TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que Marketing e Logística apresentam uma dependência mútua?

Por:   •  8/2/2019  •  Dissertação  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 2

1) Por que Marketing e Logística apresentam uma dependência mútua?

 

Marketing e logística; uma integração necessária para o planejamento estratégico de empresas que atuam  no segmento do varejo. È importante a conexão entre os dois departamentos para o planejamento estratégico das empresas no ramo varejista e a importância da integração destes setores para elaboração de estratégias organizacionais. Nesse sentido é importante disseminar a ideia que todos os setores da organização precisam agir em conjunto. Para Las Casas(2010), o Marketing surge em função das necessidades e desejos dos indivíduos, constituindo -se assim um conjunto de ações que auxiliam as organizações na obtenção de seus resultados. Pinto (1980), ressalva que é importante pensar que as ações de marketing se constituem para mercados, e esses são constituídos de indivíduos. Dessa forma, a logística torna-se fundamental para as estratégias de marketing. Exemplo : não adianta comprar 30 caminhões,investir dinheiro, sendo que a região em que você irá operar é um lugar com pouca demanda, um lugar limitado.  Também a criação de um produto novo; desse modo eu  faço uma divulgação imensa desse produto no rádio, na televisão; porém na hora de distribuir eu não tenho a demanda necessária, com frota, planejamento insuficiente,assim, gastando milhões em marketing sendo que minha logística é insuficiente. Outro exemplo: prometer um produto para entregar la na Amazônia em 2 dias, sendo que isso será impossível de cumprir. Ou seja, tem que existir essa relação, essa gestão.

Foi realizado na rede de Bomboniere Casa do Biscoito, composta de 122 lojas. A entrevista foi realizada com o proprietário de uma das lojas situadas na cidade de Cataguases-MG. O estudo se justifica devido as atuais conjunturas do mercado , nesse sentido é importante disseminar a ideia de que todos os setores da organização precisam atuar em conjunto.

Análise de resultados : As empresas contam com um setor de marketing responsável for fazer o calendário de promoções e atuar nos meios de divulgação : campos de futebol, sacolas, fachadas, campanhas de tv e rádio. 

Concluindo :  Os setores estão interligados, mesmo que inconscientemente. Os nomes de logística e cadeia de
suprimento não constituem apenas modas terminológicas, mas encerram conceitos inovadores de integração de funções e interligação
entre empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (63.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com