TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper – Instruções para Formatar o Paper

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  23.345 Visualizações

Página 1 de 6

Paper – Instruções para formatar o paper

O paper apresenta o formato gráfico de uma artigo científico.

Contudo você não deve se preocupar somente com a questão gráfica. É esperado que você expresse com clareza e objetividade sua capacidade de síntese. É um pequeno estudo, porém sem deixar de ser analítico e completo.

Geralmente o paper apresenta de seis a doze páginas.

O paper é composto pelos seguintes elementos obrigatórios, nessa ordem:

  • Cabeçalho;
  • Resumo;
  • Palavras-chave;
  • Introdução;
  • Desenvolvimento;
  • Considerações Finais;
  • Referências.

Ao formatar o paper você aprende o que é exigido, com poucas variações, pelas revistas especializadas em divulgar resultados de pesquisas.

Sempre guarde uma cópia pois ela servirá de base de formatação para o próximo semestre.

Orientações Gerais

- Primeiramente vou relatar orientações gerais de formatação, ou seja, elas valem para todo o documento do  paper:

a) Tipo e tamanho de fonte: Times New Roman, 12. Exceto: nas citações longas, na paginação, nas legendas e fontes das ilustrações e das tabelas, que devem ser em tamanho menor e uniforme.

b) Papel A-4.

c) Espacejamento:

- 1,5 entrelinhas para parágrafos do texto (exceto no resumo, onde você deve usar espaço simples)

- Simples: no cabeçalho, nas citações longas, nas notas de rodapé, nas legendas de quadros, nas tabelas, nas ilustrações, nas referências.

d) Margens: todas (direita, esquerda, superior e inferior) 2 cm.

e) Numeração de páginas: no canto superior direito, na área do cabeçalho. A primeira folha é contada, mas não recebe numeração, ok? Assim, apenas a partir da segunda página é que você verá a numeração.

f) Alinhamento horizontal: justificado, exceto no Cabeçalho onde deve ser centralizado e nas Referências que devem ser alinhadas à esquerda.

g) Os Títulos das seções devem estar com todas as letras maiúsculas e alinhados à esquerda. Da Introdução até Consideração Finais devem estar numerados. Não use ponto separando a numeração do título.  Por exemplo:

RESUMO

1 INTRODUÇÃO

2 MERCADO COMPETITIVO

2.1 PRODUTO

2.2 PREÇO

3 A CONSTRUÇÃO DA MARCA

3.1 PROMOÇÃO

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS

Orientações específicas para cada elemento do paper:

  1. Cabeçalho: Todo o cabeçalho deve estar com espaço = SIMPLES (parágrafo -> espacejamento entre-linhas -> simples).

O CABEÇALHO É IGUAL AO QUE VOCÊ FEZ PARA O PLANO DE DESENVOLVIMENTO – PD. MAS É NECESSÁRIO ATUALIZAR A DATA DE ENTREGA.

Elementos do cabeçalho

a) Título: normalmente já é indicado pela Uniasselvi, por exemplo: FOLHA DE PAGAMENTO E CONABILIZAÇÃO. Caso o grupo decida criar outro título saiba que deve ser claro e preciso, a fim de identificar o conteúdo do paper. Lembre: o título é o primeiro contato que o leitor terá com o seu trabalho, portanto escolha-o com cuidado. Apesar da sugestão de se elaborar títulos curtos, estes não devem suscitar ambiguidades, explicitando ao leitor o assunto e a intenção do trabalho. Formato: centralizado, todas as letras em maiúscula, tamanho da fonte 20, em negrito.

b) Subtítulo: trata-se de um elemento OPCIONAL. Formato: centralizado, letras em maiúscula e minúscula, tamanho da fonte 16, em negrito.

c) Nome do(s) autor(es) e do Professor-Tutor: deixar duas linhas em branco após o título e subtítulo (se houver) e insira o nome e sobrenome dos alunos EM ORDEM ALFABÉTICA. Logo após inserir o nome completo do Professor-Tutor (ex.: Maria Madalena Michels). Formato: centralizado, letras em maiúscula e minúscula, tamanho da fonte 12, em negrito.

d) Instituição, curso/habilitação e disciplina: inseridos logo após a indicação de autoria (não deixar linha em branco). Para instituição, digite: Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI. Na linha abaixo, especifique o curso/modalidade e o código (entre parênteses) da. A última informação, separada por hífen dos dados anteriores, é a disciplina turma – exemplo: ‘Bacharelado Ciências Contábeis (CTB0270) – Seminário Interdisciplinar XXX’. Formato: centralizado, letras em maiúscula e minúscula, tamanho da fonte 12, NÃO utilizar negrito.

e) Data: é a data a entrega, é inserida na última linha do cabeçalho, no formato dd/mm/aaaa. Formato: centralizado, letras em maiúscula e minúscula, tamanho da fonte 12, NÃO utilizar negrito.

  1. Resumo: letra tamanho 12 e em itálico, espacejamento simples. Não é numerado. A redação deve ser concisa, em um único parágrafo e deve destacar os pontos mais relevantes do trabalho, possibilitando ao leitor a escolha ou não de ler o artigo na íntegra. Daí a necessidade de o resumo ser o mais completo possível, contudo é necessário ficar atento (a) ao limite de linhas permitido para essa parte do cabeçalho: no máximo 15 linhas ou 150 palavras.

DICA: FAÇA PRIMEIRO A PARTE DO DESENVOLVIMENTO, ASSIM FICARÁ MAIS FÁCIL FAZER O RESUMO JÁ COM BASE NA PESQUISA FEITA.

  1. Palavras-chave: vêm abaixo do resumo separadas por duas linhas em branco, letra tamanho 12, não numerar. Escolha três palavras ou expressões que apresentam o assunto abordado. Devem estar separadas umas das outras por ponto. Todas iniciam com letra maiúscula.

  1. Introdução: Letra 12 e espacejamento 1,5. A numeração das seções começa na introdução com o número 1. Use a palavra INTRODUÇÃO como título.

Na introdução, devem ser contemplados: delimitação do assunto (a pesquisa é sobre...), objetivo (s) de fazer a pesquisa (o que se quer descobrir – veja o que foi definido no Plano de Desenvolvimento). O último parágrafo da introdução deve mostrar para o leitor a estrutura do Paper (por exemplo: Inicialmente se abordará... Na sequência... ou Primeiramente... Num segundo momento...). Ao ler esse último parágrafo, o leitor tem a sensação de encontrar ali uma espécie de sumário e pode ir direto para a seção que lhe for mais interessante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (171.8 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com