TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Filosofia

Por:   •  4/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 4

UNIJORGE - UNIVERSIDADE JORGE AMADO

TRABALHO DE FILOSOFIA

Trabalho de Filosofia apresentado à, como requisito parcial para a obtenção de pontos referente à AV1.

SALVADOR

2019

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo fomentar reflexões filosóficas direcionadas a análise da revolução da ciência contemporânea e dos avanços e retrocessos do mundo globalizado tendo como foco a manipulação indevida da ciência na elaboração de armas químicas e as consequências negativas para os seres humanos, interpretando o tema a vista da ética, da moral, dentre outros.

DESENVOLVIMENTO

É importante ressaltar que a ciência em sua essência, tem o objetivo maior de tirar o homem da escuridão, buscar explicações. Ela evoluiu com o tempo deixando de ser contemplativa, onde o homem procurava apenas entender os fenômenos através da observação, e passou a ser ativa, capaz de interferir na realidade. É de fácil entendimento que o protagonismo desse assunto cabe ao homem e por isso podemos concluir que a ciência se torna apenas um abjeto nas mãos de pessoas que a dominam, o que nos faz concluir que, tão importante quanto os conceitos e resultados científicos obtidos é quem e de que forma eles são utilizados e se essa utilização é benéfica ou maléfica para a humanidade.

É possível dizer que existe uma linha tênue quando se fala em manipulação da ciência, pois ela é regida por homens. O movimento positivista de Auguste Comte tentou trazer uma ciência racional e comparável no intuito de eliminar qualquer tipo de questionamento e sofreu uma série de críticas, uma delas foi o Mito da Neutralidade Cientifica que basicamente expõe a fragilidade do homem diante de influências pessoais e externas durante a elaboração de suas pesquisas e para ratificar e ilustrar o assunto em questão quero trazer à baila o exemplo do homem conhecido como pai das guerras químicas, Dr. Fritz Haber.

O Dr. Haber, foi um químico alemão que conseguiu frustrar a teoria de Thomas Malthus quando descobriu a síntese do amoníaco, importante passo para a produção de fertilizantes e explosivos, o que lhe rendeu o Nobel de Química de 1918, além dessa descoberta, o químico se juntou ao físico Max Born e propuseram o ciclo Born-Haber. Infelizmente com o inicio da Primeira Guerra Mundial o Dr. Haber passou a usar o seu intelecto para produzir armas químicas, chegando até o gás mostarda que aniquilou 5 mil homens franceses em uma frente de batalha e incapacitou mais 10 mil. É importante citar que o mesmo gás mostarda utilizado nas Guerras Mundiais com fins bélicos, posteriormente foi utilizado com uma mudança na sua composição para prolongar a vida de pacientes com câncer, pois foi descoberto que a exposição de pacientes a esse produto causa uma redução no tumor, alguns arriscam a dizer que graças a descoberta do gás mostarda muitas vidas estão sendo salvas ou prolongadas.

CONCLUSÃO

É possível observar a dualidade na utilização da ciência, em um momento para o bem da humanidade e em um outro momento, em prol de interesses pessoais, tendo como consequência a morte de seres humanos de forma extremamente cruel. Existe a ética na guerra e por isso não é permitido mais a utilização de armas químicas, pois elas provocam uma morte lenta e dolorosa, engraçado, fuzis e canhões podem ser utilizados para uma morte rápida. Em 1925 foi assinado um tratado em Genebra pela não utilização de armas químicas, o tratado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com