TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Comportamento Organizacional

Por:   •  3/3/2020  •  Resenha  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 4

Ciências Contábeis

Portfólio...

 

Deve-se realizar uma pesquisa e redigir um trabalho acadêmico sobre estilos de liderança, bem como os conceitos mínimos a serem abordados, quais sejam: Características do líder, estilos de lideranças autocráticas, estilos democráticos, estilos de liderança liberal e a liderança contingencial.

 

Trabalho acadêmico.

       A liderança trata-se da pessoa que comanda um grupo, é aquele que estar na frente liderando outras pessoas, atraindo seguidores e influenciando de modo positivo a postura, o comportamento e o modo de pensar de seus seguidores. Todo líder tem a função de unir todos os membros compostos do grupo, para que todos juntos possam buscar e alcançar seus objetivos. Um verdadeiro líder nada mais é que a pessoa em que de forma natural se mostra através de comportamentos e atitudes a personalidade de um verdadeiro líder.

      Um grande líder tem muitas características umas delas é a inclusão, pois todos fazem parte da equipe, quando se trabalha em grupo todos se esforçam para alcançar as metas juntos, portanto deve-se sempre referisse a todas como uma equipe. Outra característica de um líder é saber extrair o melhor de cada membro de sua equipe, sempre motivando os mesmos a nunca desistirem e lutarem cada vez mais alcançarem suas metas profissionais, ele tem que ser capaz de desenvolver e evoluir o melhor de cada um do grupo como pessoa e profissional. Assim como os integrantes da equipe o líder também participa do trabalho, ele compreende que também faz parte da equipe assim como os outros membros, portanto colabora no trabalho como qualquer outro membro. Outra grande característica de um verdadeiro líder é aquele que assume a culpa caso haja um erro, os melhores lideres assumem a culpa do erro da equipe e não julgam ninguém, pois todos têm que esta em união mesmo em momentos ruins, estando sempre motivando uns nos outros e aprendendo através dos erros para continuarem ser esforçando e desenvolvendo um melhor trabalho. Para uma grande liderança deve existir o planejamento e metas de crescimento em longo prazo, suas decisões devem se pensadas em longo prazo. É de estrema importância que os líderes transmitem honestidade, todo líder precisa ser admirado, ser respeitado por seus seguidores, para isso eles devem ter um excelente comportamento e principalmente devem ser uma grande referencia por seus valores e ética, passando aos seus seguidores um grande exemplo a ser seguido.  Também é importante ressaltar que um líder precisa saber criar um ambiente agradável para se trabalhar, deve-se ter um bom senso de humor para estimular um resultado positivo da equipe no ambiente de trabalho.

        A liderança autocrática é aquele em que os membros da equipe têm pouca ou nenhuma participação na tomada de decisão, apenas o líder de modo individual é responsável pela tomada de decisão, métodos e os procedimentos de trabalho. Tal método de liderança pode trazer muitas vantagens como: o raciocínio rápido e processual, a tomada de decisões rápidas, melhor desempenho em equipes inexperientes ou com pouca qualificação, por essas vantagens e muitas outras este estilo de liderança é muito utilizado, pois traz grandes benefícios utilizados nas situações e momentos certos. Entretanto o estilo de liderança autocrática também traz algumas desvantagens como: a criação de ressentimento e conflito dentro da equipe, a desvalorização das habilidades e conhecimentos dos membros do grupo, o menor desenvolvimento organizacional assim como também prejudica a criatividade e a inovação de todos os membros do grupo. Portanto, o estilo de liderança autocrática é essência quando se sabe usá-lo da maneira correta, nunca se esquecendo da opinião dos demais membros do grupo.

        A liderança democrática trata-se daquela em que o líder envolve todos os seus colaboradores em todos ou em quase todos os planos, procedimentos e metas empresariais, colaborando com a produtividade e desenvolvimento de todos. Portanto, este meio de liderança permite ao líder dividir as responsabilidades com todos da equipe, para as tomadas de decisões em conjunto. O líder precisa saber dividir as tarefas com os demais membros, alem de ouvir a opinião de todos.

       A liderança liberal é definida pela ausência da influência direta do líder, ela deixa que sua equipe tenha total liberdade para a tomada de decisão. Este método de liderança permite que os colaboradores atuem de modo direto no desenvolvimento da empresa, permitindo que possam desenvolver e opinar nas tomadas de decisões. Entre muitas vantagens da liderança liberal podemos destacar a contribuição com o aumento da eficiência dos colaboradores e também permite que os profissionais desenvolvam habilidades e sejam capazes de trabalhar por conta própria. Entretanto este tipo de liderança não é recomendado quando, os colaboradores não possuem conhecimento e experiências para colocar em pratica as atividades, existem momentos como este em que a liderança liberal não é ideal.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (99.7 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com