TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONTADOR E O MARKETING DE SERVIÇOS

Por:   •  10/8/2020  •  Artigo  •  3.475 Palavras (14 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 14

O CONTADOR E O MARKETING DE SERVIÇOS

RESUMO

A Contabilidade é conhecida como a linguagem dos negócios e vem evoluindo cada vez mais em ambientes competitivos.

Este artigo relata as mudanças pelo qual o profissional contábil está passando para satisfazer as exigências dos usuários e ter a confiabilidade da sociedade, perante todas as transformações ocorridas no mundo.

No entanto, o principal objetivo deste é o de relatar qual é o perfil do Contador, qual sua área de atuação e qual a importância do Marketing de Serviço e o Marketing Social para o Contador.

INTRODUÇÃO

A Contabilidade é uma das profissões mais antigas que existe.

Contudo, percebe-se que a economia e a sociedade estão sempre em constantes mudanças e a Contabilidade tenta acompanhar este processo, de modo a responder às novas exigências que surgem, ou seja, evoluir no sentido de atender as diferentes necessidades de seus usuários.

No entanto, a partir do momento em que os usuários passam a exigir mais da Contabilidade, ou seja, do Contador, este terá que conscientizar, qual é sua real função e renovar seus conhecimentos, por meio da educação continuada “busca incessante da qualificação”.

O Contador, como profissional contábil é responsável por elaborar cenários em uma organização, por meio de planejamentos estratégicos, ou seja, enxergar o futuro, reduzindo assim, incertezas nas constantes tomada de decisões.

Esta pesquisa procura mostrar, qual é o perfil do contador, perante estas mudanças exigidas pelo mercado, em quais atividades e o que será preciso para este poder exercer sua profissão, dentro de uma conduta ética e, com o auxílio do marketing de serviços e o marketing social.

1- O PERFIL DO CONTADOR

Obrigados a exercer de modo uniforme a profissão, a classe contábil brasileira, por meio de aspectos legais e éticos, busca a atualização e adequação a um mercado de trabalho diferenciado, em diversos aspectos e de região para região.

Preocupados com a classe contábil, o Conselho Federal de Contabilidade "CFC" e o Conselho Regional de Contabilidade "CRC"[1], têm como objetivo estabelecer o perfil do sócio-econômico e cultural do contabilista, com o intuito de elaborar objetivos específicos que atente:

- Definir e analisar a situação do contabilista em termos sócio-econômico;

- Conhecer aspectos relacionados com as forças motivadoras ligadas à escolha da profissão;

- Identificar demandas de treinamento e outras formas de apoio do CFC, com o objetivo de aperfeiçoamento profissional;

- Analisar o grau de socialização do contabilista, compreendendo a integração com o meio sócio-econômico e cultural e com a atuação classista;

- Definir alternativas de ação do CFC e dos CRC.

A Contabilidade com o passar dos anos vem evoluindo e modificando não somente suas estruturas, seus princípios, objetivos, etc., mas também o profissional contábil.

Mesmo sendo considerado por todos os brasileiros, como "guarda-livros", o Contador está se preparando para a profissão do futuro.

Por que a profissão do futuro?

Cada vez mais os usuários internos e externos, estão exigindo informações esclarecedoras sobre as demonstrações contábeis e suas análises.

Contudo, o Contador tem a importante função social de mostrar com transparência, onde foram empregados seus recursos, a partir dos seus conhecimentos técnicos e operacionais, com o estratégico.

Além disso, o Contador terá a missão de combater por meio de seus informes, a corrupção de dados falsos.

Além de demonstrar como deverá ser o Contador do futuro, não podemos deixar de ressaltar, a importância da ética do profissional contábil.

Resolução CFC 803/96, de 10 de outubro de 1996, com alterações introduzidas na Resolução CFC 819/97, de 20 de novembro de 1997, o Código de Ética Profissional do Contabilista, é uma peça fundamental para o exercício diário da profissão, em toda sua plenitude.[2]

Pois,  para o Contador é um fator decisivo de competência profissional, quanto a capacidade técnico-científico.

1.1- "O CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTABILISTA"[3]

O objetivo do Código de Ética Profissional é fixar a forma pela qual os contabilistas deva conduzir quando estão executando suas atividades.

1.1.1- DEVERES DO CONTABILISTA

I- Exercer a profissão com zelo, diligência e honestidade, resguardando os interesses dos clientes e empregados;

II- Guardar sigilo sobre o que souber em razão do exercício profissional;

IV- Comunicar, ao cliente ou empregador em documentos reservados, eventual circunstância adversa que possa influir na decisão daquela que lhe formular consulta ou lhe confiar trabalho; etc.

1.1.2.- DAS PROIBIÇÕES

I- Anunciar, em qualquer meio de comunicação, conteúdo que resulte na diminuição do colega, da organização contábil ou da classe;

VIII- Realizar atos contrários à legislação ou destinado a fraudá-la ou praticar, ser definido como crime ou contravenção "infração";

XII- Reter livros, papéis ou documentos, confiados a sua guarda;

XV- Revelar negociação confidenciada pelo cliente ou empregador; etc.

1.1.3- DO VALOR DOS SERVIÇOS PROFISSIONAIS

- O contabilista deve fixar previamente o valor dos serviços, de preferência por meio de contrato escrito;

- O contrato de seus serviços poderá parcialmente ser transferido a outro contabilista, desde que tenha a aprovação do cliente, e preferencialmente por escrito;

- O contabilista fica proibido em disputar seus serviços, oferecendo preços mais baixos de seus honorários, desenvolvendo assim, uma concorrência desleal, prejudicando não somente a classe contábil, o próprio contabilista, mas principalmente o cliente.

1.1.4- DOS DEVERES EM RELAÇÃO AOS COLEGAS E A CLASSE

- A conduta do contabilista em relação aos colegas deve ser de solidariedade, respeito e consideração, conforme os postulados de harmonia da classe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (186.9 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com