TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio 5º semestre - Contabilidade no mercado financeiro

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.020 Palavras (13 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3]


  1. INTRODUÇÃO

A contabilidade de custo é importante para a gestão industrial da empresa. A área contábil precisa atender as necessidades e buscar pela capacitação profissional que esteja à altura de seu público a ser atendido, para a aplicação das normas contábeis a contabilidade internacional, criando um sistema de evolutivo em que a Contabilidade possa evidenciar suas informações, e seguir às regras, nacionais e internacionais, com inovações para a gestão das empresas.

Neste trabalho serão apresentados a realidade da indústria brasileira, a importância da contabilidade e os relatórios obrigatórios, segundo as normas do Conselho Federal de Contabilidade.

Ainda serão abordados as formas usuais de formação de preço, e o modo que a realidade do mercado pode afetar na precificação adotada por uma empresa, sempre considerando os custos envolvidos.

Também serão apresentados como o gestor industrial atua no mercado financeiro e de que forma sua participação é vital ao sucesso da organização no mercado em que está inserida.

Por fim, a importância que, a forma de gerir os custos pode influenciar no crescimento de uma empresa.


  1. A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA
  1. SETOR INDUSTRIAL NA ATUALIDADE

Segundo o mercado financeiro, a produção industrial terá uma retração de 2,15% no ano de 2015, o que evidencia a continuidade da queda que se iniciou em meados de 2014 e permanecerá no ano atual.

Na realidade brasileira, os ajustes fiscais propostos pelo Governo Federal afetam diretamente a produção industrial que produz bens para que o País possa crescer. Aliado a isso, estão os ajustes nos custos básicos, como energia elétrica, e de mão-de-obra direta.

As indústrias têm buscado meios para controlar e gerenciar seus custos de produção, a fim de que não a queda na produção industrial não as torne menos eficiente em suas operações. Diante disso, é fato que muitas indústrias utilizam instrumentos que sejam capazes de dar a volta por cima na crise econômica que o País (e o mundo) atravessa.

A baixa projeção do PIB (Produto Interno Bruto), aliados à inflação acima da média, além do déficit e os ajustes no caixa do Governo e altas taxas de juros preocupam as Indústrias que dependem de exportações para que se possam maximizar os lucros.

Ainda, segundo o IEDI (Instituto de Estudos para Desenvolvimento Industrial), os preços relativos à indústria vêm, desde 2004, “comendo poeira” na corrida com o setor de serviços, que é peça primordial da resistência da inflação e a razão da competitividade ser ainda insuficiente diante da depreciação cambial, ou seja, alta do dólar que ocasiona em desvalorização do Real.

  1. A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GERAÇÃO DE VALOR PARA AS INDÚSTRIAS

A Contabilidade é importante para o bom andamento e o sucesso de uma empresa, porém, muitas vezes é vista como uma forma de “cumprir a lei”, sem que tenha o enfoque nas decisões gerenciais do negócio em que se está inserido.

As empresas, no desenvolvimento de suas atividades, necessitam gerenciar seus gastos, de modo a organizar o tipo de gasto que ocorre em cada processo, seja na atividade-fim ou nas atividades secundárias. No caso das indústrias, a atividade principal é a produção de algum produto e seus gastos são denominados custos. Por outro lado, os demais gastos, ocorridos nas demais atividades, são chamados de despesas.

Assim, é importante se conhecer a Contabilidade de Custos que compreende a análise dos gastos que ocorrem na atividade-fim de uma empresa, ou seja, na produção de produtos, no caso das indústrias.

Segundo Proença (2014) os custos refere-se aos gastos necessários para a elaboração de produtos, tais como mão de obra, energia elétrica, aluguel da fábrica entre outros. Desta forma, a Contabilidade de Custos é necessária para o custo dos produtos produzidos, sendo a sua finalidade principal, a determinação dos custos dos produtos que eram produzidos pelas fábricas. Entretanto, com a evolução das indústrias, a Contabilidade de Custos passou a ser útil como ferramenta de gestão empresarial, sendo uma das principais fornecedoras de informação para a tomada de decisões do gestor industrial.

Segundo Nogueira (2014, apud Martins, 2003, p. 65), o departamento é a unidade mínima da Contabilidade de Custos sendo representada por pessoas e máquinas na maioria dos casos e que desenvolvem atividades homogêneas. Assim, são exemplos de departamentos a montagem, acabamento, embalagem, produção entre outros. A Contabilidade de Custos é focada nas atividades do departamento de Produção.

Alguns gastos compõem a formação dos custos dos produtos, dentre os quais se podem exemplificar os salários dos empregados da produção, aluguel da fábrica, energia elétrica da fábrica, além da matéria-prima, máquinas e equipamentos, entre outros gastos.

Por outro lado, as despesas são gastos que ocorrem em atividades que suportam o departamento de produção e são chamadas despesas. Nisso incluem-se, por exemplo, salários dos empregados do departamento de vendas, material de escritório entre outros.

Portanto, a Contabilidade em papel fundamental na mensuração dos gastos ocorridos na produção dos produtos. Através de suas análises existem as formas de criação de valor, que pode ser realizada pela adoção de práticas racionais, com o uso de ferramentas contábeis, as quais possibilitam mensurar a movimentação financeira, compreendendo o desde planejamento de produção até a etapa final dos produtos.

  1. DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS

Segundo o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná e com o processo de convergência as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), foram editadas inúmeras normativas técnicas que tratam de assuntos da área contábil. Com relação às demonstrações contábeis são obrigatórios os documentos abaixo, conforme Resolução do Conselho Federal de Contabilidade.

  1. Balanço patrimonial ao final do período;
  2. Demonstração do resultado do período;
  3. Demonstração do resultado abrangente do período;
  4. Demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;
  5. Demonstração dos fluxos de caixa do período;
  6. Demonstração do valor adicionado do período, conforme NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente;
  7. Notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias;
  8. Balanço patrimonial no início do período mais antigo comparativamente apresentado quando a entidade aplica uma política contábil retrospectivamente ou procede à reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou ainda quando procede à reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis.

  1. DIREITO EMPRESARIAL
  1. PRINCIPAIS TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA CONTABILIDADE DE CUSTOS E INDUSTRIAL COMO BASE PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS DUAS CONTABILIDADES

A Contabilidade de Custos é focada na classificação dos gastos de uma empresa, enquanto a Contabilidade Industrial foca na análise desses gastos, através de demonstrações dos custos e despesas ocorridos na indústria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com