TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.177 Palavras (5 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA – UNOESC

CAMPUS APROXIMADO DE CAPINZAL

ÁREA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

EMERSON R MULLER

JESSICA DE QUADROS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Acadêmicos:

Emerson R. Muller

Jéssica de Quadros.

Orientador: Prof. Ana Rosa

Capinzal

2015


Questões a serem respondidas

Dort

Definição/ Conceito Principal:  São diferentes sintomas causados pela rotina de trabalho, proveniente de movimentações repetitivas. Atividade estas feitos com excesso de movimentações incorretas.

Importância do tema para os Administradores: Importante para o administrador conseguir manter uma estrutura motivada, presando pela saúde e bem estar dos colaboradores, atribuindo satisfação sem perdas, faltas ou até mesmo afastamento.

Estratégias de prevenção, que o administrador pode implantar: As estratégias que podem ser implantadas são;

Humana; Ginastica, postura correta, intervalos, rotatividade, adequação

Local; equipamentos para exercícios, adequação no ambiente de trabalho.

Qualidade de Vida

Definição/ Conceito Principal: 

Qualidade de vida é uma expressão que indica as condições de vida de um ser humano, que envolver várias áreas, como o bem físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais, como família e amigos e também saúde, educação e outros parâmetros que afetam a vida humana.

Importância do tema para os Administradores: 

O principal interesse seria o bem estar da equipe, seria a importância de manter os colaboradores motivados para enfrentar os desafios, proporcionando rendimento, suprindo

com as perspectivas da organização valorizando e preservando a capital humano, transmitindo um local agradável para trabalhar.

Como o administrador pode promover a qualidade de vida; 

Promover ações relacionadas ao domínios físicos, psicológico, o das relações sociais, meio ambiente e aspectos religiosos.

Cultura Organizacional

Definição/ Conceito Principal: De um modo geral, ela é vista como as normas e atitudes comuns de indivíduos e grupos dentro de uma organização. Através deste conjunto de entendimentos mútuos, a Cultura Organizacional controla a maneira como os indivíduos interagem uns com os outros dentro do ambiente laboral, bem como com clientes, fornecedores e outras partes interessadas existentes fora dos limites da empresa.

Schein afirmou que o fenômeno complexo da cultura organizacional é formado por três níveis de conhecimento: os pressupostos básicos, os valores, e os artefatos.

Importância do tema para os Administradores: Uma empresa é composta essencialmente por pessoas, e estas devem ser balizadas por sua cultura organizacional. Esta por sua vez consiste nas crenças, valores, regras de conduta, morais e éticas, e ainda pelos princípios e políticas de gestão implantadas pela organização.

Estes elementos evidenciam a importância da cultura organizacional de uma empresa como o alicerce de suas ações e práticas de gestão de pessoas e resultados. Toda empresa, seja qual for seu tamanho, tem sua política organizacional, e ainda que ela não seja clara, é a partir desta cultura que os colaboradores são orientados para a realização de suas tarefas.

Aspectos positivos da Cultura e aspectos Disfuncionais:

Positivos:

  • Otimização de resultados;
  • Fonte de alta confiabilidade;
  • Define a realidade;
  • Estimula comportamentos;
  • Desenvolvimento da identidade externa;
  • União grupal.

Disfuncionais:

  • Mudança, processo não é simples;
  • Resistencia dos funcionários;
  • Conflitos internos;
  • Fortalecimento de uma subcultura.

Estrutura Organizacional

Definição/ Conceito Principal:“Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento dos níveis de alçada e dos processos decisórios, visando ao alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas”. (OLIVEIRA, 2006)

As atividades da empresa devem estar bem identificadas, isto é, deve-se saber, exatamente, o que fazer e na ordem certa, primeiro uma e depois outra. Os recursos também devem estar conforme as atividades, por exemplo, uma máquina deve estar no lugar certo e as pessoas devem estar no lugar das atividades que elas sabem executar.

Importância do tema para os Administradores: Uma empresa é composta essencialmente por pessoas, e estas devem ser balizadas por sua cultura organizacional. Esta por sua vez consiste nas crenças, valores, regras de conduta, morais e éticas, e ainda pelos princípios e políticas de gestão implantadas pela organização.

Estes elementos evidenciam a importância da cultura organizacional de uma empresa como o alicerce de suas ações e práticas de gestão de pessoas e resultados. Toda empresa, seja qual for seu tamanho, tem sua política organizacional, e ainda que ela não seja clara, é a partir desta cultura que os colaboradores são orientados para a realização de suas tarefas.

Qual a importância do planejamento, da análise, processos e atividades desempenhadas, ora, é excepcional, a estrutura de uma empresa é o que o administrador mais deve preservar, mais deve melhorar, buscar formas de comprometimento e inclusão de novas ideias e metas, para buscar cada vez mais o crescimento da organização, e por que não do próprio administrador.

Modelos organizacionais Pontos Fracos e pontos fortes: FORTES

  1. Possibilita a economia de recursos humanos nas unidades organizacionais
  2. Capacita o desenvolvimento de habilidades mais abrangentes
  3. Possibilita que a organização alcance as metas funcionais
  4. Adequada para rápidas mudanças em ambiente instável
  5. Permite que as unidades se adaptem às diferenças em produtos, regiões e clientes
  6. Tomada de decisão descentralizada.
  7. Permite que a organização obtenha adaptação e coordenação nas divisões de produto e eficiência nas unidades organizacionais
  8. Resulta em melhor alinhamento entre as metas corporativas e as metas de cada divisão

FRACOS:

  1. Faz com que os participantes experimentem dupla autoridade, o que pode ser frustrante e confuso. Além disso, os participantes precisam de grande habilidade para lidar com pessoas e de treinamento intensivo
  2. Resposta lenta as modificações ambientais
  3.  Pode fazer com que as decisões se acumulem nos níveis mais elevados, sobrecarregando a direção ou gerência da organização
  4. Resulta em menos inovação

Limita a visão dos funcionários quanto às das metas da organização

Injustiças Organizacionais

Definição/ Conceito Principal: O conceito de justiça abrange virtudes como moralidade, equidade, honestidade e imparcialidade no tratamento com as pessoas. Segundo Cohen (1986), justiça é um padrão moral central pelos qual a conduta social, as ações ou práticas e as instituições são comparadas e avaliadas.

estressantes recorrentes, como, por exemplo, injustiças organizacionais, pode desenvolver a síndrome do burnout, que pode ser definida como uma resposta ao estresse ocupacional crônico, que se caracteriza quando o indivíduo tem uma percepção de fracasso profissional, especialmente relacionado quando se compara com as pessoas com as quais o indivíduo trabalha, um sentimento de estar emocionalmente esgotado e também a presença de atitudes negativas em relação às pessoas com quem trabalha.

Importância do tema para os Administradores: A justiça tem sua Importância para a organização, devendo ser objeto de atenção para as práticas em relação à distribuição das recompensas. Portanto, manter um ambiente justo nas organizações deve ser uma prioridade, é uma atitude esperada por todos, pois todos esperam ser tratados com justiça e transparência, embora nem sempre seja o que se verifique nas organizações

Para que se tenha um ambiente justo não são necessários programas que envolvam altos custos para a empresa. Basta, simplesmente, alinhar as práticas organizacionais a princípios éticos e justos em todos os níveis organizacionais e, principalmente, comunicar, a todos de maneira eficiente, e transparente.

Pontos Fracos:

  • A relação entre os trabalhadores e a organização.
  • O modo de como as pessoas se comportam compromete a confiança, o desempenho, o comportamento, o respeito, e a produtividade.
  • Os funcionários tendem a sentir raiva do ambiente de trabalho e dos colegas.
  • Divergências de ideias causam problemas no resultado e nos objetivos propostas.
  • Funcionários tratados de uma maneira injusta, afeta o seu autoconceito e o seu status social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (221.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com