TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  13/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  571 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITARIO JORGE AMADO UNIJORGE

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

HAIÃ ABDOM DA SILVA SANTOS 223003001

AVALIAÇÃO VIRTUAL TRABALHO DA DISCIPLINA AVA 2

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

SALVADOR 2022

O principal objetivo de todas as organizações, sem dúvidas, é o aumento da produtividade, que por consequência gera lucro. Mas, não é uma tarefa tão fácil, principalmente para empresas que estão há pouco tempo no mercado, e não possuem orientações de um profissional experiente, dotado de conhecimentos acerca da gestão de pessoas, negócios etc. Por este motivo, entrevistamos uma gestora com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas de 2° e 3° setor.

A entrevistada se chama Marivalda da Silva Santos, conhecida popularmente como “Mari”, atualmente atua como diretora financeira no seu local de trabalho, na qual está em atividade a 5 anos. Possui nível superior completo em ciências contábeis e administração.

A empresa onde Marivalda exerce sua profissão de responsabilidade, é a Associação Saúde em Movimento, que é uma organização social de 3° setor, que já está no mercado a 5 anos. A sua atuação consiste em participar de licitações públicas, visando parceria com diversos municípios de diferentes estados, com o intuito de gerenciar e administrar hospitais públicos de grande porte. Atualmente, a instituição conta com mais de 1.000 funcionários, que estão locados em diferentes regiões do país, como Planaltina/GO, Feira de Santana/Ba, Araguaína/TO. Seus principais clientes são o governo, tendo em vista que os recursos da empresa vêm dele, e de forma indireta, também estão inclusas todas as pessoas que necessitam de saneamentos de saúde gratuita, isso está relacionado com os valores/missão/visão da organização que se baseia em oferecer saúde de qualidade, livre de burocracia, agregando qualidade e eficiência. Seus principais concorrentes são outras organizações sociais na área da saúde.

Quando entrevistada, Marivalda contou um pouco da sua infância, sonhos e princípios, mas o que mais chamou atenção do público-alvo foram três perguntas voltadas para o âmbito organizacional. Ela argumenta que para se ter uma organização de excelência, é imprescindível uma gestão eficiente de pessoas, porque empresas são formadas por profissionais racionais, e não por entidades de outro planeta, e uma vez, tendo pessoas qualificadas e bem-organizadas, também se tem uma instituição extraordinária. Ao responder a pergunta “para você, existe relação direta entre objetivos organizacionais, motivação individual e coletiva, e o sucesso da empresa?”, ela ressalta a importância desses conceitos de objetivos empresariais e individuais estarem bem alinhados, pois motivam o funcionário a querer produzir, consequentemente aumentando a produção da empresa.

Quando perguntada qual a opinião dela sobre a comunicação como instrumento estratégico de gestão de pessoas, ela respondeu que não existe organização bem estruturada se não houver uma boa comunicação, pois, as pessoas precisam de demandas e informações bem distribuídas para conseguirem realizar as suas funções de forma adequada. Apresentou exemplos que ocorriam no setor financeiro, no começo da sua caminhada, relacionados ao pagamento em duplicidade de algum fornecedor. Isso ocorria justamente por faltas de informações das pessoas responsáveis pela divisão do trabalho no setor, gerando um processo de “cada um faz o seu, e no final vamos ver no que vai dar”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (154.3 Kb)   docx (102.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com