TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica

Por:   •  12/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Neste relatório será analisado o artigo “O Planejamento Estratégico dentro do Conceito de Administração Estratégica” de Hernan E. Contreras Alday, onde o principal assunto abordado é o planejamento estratégico nas organizações, dentro do conceito de administração estratégica.

O planejamento estratégico visa fornecer para uma empresa medidas a serem tomadas, de forma inteligente, para enfrentar ameaças ou aproveitar oportunidades, antes “invisíveis” ao gestor. Segundo o artigo, hoje em dia há um grande número de empresas (pequenas, médias, grandes, sem fins lucrativos...), distribuidoras, bancos, entre outros, que utilizam a abordagem estratégica como forma de manusear seus interesses a favor do foco e do rumo a ser tomado; Sabendo disso, a partir da implementação do planejamento estratégico, ambientes que antes eram de um jeito, podem mudar em favor do desenvolvimento adquirido, como por exemplo o ambiente econômico, social, tecnológico e o político da organização. Porém, apesar de haver muitas empresas que utilizam o planejamento estratégico em sua gestão, grande parte delas não sabem exatamente como manusear essa ferramenta; Um erro muito comum dentre essas empresas é confundir “planejamento estratégico” com “planejamento a longo prazo”, sendo o primeiro uma ferramenta muito mais flexível (e focada nas medidas mais relevantes para o administrador) que o segundo.

Ao decorrer do artigo, é abordado a importância tanto do planejamento estratégico quanto da projeção futura para o sucesso de uma empresa. O planejamento estratégico se resume em um conjunto de ações voltadas para o crescimento e desenvolvimento da empresa, buscando resultados muito bem definidos. A projeção futura é utilizada em meio a mercados competitivos e globais, necessitando de um processo de raciocínio que seja explorador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com