TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  10/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Ciências Contábeis

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

TELÊMACO BORBA- 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Ciências Contábeis

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Comportamento Organizacional, ministrado pela Profª Ma. Yaeko Ozaki, tutora à distância Laura Patrícia Torres do curso de Ciências Contábeis, turno noturno da Universidade Anhanguera Uniderp.

Telêmaco Borba 2013

Sumário

Introdução 4

1. Capítulo I 5

1.1 Definição de Comportamento Organizacional 5

1.2 Comparação de Definições 5

1.3 Sistemas Abertos e Fechados 5

2. Capítulo II 6

2.1 Pesquisa sobre Inovação 6

2.2 Inovação Tecnológica 8

3. Capítulo III 9

3.1 Comparação da Figura como Texto 9

4. Capítulo IV 9

4.1 Definição de Percepção e comunicação 9

4.2 Percepção e comunicação na Arte de Administrar 9

Conclusão 11

Referências Bibliográficas 12

Introdução

Para administrar uma empresa, nos dias de hoje, requer muito mais do que o simples ato falar e sim o ato de fazer, exercício das funções básicas de gerenciar, como planejar, organizar e controlar os defeitos que acontecem dentro do dia-a-dia das organizações.

As necessidades para uma empresa que possuem nesse “comportamento organizacional” exigem de todos dentro dessa determinada empresa que sejam muito habilidosos para estudar o impacto de indivíduos que especificamente estão relacionadas com o emprego que enfatiza-se o comportamento relativo a trabalho,rotatividade,produtividade,o desenvolvimento humano e administração.

Ela estuda o comportamento de indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito de estrutura sobre o comportamento de tais, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente.

Para conquistar sucesso nas metas da organização, todos nós temos que ser eficiente no que estamos fazendo dependendo do que seja a ser desenvolvida, por isso nossa equipe desenvolveu o trabalho que traz o que é necessário para esse desenvolvimento dentro dessa organização.

1. Capítulo I

1.1 Definição de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional é o estudo do comportamento dos indivíduos e grupos dentro das organizações, ou seja, como eles reagem a determinadas situações no ambiente de trabalho.

Este estudo é necessário para que com base nas informações levantadas sejam levantados pontos de melhoria no ambiente de trabalho, melhorando assim a produtividade e desempenho dos indivíduos.

1.2 Comparação de Definições

Segundo Idalberto Chiavenato Comportamento Organizacional é o estuda da dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas. É uma ciência interdisciplinar. Por ser um sistema cooperativo racional, a organização só pode alcançar seus objetivos se indivíduos que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que sozinhos jamais conseguiriam.

Segundo James L. Bowdith é o estudo do comportamento humano dentro das organizações, a influência que a organização tem sobre os indivíduos. A maneira de como a organização reage em determinados momentos relacionada aos seus funcionários.

1.3 Sistemas Abertos e Fechados

Segue abaixo o comparativo entre a visão dos autores Idalberto Chiavenato e James L. Bowditch.

Idalberto Chiavenato James L. Bowditch

- Sistemas Abertos: De elevado permeabilidade, ou seja, tem muitas entradas e saídas que permitem intensas transações com o seu ambiente externo. Por essa razão apresenta pouca previsibilidade no seu comportamento.

Ex: Organizações, economia global ou nacional, seres vivos ou orgânicos, mercados, pessoas. - Sistemas Abertos: Sistemas que interagem com o seu meio ambiente e são influenciados por forças maiores.

Ex: Organizações, empresas.

- Sistemas Fechados: De pouca ou nenhuma permeabilidade, ou seja, pouquíssimas entradas e saídas em relação ao ambiente externo. Na verdade nunca há um sistema totalmente fechado. Suas entradas e saídas são limitadas, bem conhecidas e perfeitamente determinadas, guardando entre si uma relação de causa e efeito. Por essa razão apresenta elevada previsibilidade no seu comportamento.

Ex : Motores, artefatos, programações e orçamentos. - Sistemas Fechados: São sistemas completamente auto suficientes, que não envolvam qualquer interação com o meio ambiente.

Ex: Termostato

Portanto, concluímos que os Sistemas abertos e fechados se diferem pelas entradas e saídas de informações, o Sistema Aberto está em constante mudança enquanto o Sistema Fechado tem uma relação limitada com o ambiente externo.

2. Capítulo II

2.1 Pesquisa sobre Inovação

Realizando pesquisa sobre o conceito de Inovação com pessoas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com