TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE

Por:   •  26/11/2020  •  Resenha  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA CRITICA:

CAPÍTULO 2- O SENTIDO DO PLANEJAMENTO E CONTROLE

A teoria do planejamento e controle acredita que os gestores tem controle sobre o futuro da firma e que seu destino pode ser manipulado, isto é, planejado e controlado. Nesta visão, o capitulo relata que a qualidade das decisões do planejamento e controle gerencial é o fator chave do sucesso. Na verdade as empresas operam normalmente entre estes dois pontos de vista extremos.

Embora existam diferentes escolas de pensamento a respeito do termo administração e como esta deve ser praticada, é geralmente aceito que o processo de gestão possui cinco funções principais: planejamento, organização, controle, comunicação e motivação. Planejamento é a mais básica de todas as funções gerenciais, e a habilidade com que esta função está sendo desempenhada determina o sucesso de todas as operações. Portanto, planejamento pode ser definido como o processo de reflexão que precede a ação e é dirigido para a tomada de decisão agora com vistas no futuro.

Teoricamente, a função de planejamento é um aperfeiçoamento na qualidade do processo decisório por uma cuidadosa consideração de todos os fatores relevantes, antes de a decisão ser tomada em conformidade com uma estratégia racional, segundo a qual o futuro da empresa deve ser orientado. A configuração da área administrativa procura estabelecer a estrutura e a forma da firma ou da organização e definir as responsabilidades e linhas de autoridade. Isto envolve definição das tarefas necessárias para alcançar as metas estratégicas, uma determinação de quem irá desempenhar estas tarefas e assumir responsabilidades por seu desempenho. No entanto, a função de organização segundo o autor é coordenar estas tarefas de modo que a empresa esteja apta a trabalhar eficientemente e alcançar seus objetivos.

Alguns autores, quando discutem controle, não fazem distinção entre planejamento e controle, dando assim um significado mais amplo ao conceito de controle. Dessa forma, controle é um sistema de feedback que possibilita aos desempenhos serem comparados com os objetivos planejados; controle é essencial para a realização do planejamento de longo e curto prazo. Na pratica á medida que maior da ênfase é dada ao controle das operações, mais próximo estarão de serem cumpridos os objetivos descritos no orçamento anual, que, como o autor enfatizou anteriormente, deve ser visto como parte do planejamento de longo prazo.

Do ponto de vista gerencial, a comunicação escrita possui vantagens especiais, pois nela a informação pode ser planejada e incorporada aos procedimentos formais, formas nas quais a comunicação se efetiva. Essencialmente, procedimentos que são destinados a comunicar informações devem focalizar o que é importante, a fim de maximizar a possibilidade de ocorrência da comunicação efetiva. Isto requer um número limitado de mensagem a serem comunicadas para que a informação realmente importante seja preservada.

Quando se estuda motivação, estudam-se as influências das pessoas e de seu comportamento. Alguns fatores motivacionais estão relacionados a necessidades sociais e são influenciados pela organização da situação do trabalho. Muitos estudos têm examinados os efeitos destas necessidades, e mostram como o tamanho, a coesão e a finalidade do grupo atuam no controle dos membros, através de suas próprias razões. Assim, a organização deve criar uma situação em que os objetivos pessoais e do grupo tenham grandes possibilidades de coincidirem.

Um sistema de informações gerenciais fornece aos gestores individualmente as informações necessárias para a tomada de decisão, no que diz respeito a sua área de responsabilidade. Este sistema pode ser ligado ao sistema nervoso central por um só organismo; com efeito, o sistema consiste em um fluxo continuo de informações em tempo real, com que cada decisão é relatada. Dentro desta rede de informações, os pontos de decisão podem ser identificados em três níveis: planejamento estratégico, controle gerencial e controle operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com