TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio de Realizações – Estágio Supervisionado

Por:   •  30/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  919 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL

DEPTO. DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRATIVAS – DCCA

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Portfólio de Realizações – Estágio Supervisionado

Caio Philip de Oliveira

Teresina – PI

Novembro/2018

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        

2. DESENVOLVIMENTO        

3. CONCLUSÃO        

4. ANEXOS        

5. REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

A cada dia surgem problemas diferentes para as empresas, principalmente em um ambiente de crise, torna-se indispensável um maior controle das atividades. Dentro desse contexto, cresce de forma exponencial a importância do contador, não só como um mero profissional que é responsável por apurar os impostos, mas como alguém que possa realmente fornecer informações, que auxiliam a empresa como um todo no processo de tomada de decisão.

O estágio supervisionado tem como principal função integrar o aluno ao mercado de trabalho, fazendo uma ligação entre os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula e a prática no ambiente de trabalho. Nesse contexto, iremos observar como o processo de aprendizagem em sala de aula tem uma forte influência nos conhecimentos praticados dentro da empresa.

2. DESENVOLVIMENTO

O presente relatório especifica as atividades realizadas durante o período de estágio supervisionado obrigatório, que teve carga horária total de 120 horas, iniciado no dia 13/08/2018 e encerrado no dia 12/10/2018, sendo cumprido no horário de 08h às 14h de segunda a sexta-feira.

A empresa MARGRAN – Indústria e Comércio de Mármore e Granito Ltda., situada na Avenida Universitária 177, bairro Ininga, foi a unidade concedente do estágio. A empresa atua no mercado de venda de mármores e granitos desde 1976 e tem como sócio majoritário o Sr. David Filho. Possui uma ampla variedade de produtos para satisfazer as necessidades dos seus clientes, uma ótima localização e estrutura física, atuando principalmente nos mercados do Piauí e Maranhão.

O estágio foi realizado no departamento financeiro da empresa, o qual é responsável pela administração de todos os seus recursos financeiros.

As principais atividades desenvolvidas foram as seguintes:

  1. Arquivamento e organização de documentos;
  2. Auxílio no planejamento orçamentário da empresa;
  3. Elaboração de planilhas, gráficos e relatórios;
  4. Auxílio na elaboração da folha de pagamento da empresa;
  5. Conciliação bancária.

O arquivamento e organização de documentos são de suma importância para a empresa, pois os documentos devem ser guardados de forma padronizada para sua fácil localização. Notas fiscais de entrada e saída, guias de impostos, documentos dos colaboradores eram guardados de forma organizada para seu uso quando necessário.

Uma empresa só se mantém no mercado hoje, se fizer um bom planejamento orçamentário. Ele envolve uma análise das alternativas de investimento que a empresa pode ter e auxilia de forma relevante na tomada de decisão, não podendo ser apenas uma simples estimativa, mas deve traçar as metas vislumbradas pelos gestores para a empresa. Para Welsch(1996, p.62) “a preparação de orçamentos e planos de resultados a curto e longo prazos requer a avaliação de uma grande variedade de alternativas relevantes e escolhas provisórias”. Dessa forma, essa área é responsável por traçar as metas financeiras necessárias para poder expandir o seu negócio e também tentar reduzir ao máximo os custos envolvidos na produção e venda dos produtos.  

A elaboração de planilhas e gráficos foi o principal meio que o estagiário auxiliou nesse processo, fornecendo dados para a tomada de decisão. Foram elaboradas planilhas de cadastro de clientes, fluxo de caixa, controle de estoque.

A elaboração da folha de pagamento foi essencial para o desenvolvimento profissional. Por ser um trabalho complexo devido à legislação trabalhista, exigiu-se uma maior atenção, conhecendo de forma prática todos os impostos que a compõe.

 A conciliação bancária é o processo que consiste na comparação entre o extrato bancário com as informações de controle financeiro interno de uma empresa. Sempre com o auxilio do supervisor de campo, eram feitas essas atividades de controle, muito importante para verificar erros e a veracidade das informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com