TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O impacto da globalização sobre as informações da contabilidade

Por:   •  29/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

O impacto da globalização sobre as informações da contabilidade

O impacto que a globalização exerce no mercado de trabalho, na liberdade de movimentação e na qualidade de vida da população aumentou a liberdade de comércio, influindo diretamente sobre a vida das empresas e dos indivíduos e atingindo as células sociais, também atingindo os domínios da Contabilidade. Esse senário trouxe à um novo cenário com uma serie de mudanças aceleradas, atingindo varias áreas e exigindo adaptações que correspondem a velocidade dessas inovações. As empresas sofrem esses impactos de inovações que exigem que elas reformulem sua estrutura para sobreviver em um contexto de competitividade, obrigando ela investir em sistemas informatizados para adquirir maior agilidade e qualidade no serviço. Com isso a área contábil vem seguindo o ritmo da modernidade, imprescindível para atender as necessidades provenientes da atual conjuntura econômica, possibilitando o desenvolvimento de técnicas que podem auxiliar na gestão das organizações.

O mundo vem sofrendo transformações caracterizadas por mudanças rápidas nas dimensões tecnológicas, politicas, institucionais e econômicas, elas evidenciam de forma relevante o uso da informação e do conhecimento, ao mesmo tempo em que projeta a globalização. Essas mudanças para o profissional contábil trouxeram complicações, exigindo uma formação acadêmica diferenciada e o emprego de novas habilidades que venham de encontro a demando atual do mercado.

Como forma de aperfeiçoamento das informações para auxiliar na tomada de decisão a contabilidade esta passando por um processo de mudanças na busca de uma harmonização das normas contábeis adequando as Normas brasileiras às Normas Internacionais.

A harmonização dos padrões contábeis, que vem sendo exigida pelos mercados internacionais, é um processo que busca a conciliação dos procedimentos contábeis de diversos países de modo que a comparação entre as demonstrações contábeis seja mais fácil, pois hoje ela e essencial, que e vista como um sistema de informação, controle, analise e comunicação. A contabilidade sendo uma ferramenta gerencial e analítica deve manter-se atualizada para atender seus usuários.

Com a lei 11.638/2007 no Brasil que vem adequar a Contabilidade brasileira às normas internacionais de contabilidade traz vantagens para a economia brasileira, mas exige investimentos nas empresas no Brasil como a qualificação profissional, treinamentos e adaptações de sistemas de informações.

Com a lei no Brasil houve muitas mudanças que envolvem a era digital. Obrigações fiscais e comerciais estão informatizadas para melhor acompanhamento do fisco e maior transparência, trazendo uma valorização e grandes mudanças na postura dos profissionais contábeis envolvidos nas elaborações, analise e publicações das demonstrações contábeis.

Com essas mudanças o Ativo sofreu também, os grupos de contas passam a ser classificados com Ativo Circulante e Ativo Não Circulante. Dentro do ativo Não circulante, ficam registrados os grupo Realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e o novo grupo chamado de intangível.

O grupo intangível foi criado a partir da lei 11.638/2007 e tem a finalidade de registrar as transações de bens incorpóreos, que antes eram registradas em outros grupos do Ativo Permanente, e novas aquisições dos mesmos, como as contas de marcas e patentes, concessões, direitos autorais e não autorias e não autorais.

A lei restringia a utilização do grupo do Ativo Diferido, porem a Medida Provisória 449/08 hoje convergida na lei 11941/09, eliminou do balanço esse grupo, sendo que os saldos que estiverem classificados em suas contas devem ser zerados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com