TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional UVA

Por:   •  24/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE VEIGA DE ALMEIDA

TRABALHO AVA2

Curso de Graduação EAD: Ciências Contábeis

Disciplina: Comportamento Organizacional

ANDERSON LUIZ DA SILVA CRUZ

ENTREVISTA COM UM GESTOR ORGANIZACIONAL

Rio de Janeiro

22 de Outubro de 2022

Introdução

Nos dias de hoje, uma empresa que invista em estrutura, mas mostra ineficiência na gestão humana pode sofrer perdas significativas tanto em produtividade, assim como em competitividade de mercado. Isso mostra que a gestão de pessoas é valorizada cada vez mais com o passar dos tempos. Uma gestão competente de pessoas, que favorece o conhecimento, capacitação, valorização e motivação dos colaboradores, tem sido um fator de benefícios gerais para a competitividade da empresa no ramo no qual pertence. Segundo Chiavenato (2005), a excelência das organizações bem-sucedidas e a valorização humana tem influência direta por uma boa gestão de pessoas.

Para melhor elucidar o quão as relações humanas nas organizações têm influência nos resultados finais de uma empresa, uma entrevista com o gestor foi feita.

A empresa

A empresa escolhida foi uma empresa chamada Sumaré. Esta é uma pequena rede de mercados local, com sede no complexo da Maré, com um total de quatro lojas, que presta serviços de venda de insumos alimentícios e tem um total de 20 funcionários em sua grade de colaboradores. É uma rede de mercados que atua a 41 anos, seus clientes são predominantemente do Bairro da Maré e adjacências, tendo como principais concorrentes mercados maiores como SuperMarket. Tendo foco no crescimento de sua rede, procura diversificar produtos e ampliação física de suas lojas, assim como no estímulo de um melhor atendimento de seus funcionários para com o público.

Desenvolvimento

O escolhido para esta entrevista chama-se Fernando, gerente e sócio da empresa, possui graduação em administração pela faculdade São Camilo e possui 10 anos de experiência na Empresa.

No ponto de vista do Fernando, a relação entre gestão de pessoas e excelência organizacional se encontra na eficiência da gestão na promoção de capacitação, buscando desenvolver seus funcionários ao ensiná-los mais de uma função dentro de sua empresa e assim, permitindo que este adquira conhecimento em várias áreas da mesma. Ao fazer isso, garante que sua organização tenha condições de oferecer um melhor atendimento, e que seus funcionários não desanimem ao ficar preso em uma rotina fixa. Para Fernando, há uma relação direta entre motivação individual, coletiva e os objetivos da empresa para o sucesso da empresa. Pois quando o individuo está motivado, contagia o coletivo e este se empenha para que a Empresa se desenvolva e, consequentemente, esta favoreça para que o individuo também alcance seus objetivos pessoais.

A comunicação tem um papel estratégico importante, segundo Fernando, pois quando esta é eficaz e bem estruturada, é capaz de reduzir conflitos no ambiente e tem impacto direto no clima e cultura organizacional. Quando a comunicação é clara, influência também na motivação de seus trabalhadores pois ao deixar os objetivos claros, assim como o que se deseja que seja feito para que alcance, os colaboradores passam a saber seus papéis e estimula o engajamento. A comunicação também se faz importante e essencial para transmitir e adquirir conhecimento, permitindo uma melhora e crescimento individual, e isso também reflete dentro da própria empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (69.1 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com