TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE MELHORIA EXERCÍCIO PRATICO1

Por:   •  15/5/2016  •  Resenha  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS 

 

FERNANDO DE BRITO TOLEDO 

GUSTAVO REZENDE BORGES 

WILLIAM CARLOS COSTA 

 

 

 

 

 

 

ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES 

 

PROPOSTA DE MELHORIA EXERCICIO PRATICO: “ INDUSTRIALIZAÇÃO BLOCOS DE PAPEL -  FORMATO LIVRETO”

O Exercício consistia na participação e observação dos alunos, na simulação das etapas produtivas durante a confecção de um bloco de papel, de acordo com o a ficha modelo contendo as especificações técnicas e dados planejados pelo Controle de produção.

Abaixo segue fluxograma das etapas que envolvem todo o processo produtivo, desde o conhecimento da necessidade do produto por parte do cliente, passando pela etapa de planejamento e controle, separação do material necessário para industrialização, inicio e desenvolvimento da produção,  finalmente ao ser concluído, o produto final ficará no setor de expedição, para que o departamento logístico faça a entrega ao cliente e ou solicitante.

 

Durante a prática, os alunos puderam vivenciar mesmo que minimamente os procedimentos usuais na indústria para a confecção dos blocos de papeis, de acordo com a ordem de serviço programada pelo planejamento e sob medidas técnicas bem precisas.

Cada etapa foi devidamente etiquetada e distribuída pela sala, de forma que os demais alunos não envolvidos no processo fabril observassem e tomassem notas, criando o passo a passo da fabricação do produto, em forma linear, alternando os papeis, entre executores e observadores.

Mapear o passo a passo, entender qual a finalidade de cada etapa, constatar se o produto foi executado de acordo com a ordem de serviço especificada, avaliar a qualidade do material usado e se a qualidade do produto final é aderente ao padrão de excelência almejado.

Atualmente as empresas do ramo fabril vêm adotando sistemas de gestão da qualidade para melhorar seu desempenho interno e garantir a qualidade de produtos e serviços que oferecem a fim de se manterem no mercado competitivo, desde a micro até a grande empresa. Porem encontra-se dificuldade no gerenciamento desse sistema, impossibilitando o uso correto, causando ineficiência e baixa eficácia na solução dos problemas com perda de matéria prima, baixa qualidade do material usado, tempo ocioso entre as etapas de produção, evidenciando uma má gestão do tempo planejado, onerando o custo do produto.

Faz se necessário um estudo e diagnostico a fim de elucidar as falhas no projeto, identificando as não conformidades e propor uma demanda por melhoria continua. A otimização do espaço e do tempo ocioso entre uma etapa e outra foi considerado o entrave de maior impacto nesse experimento.

Novamente reafirmamos que o planejamento minucioso deve ser prioridade, de tal forma, o tempo gasto em cada etapa, totalizando um ganho de produtividade em menor tempo possível, a fim de concluir a produção no tempo hábil da entrega sem atrasos e perdas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (133.8 Kb)   docx (174.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com