TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Por:   •  6/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

RELATÓRIO TÉCNICO DO ESTÁGIO

Aluno:                        

Karen de Souza Freitas

RU:                          

3395254

Entidade Concedente:

Prime Serviços Contábeis Ltda.

Supervisor de estágio da empresa:

João Bosco Lopes

Temática:                

Práticas e Rotinas Contábeis


DISCIPLINA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

PARTE I - PROJETO DE ESTÁGIO

INICIAÇÃO A PRÁTICA E A ROTINA CONTÁBIL

1 INTRODUÇÃO

1.1 Contextualização

Ao iniciar a experiência de estágio em ciências contábeis o estudante deve entender, primordialmente, alguns conceitos para colocar em prática no decorrer das atividades desempenhadas. Primeiramente, deve-se saber que, de acordo com o Conselho Federal de Contabilidade, a contabilidade é definida como a ciência que estuda o patrimônio das entidades sob o aspecto econômico e financeiro visando controlar e analisar suas evoluções e mutações.

É importante esclarecer que dentre as principais funções do contador e da contabilidade pode-se citar: registrar, organizar, demonstrar, analisar e rastrear os eventos e variações que ocorrem no patrimônio das entidades.

Em síntese, verifica-se que é através da contabilidade que se obtêm informações úteis sobre a saúde financeira e econômica das empresas para a tomada de decisões. Por tanto, é de extrema importância que o registro de todo e qualquer fato deve ser feito de forma fidedigna, representando o fenômeno de forma completa, neutra e livre de erros, e tempestiva, antes que perca a capacidade de ser útil para prestação de contas, para que seja possível a verificação e comparabilidade dos resultados obtidos.

Portanto, as atividades desempenhadas no âmbito da contabilidade não se limitam a tarefas rotineiras como apurar impostos, por exemplo. A contabilidade pode se tornar uma grande aliada para administração e gestão do negócio.  

1.2 Breve Apresentação da Entidade Concedente

A Prime Serviços Contábeis Ltda, é um escritório de contabilidade com 10 anos de mercado que trabalha com uma ampla gama de clientes de todo o tipo de regime tributário. A Prime Serviços Contábeis acredita que não somente as grandes empresas devem se beneficiar com a utilização dos recursos da contabilidade gerencial, mas também as empresas de pequeno e médio porte, já que também tomam decisões financeiras e necessitam de informações que o suporte necessário. Dentre a rotina do departamento contábil, fiscal e DP, os principais serviços prestados são: abertura de empresas, escrituração contábil e fiscal, análise e fechamento de balanço, demonstrações contábeis, apurações de impostos, declarações acessórias, elaboração de folha de pagamento e dentre outras.

1.3 Problema - Proposta do estágio

Como doutrinar os clientes para que estes sigam os processos internos de gestão da empresa Prime Serviços Contábeis Ltda afim de evidenciar a importância de documentar todos os eventos ocorridos na empresa?

1.4 Objetivo Geral

Identificar processos e comunicação interna a fim de evidenciar a importância de documentar todos os eventos ocorridos na empresa para o cliente.

1.5 Objetivos Específicos

  • Identificar as necessidades e processos da rotina contábil.
  • Estabelecer rotinas e criar padrão de comunicação interna para toda e qualquer solicitação ao cliente.
  • Evidenciar a importância de documentar todo evento ocorrido na organização.

1.6 Justificativa do Trabalho

O presente trabalho tem como objetivo ressaltar a importância da pratica da atividade contábil através do estágio. Por meio deste, tive experiências reais na área contábil num escritório de contabilidade localizado no Centro do Rio de Janeiro. Em primeiro momento apresentaram-me o “primeiro passo” para iniciar a contabilização de todo o movimento financeiro do cliente. Este primeiro passo nada mais é que a escrituração contábil do movimento financeiro num sistema ERP, onde na faculdade aprendemos a fazer através dos razonetes. Durante o breve aprendizado no estágio, entendi que o “primeiro passo” é de extrema importância e crucial para a elaboração das demonstrações contábeis, visto que todo e qualquer evento deve possuir um documento suporte e ser contabilizado corretamente para o balanço, por exemplo, apresentar informações mais próximas da realidade do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com