TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Controladoria

Por:   •  20/9/2018  •  Exam  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

CONTROLADORIA

ATIVIDADE 1

Aluno:
Matrícula:

  1. Defina “Controladoria” como órgão administrativo e como órgão de conhecimento.

Como órgão administrativo é zelar pelo bom desempenho da empresa, desenvolver sistemas e metodologias que proponham modelos gerenciais que otimizem o desempenho das empresas por meio de seu sistema de gestão. Não há um modelo igual para todas as empresas, mesmo, aparentemente sejam do mesmo segmento.

Como órgão de conhecimento é responsável pela afirmação dos conceitos e das técnicas necessárias desenvolver sistemas e metodologias que proponham modelos gerenciais que aperfeiçoem o desempenho das empresas por meio de seu sistema de gestão, fornecendo informações para os gestores que auxiliam na tomada de decisões.

  1. Defina a atribuição mais importante da controladoria.

Para alguns autores, as atribuições da Controladoria podem ser resumidas em mensurar, no sentido de que cabe a ela, interpretar e calcular monetariamente, os eventos em termos de receitas, custos entre outros, não se limitando só a isso, mas também no aspecto físico e operacional devem ser mensurados quantitativamente e informar no sentido de manter fluxo de informações para elaboração e divulgação de relatórios para usuários internos e externos.

  1. Responda em até 10 linhas a origem da controladoria.

Devido à necessidade de otimizar os bons resultados nas decisões que eram tomadas nas empresas, surgiu a Controladoria. Segundo um levantamento histórico realizado sobre a origem da Controladora, foram encontrados fontes anteriores ao século XV. A Controladoria iniciou-se na Inglaterra e o seu desenvolvimento se deu inicialmente na área governamental (pública). Em seguida propagou-se para os Estados Unidos através de novos empreendimentos comerciais, atingindo a iniciativa privada. De acordo com Schmidt e Santos (2006) o seu desenvolvimento está ligado ao processo de evolução dos meios sociais e de produção que ocorreram com o advento da Revolução Industrial e segundo esses mesmos autores, foi influenciado por quatro fatores: Aumento em tamanho e complexidade das organizações, globalização física das empresas, crescimento das relações governamentais com companhias e aumento no número de fontes de capital.

  1. Em que consiste a função e a missão da controladoria.

A função da Controladoria é se inteirar de todos os departamentos dentro de uma organização, pois é através desse setor que o gestor pode estar atento a sua empresa como um todo, podendo assim tomar decisões precisas.

A missão da Controladoria é zelar pela continuidade da empresa, assegurando o aperfeiçoamento dos resultados como um todo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com