TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Gestão Financeira III

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA/UNIDERP

Curso Tecnológico em Gestão de Recursos Humanos[pic 1]

ERICK VOLGARINI

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Gestão Financeira_III

Ribeirão Preto – SP

Maio 2017[pic 2]

ERICK VOLGARINI

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior em Gestão Financeira_III

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina do Prointer III, no Curso Tecnológico em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera/Uniderp, sob a orientação da Prof.(a) Joziane Almeida.

Ribeirão Preto – SP

Maio 2017

 [pic 3]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..............................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO................................................................................................4

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .......................................................................9


[pic 4]

INTRODUÇÃO

 

Este trabalho tem o objetivo de avaliar a implantação de uma empresa que atue na área de reciclagem de produtos, analisando o impacto gerado pelas suas atividades, os aspectos econômicos que pode gerar para a sociedade, mais especificamente na região de atuação de suas atividades. Como pode atuar na geração de emprego e rendas, qual o seu papel na inclusão social de pessoas com baixa qualificação profissional, quais os benefícios que pode acarretar na vida e nas expectativas para um futuro melhor das pessoas com baixa qualificação profissional e os efeitos positivos que pode gerar ao meio ambiente, reduzindo a quantidade de lixo descartada e transformando em novos produtos o que seria descartado no ambiente e, de que maneira, pode influenciar positivamente as pessoas moradoras da região em entender a importância da coleta seletiva e destinação correta de cada material, como vidro, plástico, papel, alumínio, etc..


DESENVOLVIMENTO

Reciclagem de coprodutos

Reciclagem é o processo que busca transformar materiais usados e sem utilização em novos produtos, com nova destinação para o uso da sociedade, gerando impacto significativo na economia e preservação do meio ambiente.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo. É uma das alternativas de tratamento de resíduos sólidos mais vantajosas, tanto do ponto de vista ambiental quanto social, tendo em vista que reduz o consumo de recursos naturais, poupa energia e água, diminui o volume de lixo e dá emprego a milhares de pessoas.

Coprodutos são os produtos de um processo de produção conjunta, cujo faturamento é considerado significativo para a empresa. São produtos gerados durante o processo produtivo, os quais são reutilizados e valorizados interna e externamente. Por exemplo, na indústria siderúrgica são utilizadas técnicas para melhorar o reaproveitamento e o valor desses coprodutos, para evitar que uma parcela seja depositada em aterros, virando lixo. Em média, para cada 1000 quilos de aço produzido, são gerados 700 quilos de resíduos sólidos que se não fossem reaproveitados, além de irem para o lixo, geraria um grande custo para a empresa, provavelmente inviabilizando a produção do aço. São nessas situações que entra o conceito de coprodutos que, na produção do aço, como citado, é gerado matéira-prima para a produção do cimento, produtos para a pavimentação de rodovias, além de resíduos portadores de ferro e carbono e outros. Dessa forma, os coprodutos são uma outra forma de renda considerável para as empresas, quando da fabricação de seus produtos principais, além da questão da sustentabilidade, algo que hoje em dia, cada vez, mais as empresas estão buscando, tendo em vista que, muitas vezes, os consumidores já preferem adquirir produtos de empresas que têm responsabilidade com o meio ambiente. Assim, uma grande parcela do resíduo gerado da atividade de produção do produto principal poderia ir diretamente para o descarte, aumentando a quantidade de lixo no mundo.

Inserção econômico-social das pessoas desempregadas que não tem qualificação profissional.

Ultimamente, estamos vivenciando uma grave crise econômica que assola o país e, de modo geral, todo o mundo. Com isso, podemos observar por meio de dados divulgados pelos institutos de pesquisa que o número de pessoas desempregadas em nosso país vem aumentando nos últimos anos.

Com o fechamento de postos de trabalho fica ainda mais difícil a inserção de pessoas com pouca ou nenhuma qualificação profissional.

Um dado muito preocupante é em relação aos jovens, uma vez que, não tendo oportunidade no mercado de trabalho, torna-se cada vez mais difícil a sua qualificação e posterior inserção. A inclusão econômico-social dessas pessoas é algo que ainda caminha à passos lentos no Brasil.

Uma das áreas em que essas pessoas conseguem um posto de trabalho de maneira formal, é nas empresas recicladoras de produtos. Dentro dessa perspectiva, a reciclagem se enquadra como uma prática inclusiva, já que está ajustada ao modelo de economia social solidária que visa a valorização do ser humano e não apenas o capital, contribuindo para a redução das desigualdades sociais, aumentando a auto-estima das pessoas que passar a ter projetos de vida, enxergando um futuro mais promissor.

Modelos de Cooperativas existentes no país

O cooperativismo nasceu entre trabalhadores ingleses que buscaram na cooperação solidária a solução para os problemas econômicos causados pela concentração do capital. Apoiados em teorias de pensadores e filósofos estabeleceram princípios norteadores, baseados no valores de auto-estima, auto-responsabilidade, igualdade e equidade.

No Brasil, as cooperativas são classificadas quanto ao tipo e ao ramo. Quanto ao tipo, se classificam em singular ou de 1º grau, central ou de federação ou de 2º grau e confederação ou de 3º grau, cooperativa popular ou de trabalho, de serviço ou de mão-de-obra, centralizada e descentralizada. Quanto ao ramo, são classificadas em: agropecuária, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte e turismo e lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (172.7 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com