TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE RISCO E ATIVIDADES RELACIONADAS

Por:   •  4/9/2017  •  Resenha  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 6

Trata-se da responsabilidade do auditor em identificar e avaliar os riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, seja causada por fraude ou erro, mediante o entendimento da entidade e do seu ambiente, inclusive do controle interno da entidade. Sendo este, portanto, seu objetivo. Isso pode lhe proporcionar uma base para o planejamento e a implementação das respostas aos riscos identificados.

PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE RISCO E ATIVIDADES RELACIONADAS

Os procedimentos de avaliação de riscos incluem: indagações à administração e a outros na entidade; procedimentos analíticos, que podem identificar aspectos da entidade que o auditor não tinha conhecimento, podendo ser informações financeiras ou não e ajudar a identificar a existência de transações ou eventos, valores, índices e tendências não usuais; e observação e inspeção, de por exemplo: operações da entidade, documentos, registros e manuais de controles internos e dependências e instalações industriais da entidade.

A experiência prévia do auditor junto à entidade e procedimentos de auditoria executados em auditorias anteriores podem fornecê-lo algumas informações para saber se afetará sua relevância para a auditoria corrente como, por exemplo:  se distorções passadas foram corrigidas e se houve mudanças significativas que a entidade possa ter sofrido desde o período financeiro anterior.

O sócio do trabalho e outros membros-chave da equipe encarregada do trabalho debaterão a sensibilidade das demonstrações com relação a distorção relevante, que fornecerá, por exemplo, a chance para os membros mais experientes da equipe encarregada compartilharem suas opiniões com base no seu conhecimento da entidade; e a aplicação da estrutura de relatório financeiro de acordo com as circunstâncias e fatos da entidade. Porém, nem sempre é necessário incluir todos os membros em debate específico.

ENTENDIMENTO NECESSARIO DA ENTIDADE E DO SEU AMBIENTE, INCLUSIVE DO CONTROLE INTERNO DA ENTIDADE.

O auditor deve ter conhecimento de:

  1. Fatores do setor de atividade (condições própria da indústria como o ambiente competitivo, relação entre fornecedor e cliente e desenvolvimentos tecnológicos), regulatórios (estrutura de relatório financeiro e o ambiente político e jurídico) e outros fatores externos relevantes (condições econômicas gerais: taxas de juros e disponibilidade de financiamento, inflação ou flutuações da moeda).
  2. A natureza da entidade, incluindo: suas operações; suas estruturas societária e de governança; os tipos de investimentos que a entidade está fazendo e planeja fazer, incluindo investimentos em entidades de propósito específico; e a maneira como a entidade é estruturada e como é financiada, para possibilitar ao auditor entender as classes de transações, saldos de contas e divulgações esperadas nas demonstrações contábeis.

O entendimento da natureza da entidade permite ao auditor entender se a entidade tem uma estrutura complexa, por exemplo, com subsidiárias ou outros componentes em múltiplas localidades. Essas estruturas muitas vezes podem gerar assuntos que dão origem a riscos de distorções relevantes.

  1. A seleção e aplicação pela entidade de políticas contábeis, inclusive os motivos para mudanças nelas. Ele deve analisar se essas políticas são apropriadas para o negócio e compatíveis com a estrutura de relatório financeiro aplicável e políticas contábeis usadas no setor de atividade pertinente;
  2. Os objetivos e estratégias da entidade e os riscos de negócio que possam resultar em risco de distorção relevante;

Os riscos de negócio pode se originar de mudança ou de complexidade e por deixar de reconhecer a necessidade de mudança. Exemplo: desenvolvimento de novos produtos ou serviços que possam fracassar.

  1. a mensuração e revisão do desempenho das operações da entidade, que destinam-se a determinar se o desempenho do negócio está cumprindo os objetivos estabelecidos pela administração. Essas mensurações criam pressões sobre a entidade e isso pode resultar em ações da administração que aumentem os riscos de distorções relevante, inclusive por fraude.

O auditor deve também ter o entendimento do controle interno relevante para a auditoria. Esse controle é planejado, implementado e mantido afim de enfrentar riscos que ameacem o cumprimento de qualquer objetivo da entidade. Entretanto, ele pode fornecer à entidade apenas segurança razoável quanto ao cumprimento dos objetivos de demonstrações contábeis, visto que, os pressupostos de que o julgamento humano é falho. O controle interno pode ser dividido em 5 componentes: ambiente de controle; o processo de avaliação de risco da entidade; o sistema de informação, inclusive os processos relacionados de negócio relevantes para os relatórios financeiros e a comunicação; atividades de controle; e monitoramento de controles.

O sistema de controle interno da entidade possui elementos manuais e muitas vezes elementos automatizados. A TI, de modo geral, beneficia esse controle como facilitando a análise adicional das informações, mas também coloca riscos, por exemplo, com a falha na realização de modificações necessárias em sistemas ou programas. Os elementos manuais podem ser menos confiáveis pois podem ser mais facilmente contornados, ignorados ou transgredidos e mais propensos a erros e enganos simples.

A natureza e extensão do entendimento de controles relevantes deve ser conhecida pelo auditor, que deve avaliar o desenho de um controle e verifica se ele é capaz de impedir ou detectar e também corrigir distorções relevantes. Um controle planejado inadequadamente pode representar uma deficiência significativa no controle interno. Na implementação dos controles relevantes pode-se incluir indagações junto ao pessoal da entidade; observação da aplicação de controles específicos; inspeção de documentos e relatórios; e acompanhamento das transações por meio de sistema de informação relevante para as demonstrações contábeis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com