 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

KAREN LARISSA DA SILVA FREITAS

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

MACEIÓ

2019

KAREN LARISSA DA SILVA FREITAS

COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES

[pic 1]

MACEIÓ

2019

       O Comportamento Organizacional é o estudo dos indivíduos (individualmente ou em grupo) e o do seu comportamento dentro do contexto de uma organização e num determinado ambiente de trabalho. Estuda as ações e atitudes de indivíduos. Envolve o estudo da aprendizagem, percepção, criatividade, motivação, personalidade, o desempenho da tarefa, o comportamento cooperativo, os comportamentos desviantes, ética e cognição. O objetivo principal do Comportamento Organizacional será obter uma melhor e maior compreensão dos diferentes fatores que podem influenciar a dinâmica individual e em grupo num ambiente organizacional, o objetivo secundário: os indivíduos e os grupos duma organização possam tornar-se mais eficientes e eficazes.

1 – QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE GRUPOS E EQUIPES?

      No meio corporativo, é muito comum que grupos e equipes sejam definidos como a mesma coisa. Porém, essas palavras têm conceitos diferentes e também impacto direto no cotidiano de uma empresa, e, por esse motivo, que os gestores precisam entender a diferença entre grupo e equipe.

     O grupo, tende a trabalhar voltado para um mesmo objetivo, com papeis e funções definidos. A maioria das vezes ninguém sabe direito o que o outro pensa, devido à falta de comunicação. Cada um trabalha por si e seus líderes aparecem apenas para ordens e/ou repreensões. São um conjunto de pessoas com objetivos comuns.

As equipes, completamente diferente do grupo, na equipe os membros estão voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções bem definidas e uma série de fatores positivos, como criatividade, sinergia, habilidades, troca de experiências, etc. Na equipe, todos são muito transparentes e seus líderes estão sempre atentos e disponíveis a todo momento e atuam próximos as equipes, em conjunto com os membros.

Grupos x Equipes:

  • Responsabilidade pelo resultado: nos grupos a responsabilidade é individual, nas equipes, ganhar ou perder é a responsabilidade de todos;
  • Esforço: nos grupos, cada pessoa trabalha para alcançar um determinado resultado; nas equipes todos os trabalhos se complementam para alcançar um fim único;
  • Integração e relacionamentos: nos grupos os relacionamentos interpessoais são quase neutros, ou até inexistentes. Nas equipes é necessário que existam atitudes positivas quanto aos relacionamentos;
  • Habilidades dos indivíduos: nos grupos, cada indivíduo tem suas habilidades – e como eles não dependem do outro, essas habilidades não se somam. Já numa equipe, as habilidades de cada um são constantemente testadas e melhoradas através do relacionamento entre os membros, e todos cão ficando melhores.

2- QUAL O PAPEL DOS LIDERES E SEUS LIDERADOS NAS ORGAIZAÇÕES?

     O papel do líder é fundamental no gerenciamento do capital humano e é por esse motivo que existe uma expectativa muito grande quanto ao desempenho desse profissional. Quando o papel da liderança nas organizações é bem exercido, os colaboradores conseguem atingir um bom nível de produtividade.

    Isso faz com que a equipe como um todo consiga trabalhar por igual mantendo a qualidade da entrega. Dois aspectos são comuns à maior parte dos programas de treinamento de liderança. O primeiro, é o desenvolvimento da capacidade de enxergar cada subordinado como uma pessoa "única", com características, expectativas, ambições, desejos e necessidades próprias. O segundo, como consequência do primeiro, é o entendimento de que, para cada tipo de colaborador, é necessário que se aplique um estilo de liderança apropriado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com