TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  12/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.348 Palavras (6 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 6

Entrevista – José Luiz Gimpel, ex-diretor executivo da Utilità

Sobre a Empresa

1 – Razão Social da Empresa

Gimpel e Souza Ltda, nome fantasia UTILITÀ, sediada na cidade do Rio de Janeiro, com Administração e Armazém no mesmo endereço.

2 – Porte

Médio, tendo cerca de 12 funcionários e 10 Representantes Autônomos, além de empresas terceirizadas atendendo aos serviços de contabilidade, TI, importação e despachante aduaneiro, comunicação e propaganda, e associação a empresas de Feiras e sindicatos de classe.

Faturamento médio anual de R$5.000.000,00 atingido, através de vendas diretas, internet e em grande parte obtidas em Feiras Nacionais para Lojistas e empresas do segmento de atuação – Houseware , Produtos para Casa – utilitários, cozinha,mesa posta e decoração.

3 – Segmento de atuação

Houseware, com destaque para Utilitários para uso residencial, objetos utilizados em Mesa Posta, cozinha, bar e Decoração.

Empresa atacadista principalmente de produtos importados, oriundos de todo o mundo, principalmente de países como China Continental, Taiwan, Turquia, Portugal, França, Alemanha, USA e Índia.

Venda para clientes pessoa jurídica, dentre os quais lojistas de pequeno, médio e grande porte. Tendo atingido vendas para mais de 5.000 clientes lojistas e do ramo, como Buffets, Restaurante, e firmas de venda por e-commerce.

4 – Tempo de atuação no Mercado

A Utilità operou por cerca de 23 anos, tendo iniciado seu trabalho de atacadista em 1996, tendo um grande crescimento por volta de 2004-2009, e uma queda em suas atividades a partir de 2015 , com a política antidumping do governo federal, que taxou várias linhas de produtos da empresa oriundas da China Continental, com sobretaxas superiores a 500%, o que inviabilizou a continuidade destas linhas , que montavam em mais de 70% do faturamento da Utilità. Além das sobretaxas sobre os produtos, presenciou-se alguns anos de recessão, que afetaram sobremaneira as atividades comerciais da empresa.

5 – Produtos ou serviços oferecidos ao Mercado

Dentre os principais produtos da Utilità, temos:

Talheres de Aço e com Cabo Decorado. Mais de 30 tipos para serviço em Casa, apresentados com 30 peças para atender a 6 pessoas. Vendidos para lojistas, sites e Buffets. Vendidos em Caixas Litografadas com visor, com a trade mark de SilverStar, sendo exclusiva da Utilità. Dentre os padrões mais conhecimentos no mercado, havia a decoração imitando o Bamboo em seu cabo, tendo feito parte de apresentações em programas conhecidos como da Ana Maria Braga, e sites como o Shoptime, além de fazerem decoração em Novelas da Globo. Talher sendo vendido há mais de 20 anos, com muito sucesso, tendo sido difundido pela Utilità, que estabeleceu seu padrão, cor e espessura de Lâmina e qualidade de aço aos fabricantes chineses.

Aparelhos de Jantar em Porcelana . Mais de 20 padrões, com 30 peças para 6 pessoas. Sendo que a Utilità , foi uma das poucas que vendiam em Jogo para 6 e não em jogos para 4 pessoas, que era o padrão americano, utilizado no Brasil no início do ano 2.000. O molde que mais fez sucesso foi o modelo Bowl, em que a borda não era chapada e sim abaulada, sendo que a Utilità , através de pesquisa e faturamento dedicou-se a encomendar este modelo Bowl. Tentou-se muitas decorações, sendo que o floral e os de Poá ( bolinhas de cor, dentre as quais a preta), tiveram enorme aceitação. As cores de pantone do ano eram levados em consideração, na determinação de cores para a compra das decorações do ano.

Taças , Copos e objetos em Vidro. Mais de 30 Modelos, dos mais diversos tipos , cores, e modelos. Fomos distribuidores exclusivos da Libbey , americana, da Crisal , portuguesa, da Cerve , italiana , dentre outras. Chegamos a ter linhas chinesas coloridas e transparentes, mas devido a problemas de quebras no transporte, optamos a não mais trabalhar com esta origem. Introduzimos a venda residencial de taças de alta resistência, que foram as taças da Libbey, de vidro grosso, quase inquebrável, até hoje muito utilizados nos hotéis e restaurantes americanos.

6 – Número de funcionários

Trabalhamos com um número pequeno de funcionários com carteira assinada, trabalhando com Representantes autônomas com empresas MEI ou equivalente, onde trabalhavam para Utilità e para outros, estabelecidas em suas cidades de residência, ou região que já atendiam, como interior de SP e RJ.

Para cada necessidade era utilizado o serviço de empresas especializadas, como contabilidade, Propaganda, Importação , TI , montagem de stand e Feiras.

7 – Principais clientes

Tivemos clientes em todo o Brasil, com vendas feitas por Representantes, em Feiras ou mesmo atendendo através de Site com todos os produtos existentes, além de vendas através de Marketplace, com o mercado livre, e a empresa de vendas Westwing.

O maior número de clientes estavam no Estado de São Paulo, sendo a Capital e cidades como Campinas , Santos e Ribeirão Preto, eram destaques. Vendiamos bastante no Sul, e por muito tempo para a região de Brasília , Centro-Oeste e Nordeste.

Tínhamos todos os tipos de clientes: pequenos, médios com mais de 2 lojas e grandes com várias lojas ou programas de tv , como o Shoptime, e grandes lojas como a Etna, o Mickey em SP e Market place como Westwing.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com