TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Tributário empresas de informatica

Por:   •  26/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE SANTA MARCELINA – FASM

Planejamento Tributário das empresas de serviços na área de informática

Adilson Pereira dos Santos

Graduando do curso Ciências Contábeis da FASM

E-mail: adilsoncontadorr@yahoo.com

Saulo Rocha

Professor  Mestre. Docente do curso de Ciências Contábeis da FASM

E-mail: saulo.etec@gmail.com

Enivalda Alves da Silva Pina

Prof.ª Mestre. Docente do curso de Ciências Contábeis da FASM

E-mail: prof. eni.pina@uol.com.br

 

Resumo

Este trabalho teve como objetivo fazer um estudo sobre planejamento tributário das empresas de serviços na área de informática. A elisão fiscal é a redução da carga tributária de uma empresa desse modo foi o Norte para customização tributária. Em virtude disso analisamos e comparamos todas as formas comparativas sobre tributação do lucro, mas a tributação que viabilizou no atual senário foi à tributação pelo Simples Nacional em confronto com os demais regimes tributários (Lucro Presumido e Lucro Real). Sabe-se que a elevada carga tributária vem desmotivando a operacionalidade das empresas de pequeno e médio porte. Atualmente o planejamento tributário é uma alternativa de redução dos impostos de forma licita para as empresas, por isso a necessidade de planejar de maneira correta os tributos, tanto para diminuir as despesas quanto para suprir a continuidade da empresa atendendo a legislação no país. Através do planejamento feito na empresa, constatou-se que a melhor opção é pelo Simples Nacional. A metodologia aplicada foi classificada em: qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso, sendo os dados coletados através de peças contábeis extraídas da realidade da empresa.

Palavras-chaves: Planejamento Tributário das empresas de serviços na área de informática.

 1 INTRODUÇÃO

O planejamento tributário, traz ao profissional amplo conhecimento na legislação tributária e a consultoria tributária é um setor que vem crescendo internacionalmente devido a complexidade da legislação em nosso pais e também a  harmonização contábil que é exigível nas empresas e organizações.

O gestor e o profissional contábil têm como objetivo a geração de lucro com maior eficiência.

O profissional contábil auxilia o gestor na empresa, mostrando maneiras para que os resultados sejam positivos, desse modo dando uma visão e reduzindo seus custos e despesas, preparando o empresário e a empresa para que possam competir no mercado com ética, enfrentando burocracia e os processos contábil e fiscal. A importância de minimizar os gastos com os tributos. Por tributo, entende-se “toda prestação pecuniária compulsória em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada” – art. 3º do Código Tributário Nacional - CTN. Dentre os tributos mais expressivos destaca-se o imposto de renda das pessoas jurídicas. Hoje, dependendo da expansão e faturamento da empresa, se pode definir por tributar seus lucros conforme as possibilidades: Lucro Real, Lucro Presumido, Lucro Arbitrado e Simples Nacional, e com base em uma dessas metodologias é feito o cálculo de Imposto de Renda Pessoa Jurídica e da Contribuição sobre o Lucro Líquido.

 O lucro arbitrado não vai ser discutido na realização do trabalho devido à empresa ter suas demonstrações financeiras elaboradas conforme a legislação fiscal e, portanto, não se trata de uma possibilidade real ficando até inviável sua aplicabilidade, até porque sua tributação será pelo Simples Nacional conforme LC 123/2006. O planejamento tributário é importante para efeito da elisão, ou seja, a limitação da carga tributária legalmente, uma vez que muitas empresas acabam cometendo a sonegação fiscal, chamada de evasão fiscal, onde desobedecem às definições legais para carga tributária diminuir. Atualmente as empresas sofrem com a competitividade que vem aumentando a cada dia e por isso a redução de seus gastos é de grande importância, portanto leva-se em consideração de quanto é válido para sua gerência o planejamento tributário. Através desta proposta de trabalho foi realizado o planejamento tributário para empresas de prestação de serviços na manutenção de equipamentos para informática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (95.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com