TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Como o Controller e a Controladoria estão inseridos no ambiente empresarial globalizado

Por:   •  16/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.305 Palavras (10 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOS

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FERNANDA REINHEIMER

COMO O CONTROLLER E A CONTROLADORIA ESTÃO INSERIDOS NO AMBIENTE EMPRESARIAL GLOBALIZADO

São Leopoldo

2021

1 INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, o mundo vem se tornando cada vez mais aberto e acessível. Com uma movimentação dinâmica nos negócios e isso leva a novos horizontes para as empresas sejam elas de portes pequenos, médios ou grandes. Essas alterações, mudanças que estão ocorrendo levam a um aprendizado muito grande, se recebe muitas informações e consequentemente tem-se transformações significativas. Isso leva a necessidade de constante correção, prevenção e também de reinvenção, por consequência traz também novos problemas gerenciais, administrativos. Logo faz-se necessário tomar atitudes diferentes das que se tem no dia a dia, ou seja, não pode-se manter as coisas como elas estão. O mercado está passando por transições visíveis, constantes e importantes. Logo aprendizado precisa-se estar presente, atendo e inovar se tornou inevitável para as empresas ao quais pretendem competir de forma eficiente e eficaz no atual mercado empresarial globalizado.

Para sobreviver no mercado empresarial dos dias de hoje, as empresas precisam estar buscando constantemente aprimorar a sua gestão, logo entra a controladoria ao qual exerce um papel muito importante no que se refere a gestão empresarial, pois a mesma consegue mapear todos os processos da empresa e informar aonde há necessidade de se mexer, além de auxiliar aos gestores a tomarem as melhores decisões, e assim alcançar os objetivos e metas esperados.

Com isso a controladoria e o profissional de Controller vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas, passou a atuar como criadora e comunicadora de informações na companhia, um subsidio de grande relevância, auxiliando com informações aos gerentes, fazendo planejamentos, executando os mesmos e realizando controles. Apoiando avaliações de desempenho e resultado. Para que tudo saia dentro do desejável e planejado faz-se principalmente necessário controlar. E esse controle não deve se focar nas pessoas, mas sim sobre os processos da companhia.

A controladoria possui uma importante papel nas mudanças de gestão das companhias no mundo globalizado, com uma visão amplamente estratégica, trazendo informações objetivas, confiáveis, rápidas e precisas.

De acordo com Catelli (2001), a controladoria tem como missão gerar através de ações, a disponibilização de instrumentos a gestão, que possibilitem maior convicção no processo decisório.

E para a controladoria exercer um papel eficaz dentro da companhia, ela precisa tem um eficiente sistema de informação, apropriado para gerar os relatórios gerenciais necessários para os devidos acompanhamentos das atividades da companhia.

Essa pesquisa tem em vista trazer de que maneira o Controller e a Controladoria estão inseridos no ambiente empresarial globalizado. Com objetivo de identificar questões e fatores que podem: (a) influenciar a forma de trabalho do controller ou da controladoria; (b) influenciar a necessidade de informações geradas pela controladoria para a tomada de decisão da gestão; e, ainda, (c) indicar qual a melhor decisão no que diz respeito a atuação da área de controladoria em uma companhia global.

2 COMO Controller e a Controladoria estão inseridos no ambiente empresarial globalizado

O mundo está mudando e é nítido que a nossa vida, os negócios, a sobrevivência das companhias, está a cada dia mais difícil. O amanhã está muito incerto. A competição aumenta cada dia, insegurança e medo dos acontecimentos futuros, companhias preocupadas com o mercado e as exigências cada vez maiores, precisam inovar mas ao menos tempo manter preços baixos mas também com resultados bons.

Um mercado com novos cenários constantemente, cada vez mais competitivo, exigente e com grandes avanços tecnológicos. As companhias passam a se preocupar cada vez mais com os processos de gestão internos, como busca da garantia de continuidade e de crescimento, sendo fundamental e necessário que a companhia possua uma estrutura organizacional bem projetada e adaptável às mudanças e aos avanços do mercado, no qual está inserida.

A globalização e a internacionalização da economia tem possibilitado o surgimento de inúmeras empresas estrangeiras no território nacional, consequentemente, trazendo novos investimentos e tecnologias, gerando empregos, inserindo novos produtos no mercado local e de exportação, e o mais importante, cumprindo sua função social e contribuindo para o crescimento da economia local.

Observa-se que muitas destas empresas estrangeiras optaram por iniciar um projeto da base zero, ou fizeram um processo de fusão, aquisição ou incorporação de empresas nacionais.

Neste cenário, o papel da Controladoria e do Controller, assumem um ofício de extrema importância, pois todo este processo acima citado depende de informações contábeis e financeiras para a avaliação e monitoramento do empreendimento, assim como, a remessa de informações para a matriz no exterior para fins de avaliação e consolidação de resultados por parte do sócio estrangeiro. (CAROTA, 2019, p. 16-17)

A globalização teve impacto relevante nas funções da Controladoria, ao qual cada vez tem mais atividades complexas. Com passar dos anos, a Controladoria atual e moderna é responsável por analisar dados, apresentar diagnósticos atualizados e gerar dados concisos, e inclina-se à se tornar um banco de dados e de informações financeiras e não financeiras que serve de suporte para que os gestores possam sustentar suas decisões.

Com as constantes transformações ocorridas no mercado, as empresas dependem cada vez mais da confiabilidade das informações geradas pela contabilidade para que possam antecipar suas decisões e, dessa forma, garantir não só a sobrevivência, mas também o seu crescimento e desenvolvimento. Nesse processo, passaram a perceber mais claramente a necessidade de ter à disposição informações consolidadas capazes de fornecer à alta direção todas as ferramentas necessárias para que as decisões tomadas resultassem no atingimento das metas estabelecidas, em alinhamento com a missão da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (111.7 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com