TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.905 Palavras (12 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

POLO PRESENCIAL PROMISSÃO/SP  

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ELISANGELA

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PROFESSORA EAD: IAEKO OSAKI

PROMISSÃO/SP

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO PRESENCIAL PROMISSÃO/SP

ELISANGELA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL – CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Trabalho elaborado para Avaliação na Disciplina de Comportamento Organizacional, ministrada pela Professora de Ensino a Distância Iaeko Osaki, do Curso Ciências Contábeis, Universidade Anhanguera – Polo Presencial Promissão/SP

PROMISSÃO/SP

2013

RESUMO

Nesse trabalho são abordados os conceitos de Comportamento Organizacional, com ênfase nas dimensões que interferem nas relações dentro das organizações. São analisadas também a velocidade e os efeitos que as mudanças e inovações tecnológicas causam quando inseridas no ambiente de trabalho. São identificadas as características necessárias em uma equipe, sua liderança e seus estilos de atuação, para que as organizações atinjam seus objetivos. Finalmente, são mencionadas a importância e contribuição da eficácia e eficiência de uma organização e a comunicação entre seus colaboradores e destes com o ambiente externo.

Palavras-chave: Comportamento Organizacional – definição; Liderança – importância; Organização – objetivos.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................................04

2. CAPÍTULO 1 – CONCEITO................................................................................................05

3. CAPÍTULO 2 – MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES....................................................06

4. CAPÍTULO 3 – EQUIPE E LIDERANÇA..........................................................................08

5. CAPÍTULO 4 – PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO..........................................................09

6. CONCLUSÃO......................................................................................................................11

7. REFERÊNCIAS....................................................................................................................13


INTRODUÇÃO

        O comportamento organizacional é visto como o estudo das atitudes dos indivíduos particularmente e entre grupos e seus impactos dentro do ambiente das organizações, tendo como foco a busca do melhor desempenho desses indivíduos para o alcance do objetivo traçado.         

        As organizações são sistemas que interagem com o meio, trocando informações e experiências, evoluindo e proporcionando inovações e adequações.

        Mudanças e inovações acontecem em ritmos cada vez mais acelerados e as organizações necessitam adaptar-se a essas mudanças para permanecerem no ambiente competitivo, contribuindo e atingindo os resultados esperados.

        Diante dessas mudanças, surge a nova postura e visão de liderança, como um meio necessário para dirigir e coordenar os indivíduos da equipe aos objetivos propostos pela organização. Essa visão deve focar o contexto social, valorizando e motivando o colaborador para que ele atribua como seu o sucesso da empresa.

        O líder com essa visão diferenciada busca através da comunicação eficaz capacitar e desenvolver profissionalmente a equipe, que se tornará apta a se adaptar às inovações, sofrendo menos os impactos por elas causados.

        O presente trabalho traz uma visão básica e geral do comportamento organizacional, de sua importância e dimensão nas organizações.

CAPÍTULO 1 – CONCEITO

        Comportamento Organizacional consiste no estudo e aplicação do conhecimento sobre o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho, tendo como objetivo promover o melhor desempenho da organização.

        Segundo o autor Stephen P. Robbins (2008, P 6):

“O comportamento organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.”

        Já para o autor Eduardo Soto, o comportamento organizacional se relaciona com um conjunto de conceitos fundamentais que giram em torno da natureza das pessoas e das organizações.

        Podemos verificar uma diferença de enfoque nas definições dos autores citados. O primeiro autor relaciona o estudo do comportamento humano em prol da melhoria da eficácia organizacional, enquanto Eduardo Soto direciona ao papel das emoções na forma como as pessoas se comportam no cotidiano organizacional.

        As organizações consistem em sistemas, uma vez que são entidades compostas por partes interdependentes que caminham a um objetivo.

        A seguir, apresentamos um quadro comparativo de sistema aberto e sistema fechado:

SISTEMA ABERTO

SISTEMA FECHADO

Apresentam intercâmbio com o ambiente, por meio de entradas e saídas;

Não apresentam intercâmbio com o meio ambiente externo;

São adaptativos às mudanças (influências) do meio ambiente;

Não estão sujeitos a influências externas;

Reparam perdas através da interação com o meio ambiente;

São determinados e regulam-se dentro dos limites estabelecidos.

CAPÍTULO 2 – MUDANÇAS NAS ORGANIZAÇÕES

        Como parte deste trabalho, realizamos uma pesquisa sobre o conceito de Inovação, aplicada aos colaboradores da Empresa Marfrig de Promissão, mais precisamente a vinte indivíduos na faixa etária de 18 a 55 anos, os quais responderam as seguintes questões:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (228.6 Kb)   docx (404.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com