TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL 6ª SEMESTRE

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.997 Palavras (8 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4

2.1 Contabilidade Aplicada Ao setor Publico................................................................4

2.2 Índice de Sustentabilidade Empresarial ................................................................6

2.3 Agronegócios..........................................................................................................7

3.0 CONCLUSÃO.......................................................................................................9

REFERÊNCIAS..........................................................................................................10

        

        



  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade pode ser aplicada a todos as atividades e possui varias ramificações o que a torna uma matéria muito interessante e importante no cotidiano das organizações, a pesquisa a seguir é relacionada a algumas atividades especificas em que a contabilidade é praticada.

A contabilidade aplicada ao setor publico é bem diferente da comum as empresas privadas, tendo detalhes específicos para esclarecimentos de contas, tanto de direito do próprio estado como da comunidade em geral, com o intuito de minimizar as falhas existentes e promover a satisfação dos cidadãos.

Sustentabilidade é assunto cadê vez mais presente não organizações que visam alem de lucros tangíveis lucros intangíveis e que proporcionem a empresa uma imagem de responsabilidade com o meio ambiente atraindo clientes e fornecedores.

Outra área que esta em grande expansão e a contabilidade também esta ganhando espaço é a agricultura, com as grandes produções é necessário que se tenha a contabilidade como principal aliada para um melhor controle acompanhamento e desenvolvimento do negocio.


  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 Contabilidade Aplicada ao Setor Publico

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), ou Lei Complementar nº 101, é o principal instrumento regulador das contas públicas no Brasil, estabelecendo metas, limites e condições para gestão das Receitas e das Despesas e obrigando os governantes a assumirem compromissos com a arrecadação e gastos públicos.

A LRF contém o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO). As informações contidas nesses documentos, além de determinar parâmetros e metas para a administração pública, permitem avaliar com profundidade a gestão fiscal do Executivo e do Legislativo. Publicada no dia 04 de maio de 2000, a LRF regulamenta o artigo 163 da Constituição.

A Lei de Responsabilidade Fiscal trouxe para os municípios uma importante contribuição para o ajuste fiscal, reforçando o seu potencial tributário, fazendo com que os governantes desenvolvessem uma política tributária responsável e, cobrando, efetivamente, todos os tributos que são de sua competência.

Uma administração transparente e democrática deve mostrar o que fazer e de onde vai tirar os seus recursos, para que possa contar com a confiança da população, que pagará os seus tributos de uma maneira mais consciente e motivada.

A LRF possui quatro pilares básico sendo eles planejamento: que é realizado por intermédio de mecanismos como o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelecem metas para garantir uma eficaz administração dos gastos públicos, a transparência deve ser ampla e ter uma diversificada divulgação dos relatórios nos meios de comunicação, inclusive internet, para que todos tenham oportunidade de acompanhar como é aplicado o dinheiro público, o controle que é aprimorado para fornecer aos cidadãos maior transparência e qualidade das informações, exigindo uma ação fiscalizadora mais efetiva e contínua dos Tribunais de Contas e por fim a responsabilização que são sanções que os responsáveis sofrem pelo mau uso dos recursos públicos. Essas sanções estão previstas na legislação que trata dos crimes de responsabilidade fiscal (Lei 10.028, de 19 de outubro de 2000).

O objetivo principal da LRF é a melhora na responsabilidade da gestão fiscal dos recursos públicos, a partir desta lei todos os governantes passam a se responsabilizar pelo orçamento e pelas metas que possibilitem prevenir riscos e corrigir desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, reforçando os alicerces do desenvolvimento econômico sustentado, sem inflação para financiar o descontrole de gastos do setor público, sem endividamento excessivo e sem a criação de artifícios para cobrir os buracos de uma má gestão fiscal.

Para que o controle dessas ações seja ainda mais rigoroso contra a corrupção a LRF estabeleceu a obrigatoriedade dos Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária RREO, esse relatório dá amplas informações ao Executivo, Legislativo e à sociedade sobre a execução orçamentária e sua previsão. Dentre os demonstrativos da RREO, podemos destacar o da Receita Corrente Líquida (RCL) por ser à base de cálculo para os Relatórios de Gestão Fiscal. Conforme previsto na LRF, deverá ser elaborado e publicado até 30 dias após o final de cada bimestre.

O RREO será elaborado e publicado pelo Poder Executivo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, deverá ser assinada pelo Chefe do Poder Executivo que estiver no exercício do mandato na data da publicação do relatório, ou por pessoa a quem ele tenha legalmente delegado essa competência, qualquer dos dois deve fazê-lo em conjunto com o profissional de contabilidade responsável pela elaboração do relatório.

Os demonstrativos do RREO, listados a seguir, deverão ser elaborados e publicados até trinta dias após o encerramento do bimestre de referência, durante o exercício.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (153.7 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com