TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROFISSIONAL CONTÁBIL

Por:   •  9/7/2018  •  Seminário  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 9

PROFISSIONAL CONTÁBIL

Glaucia Wellen Gomes de Souza, Isadora Corrêa,

Larissa Alexandrina da Cunha, Vanessa Corrêa¹

Franciele Mueller²

        

RESUMO

O presente trabalho objetiva-se em apresentar a profissão contábil, relatando de forma resumida sua história, desde o início, até os atuais dias. Este, foi elaborado através de pesquisa bibliográfica, artigos, sites oficiais, nos quais apresentam a legislação regente a profissão. Apresenta a importância de um profissional manter-se atualizado as novas alterações de legislação e evoluções da modernidade, para que possam de forma competente realizar seu trabalho e assim poder somar na economia do país, fazendo com que as empresas tenham facilidade em tomar decisões sobre as mutações patrimoniais, bem como apresenta algumas das dificuldades encontradas pelos atuais profissionais da área, dentre o período do surgimento da profissão até os atuais tempos.

Palavras-chave:Contabilidade. Contador. CRC. Resolução. CFC.

1. INTRODUÇÃO

Quando falamos em profissão, surgem várias dúvidas como o que é profissão, para que ela serve, o que engloba a profissão e para isso utilizamos pesquisas para melhor definir profissão.

Segundo o site Significados (2018) profissão é Gênero de trabalho habitual de uma pessoa, emprego; trabalho; ofício. Declaração ou confissão pública.

Entende-se, portanto, que profissão, é o que escolhemos para exercer em nossas vidas. Assim como podemos afirmar que ao escolher a profissão no qual será exercida, deve-se também analisar outros aspectos que farão com que o profissional seja efetivamente realizado, e a exerça com menor dificuldade e com qualidade.

Deve-se analisar outros critérios, como o mercado de trabalho da profissão, como ele se encontra, se há um amplo espaço para exercer a profissão pretendida ou se está escasso na região em que deseja.

Podemos relatar também, que profissão é uma vocação, que requer conhecimento aprofundado de alguma área específica ou formação em algum curso técnico, superior ou de pós-graduação. Com base na pesquisa bibliográfica, o presente trabalho aborda a profissão contábil (contador/contabilista), explanando o surgimento da contabilidade, os avanços atuais, as dificuldades desta profissão na atualidade.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Segundo pesquisas realizadas, ela surgiu em 6.000 a.C., época no qual era elaborado da forma que cada indivíduo desejava, sem uma sistemática, apenas realizado a interpretação dos fatos ocorridos, sem um objetivo concreto (ZANLUCA; ZANLUCA, 2018).

Com o passar do tempo, a necessidade de registros do comércio surgiu, e assim, iniciou-se o desenvolvimento desta profissão. Apesar de haver apenas atividade de troca e venda dos comerciantes necessitavam o acompanhamento das variações de seus bens quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.(ZANLUCA; ZANLUCA, 2018).

As escritas governamentais da República Romana (200 a.C.) já traziam receitas de caixa classificadas em rendas e lucros, e as despesas compreendidas nos itens salários, perdas e diversões, contudo, Silva e Martins (2006) relata que o destaque real da contabilidade veio com o surgimento da linguagem escrita dos números.

Referente ao início das inovações na contabilidade Zanluca e Zanluca (2018) cita que foram introduzidas pelos governos locais e pela igreja, porém, foi na Itália que surgiu o termo Contabilitá.

Desta forma, demonstra-se no quadro abaixo, de forma reduzida, a evolução da profissão contábil.

Tabela - 1 Evolução da profissão contábil

Nomeação

Período

Fatos Marcantes Época

Contabilidade Mundo Antigo

Inicio 1ª civilizações até 1202 Era Cristã

LiberAbaci; Leonardo Fibonaci, o Pisano

Contabilidade Mundo Medieval

De 1202 Era Cristã até 1494

Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas) de Frei Luca Paciolo,, publicado em 1494, enfatizando que à teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano

CONTABILIDADE DO MUNDO MODERNO

Período que vai de 1494 até 1840

Com o aparecimento da Obra "La ContabilitàApplicattaalleAmministrazioni Private e Pubbliche”, da autoria de Franscesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.

CONTABILIDADE DO MUNDO CIENTÍFICO

Período que se inicia em 1840

Em 1494, Luca Pacioli publica, em Veneza, a “Summa de Arithmetica, Geometria proportioni et propornalità”, na qual se distingue, para a história da Contabilidade, o Tractatus de Computis et scripturis, marco básico na evolução da Contabilidade. Nesse tratado, talvez pela primeira vez, o método contábil é explicado integralmente a partir do inventário.

Em 1891, Fábio Besta – o primeiro e maior contador moderno - inicia a Era do Controle. Ele desenvolve a teoria materialística das contas. Ao lado de Pacioli, é o maior vulto da Contabilidade.

Continua até os dias de hoje.

Fonte: ZANLUCA; ZANLUCA, 2018 (Elaboração do autor)

Conforme descrito no site do CRC RJ (Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro)

A partir de 1920, inicia-se a fase de predominância americana dentro da Contabilidade, também auxiliada pelo poderio econômico e político da grande nação. No Brasil, a primeira escola de Contabilidade no Brasil foi fundada em 1905: a Escola de Comércio do Rio de Janeiro, reconhecida pelo decreto 1.339 de 09/01/1905, que dava ao aluno concluinte o diploma de Guarda-Livros e Perito Judicial. Somente com o decreto nº 8.191 de 20/11/1945, mudou-se a denominação de Guarda-Livros para Técnico em Contabilidade. Já o primeiro curso superior em Ciências Contábeis foi criado pelo decreto nº 7.988 de 22/09/1945.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (143.6 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com