TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Seis Sigma

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.761 Palavras (12 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 12

RELATÓRIO

1. Processo Seis Sigma

De uma forma mais prática, podemos entender que o Seis Sigma nada mais é que um conjunto de práticas desenvolvidas para dar suporte ao processo com o intuito de eliminar defeitos. É uma estratégia de gerenciamento que promove mudanças nas empresas e proporciona melhorias para no processo de produção e serviços, e assim promover a satisfação dos clientes. Tem como prioridade obter resultados e é visto como uma prática de melhoria na gestão que traz aumento dos lucros, já que seu objetivo é resolver os problemas que ocasionam em defeitos e falhas. Quanto menos defeitos e falhas, menores as perdas e maiores serão os lucros.

O processo Seis Sigma é baseado em várias filosofias, técnicas e ferramentas que ao serem coordenadas adequadamente, conseguirão obter rapidamente e de uma forma eficiente diversos benefícios para as organizações, como por exemplo, o aumento expressivo de lucros, aumento da satisfação dos clientes, envolvimento maior da equipe e diminuição da variação dos processos.

De acordo com Pande, Neuman e Cavanagh (2001), Seis Sigma é [...] um sistema abrangente e flexível para alcançar, sustentar e maximizar o sucesso empresarial. Seis Sigma é singularmente impulsionado por uma estreita compreensão das necessidades dos clientes, pelo uso disciplinado dos fatos, dados e análise estatística e pela atenção diligente à gestão, melhoria e reinvenção dos processos de negócios.

O Seis Sigma é uma técnica criada em meados dos anos 80 e utiliza como base para análise e decisões gráficos e diagramas. O Seis Sigma não criou nada novo ou diferente, apenas utilizou de métodos anteriores como a qualidade total e suas garantias, como também gerenciamento de processos. O Seis Sigma juntou tudo isto de uma forma coerente e lógica. É aplicado em indústrias, bancos, entre outros.

Ao ser aplicado, o Seis Sigma faz com o que os problemas sejam analisados até identificar suas causas. Implementando-o, a cultura interna dos indivíduos onde são educados para uma metodologia padronizada, otimizando e controlando todo o processo.

O Seis Sigma é uma estratégia que traz melhoras à organização em relação à sua competitividade e rentabilidade e fornece diversas técnicas e ferramentas estatísticas para eliminação de desperdícios e obtenção de melhorias grandiosas na qualidade de toda produtividade.

Quando o Seis Sigma chega ao seu auge, as ocorrências de falhas nos processos são reduzidas à menos de 3 ou 4 peças defeituosas por milhão de unidades produzidas. Estes defeitos são considerados como problemas que as empresas enfrentam, como por exemplo, perda de mercado, gastos exagerados, devoluções, entre outros.

A abordagem do Seis Sigma tem se mostrado de grande valor para os diversos tipos de organizações e seus benefícios incluem a redução do tempo de ciclo, clientes muito mais satisfeitos, redução de defeitos e falhas, entre outros.

O Seis Sigma envolve a cultura da organização, bem como sua mudança. Desta forma, enfrenta forte resistência por parte de seus colaboradores.

A empresa que deseja implantar o Seis Sigma deve ter conhecimento de sua empresa e sua posição para não ter surpresas nos resultados futuros. O Seis Sigma implantado gera à curto prazo um grande retorno de investimentos em capacitação na forma de redução de custos e como conseqüência, crescimento de suas receitas.

2. Ferramenta BSC

O Balanced Scorecard é considerado uma ferramenta de gestão de planejamento estratégico. Através dele, as empresas poderão ter uma visão mais clara e definidas de suas metas e estratégias e visa medir todo o desempenho à partir de indicadores. À partir de seus resultados, é possível avaliar as situações gerenciais e de qualidades, auxiliando então grandes nas tomadas de decisões. Através desta ferramenta, é possível melhorar a qualidade dos produtos, contribuindo para o destaque da empresa no mercado competitivo.

O BSC – Balanced Scorecard foi criado por Kaplan e Norton no início dos anos 90, sendo um sistema de avaliação de desempenho empresarial que a estratégia no centro de todo o processo, fornecendo assim uma estrutura para implementar-se com sucesso da estratégia das organizações.

Segundo Kaplan e Norton, o Balanced Scorecard é uma técnica que tem como objetivo integrar o balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho que existem em uma empresa, que vão desde os financeiros e administrativos até aos processos internos. Estabelecem objetivos de qualidade, ou seja, indicadores para funções e outros níveis relevantes dentro da empresa, ou seja, desdobramento de níveis corporativos em setores, com suas metas bem distribuídas e definidas. Este modelo traduz a estratégia e a missão de uma empresa tratando de seus objetivos e medidas tangíveis às quais a empresa almeja alcançar.

Estas medidas representam o equilíbrio em relação aos vários indicadores externos, estes, voltados aos acionistas e clientes. Quanto às medidas internas, tratam dos processos críticos da empresa, como por exemplo, a inovação, o aprendizado e seu crescimento.

O Balanced Scorecard baseia-se em quatro perspectivas, sendo elas: financeira, clientes, processos internos e aprendizado/crescimento), o qual forma um conjunto coerente e independentes entre si com seus objetivos e indicadores se relacionando um aos outros, formando então um diagrama ou fluxo de efeito e causa onde se inicia na perspectiva do aprendizado e crescimento e se conclui na perspectiva financeira.

3. Estudos de Caso

3.1 Caso de sucesso na implantação do Seis Sigma

Estudamos o caso da 3M do Brasil, empresa considerada como uma companhia de base científica que produz milhares de produtos de cuidados com a saúde e segurança no tráfego à produtos para escritório, abrasivos e adesivos, sendo líder no mercado em que atua. O sucesso da empresa começa com a habilidade em aplicar novas tecnologias freqüentemente por meio de combinações em uma grande variedade de necessidades de seus clientes. Com base em dados de 2012, vende para quase 200 países, opera em mais de 70 deles, possui cerca de 88.000 funcionários e suas vendas globais estimou-se em US$ 29,9 bilhões neste ano de referência.

A 3M do Brasil possuía vários sistemas de gerenciamento de qualidade e decidiu apenas por um, ou seja, pelo Seis Sigma. Criou-se então uma abordagem uniforme que envolvia toda a empresa e visava aumentar sua competitividade e melhorar sua eficiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com